LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Bolsonaro suspende compra de seringas para vacinas e culpa indústria

06 de janeiro de 2021 180

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (6), que a compra de seringas para a vacinação contra a Covid-19 no país está suspensa até que “os preços voltem à normalidade”.

Ele ainda colocou a responsabilidade na indústria pelo fracasso do governo na aquisição, em publicações nas redes sociais. Bolsonaro chegou a publicar uma lista de países com percentuais de vacinados até esta terça-feira (5). No entanto, não colocou os dados dos países líderes em imunizaram das suas respectivas populações – entre eles, Emirados Árabes Unidos e Israel.

O chefe do Executivo brasileiro declarou que os estados e municípios já possuem estoque suficiente para a primeira fase de vacinação, ainda mais que a quantidade de imunizantes não é grande.

Em 29 de dezembro, o governo federal fez um pregão eletrônico para adquirir 331 milhões de seringas e agulhas. No entanto, somente houve lances válidos para 7,9 milhões. Com o fracasso, houve a requisição de estoques excedentes para a indústria nacional, com previsão de entrega de 30 milhões ainda em janeiro.


Governo zera alíquota para importação de seringas e agulhas

Se por um lado o governo falhou na compra dos produtos para a vacinação; por outro, o Ministério da Economia zerou, nesta quarta-feira (6), o Imposto de Importação para seringas e agulhas.

A suspensão da alíquota valerá até o dia 30 de junho de 2021, como uma resposta ao pedido do Ministério da Saúde. A pasta também barrou o direito antidumping que vigorada contra as importações brasileiras desse tipo de produto descartável com origem na China.

Desta maneira, a tendência é que os produtos comprados de fora do país cheguem a um preço menor que o praticado no mercado interno brasileiro.

Qual é a sua opinião sobre a fala de Bolsonaro e a suspensão da compra de seringas para a vacinação contra o novo coronavírus no Brasil? Participe conosco!


180

Comentários

Coronavírus: Bolsonaro suspende compra de seringas para vacinas e culpa indústria
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas