LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bom para o planeta? Carne orgânica nem sempre ajuda a reduzir emissões do efeito-estufa, diz estudo

31 de dezembro de 2020 13

Na CES 2020 vimos a Impossible Foods mostrar como a carne tradicional poderia ser substituída por carne vegetal com diversos benefícios, incluindo a redução na emissão de gases. Focando nesse ponto, a criação de carne em laboratório ainda é bastante custosa e visando reduzir o impacto ambiental, pensava-se que a produção orgânica era o melhor caminho, mas um estudo publicado hoje mostra que isso pode não ser uma verdade absoluta.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, as emissões de gás da alimentação da pecuária orgânica são relativamente menores, pois fertilizante não é utilizado na produção da ração. Entretanto, os criadores precisam de mais animais para compensar a produção reduzida de carne, afinal cada boi ou vaca é menor nesse tipo de criação, dessa forma os resultados são praticamente iguais tanto na pecuária orgânica quanto na tradicional.


Detalhando um pouco mais, o estudo analisou diversas criações e, para a surpresa de todos, a criação de aves orgânicas gera mais emissões de gases do que a convencional, enquanto que a criação porcos orgânicos ainda é a melhor opção tanto para os animais quanto para o meio ambiente.

Vale lembrar que, embora a produção de carne seja menor na produção orgânica, os produtores ainda podem tirar grandes benefícios dele, como um valor maior na venda, embora a produção seja um pouco mais cara na maioria das vezes.

Além disso, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos ainda afirma que a emissão de gases do efeito estufa é muito mais alimentada por veículos (30%) e pela produção industrial, que corresponde a 22% do total emitido, enquanto que a agricultura é responsável por somente 10% do gás do efeito-estufa.

Por outro lado, vale lembrar que a crueldade na criação dos animais orgânicos é muito menor na maioria das vezes, além do fato que diversos aditivos não empregados nesses animais, garantindo mais segurança, um produto final mais natural, saudável e muitas vezes mais gostoso. Basta lembrar que o chamado "frango caipira" é conhecido por ser muito mais saboroso que o de granja.

Qual você prefere: carne orgânica ou tradicional?

Saiba mais


13

Comentários

Bom para o planeta? Carne orgânica nem sempre ajuda a reduzir emissões do efeito-estufa, diz estudo
  • Hummm essa conversinha me deu uma vontade de comer churrasco.... Picanha mal passada....

      • Frango caipira %uD83D%uDC14 tem a carne mais saborosa que o de granja, o único problema é que a carne e um pouco mais dura no caipira.

          • Frango caipira %uD83D%uDC14 tem a carne mais saborosa que o de granja, o único problema é que a carne e um pouco mais dura no caipira.

              • Nesse estudo não consta tbm a densidade nutricional muito maior na qualidade da carne "orgânica" (crianção apenas de consumo do pasto), menos inflamatória tanto pro animal vivo quanto para nosso consumo. E nao mostra tbm o quanto esses efeitos de gases não recicláveis a séculos pela natureza, sem dizer no quanto de pasto acaba sendo sempre renovado, criando umidade na terra, sempre fertilizada naturalmente e de convívio natural e sem agressão com a biodiversidade (insetos, cobras, roedores e outros animais Mendes) Ja que n existe agrotóxicos acabando com tudo isso.

                  • Nada tá bom.

                      • Fiquei confuso, se trata de carne orgânica ou vegetal? Pq a carne vegetal tem uma série de benefícios, não há morte de animais, é muito menos impacto ao meio ambiente, nada contra quem come carne, isso não torna ninguém melhor ou pior...

                          • série de benefícios = nenhum animal morre. já podemos jogar fora 3 bilhões de anos de evolução

                              • Na vdd a produção feita de carnes de vegetal é maléfica, pois é muita industrialização para de conseguir criar uma versão próxima da carne de vdd, sem dizer o gasto energético tbm pro mesmo. Fora que a biodisponibilidade (aproveitamento/absorção dos nutrientes) é 10x mais em carne in natura.

                                  • Meio ambiente? Carne vegetal? Preocupa-te com coisas mais importantes, meu caro. Esse tipo de questão não o levará a lugar algum.

                                      • Carne orgânica aqui é o animal ser criado sem ração, hormônio para crescer etc ..

                                        Existe tbm estudos que trabalham com carner artificial, tecido é feito em lab.
                                        Deve ser usando celulas tronco, suponho.

                                        • Comam %uD83D%uDC14.

                                          Gosto melhor que %uD83D%uDC2E.
                                          Tem mais proteinas e custa menos.

                                          Economia e mercado

                                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos