LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Roku Express aposta em catálogo recheado para deixar sua TV Smart | Análise / Review

11 de janeiro de 2021 16

Lançado no Brasil em setembro do ano passado, o Roku Express chegou para brigar em um mercado cada vez mais disputado: o de aparelhos que transformam sua TV antiga em smart.

Concorrendo com modelos como Mi TV Stick e Fire TV Stick Lite, o Roku Express tem algumas cartas na manga que podem fazer dele uma opção mais interessante, e chegou a hora de ver a fundo se isso realmente se confirma.

Será que a Roku consegue desbancar Xiaomi e Amazon? Hora de descobrir nessa análise completa do TudoCelular.com.

Unboxing

A caixa do Roku Express é bem completa, apesar de pequena. Dentro dela você encontra tudo o que precisa para já começar a usar o aparelho, incluindo:

  • Roku Express;
  • Cabo microUSB para alimentação;
  • HDMI para transmitir o conteúdo para a tela;
  • Controle;
  • Pilhas;
  • Fita dupla-face para prender o dispositivo;
  • Manuais.

Construção, instalação e conexões

O Roku Express é bem pequeno (3,81 x 1,91 x 7,62 cm e 31 gramas) e discreto, sendo menor que um cartão de crédito tradicional, apesar de mais gordinho. Ele é todo em plástico na cor preta, com acabamento em acrílico brilhante e o nome da Roku na parte superior.

Suas conexões ficam todas na parte traseira, sendo uma microUSB usada para alimentação, uma HDMI 1.4b e um botão de reset. Ele tem ainda Wi-Fi b/g/n, ou seja, não funciona com rede de 5 GHz, mas como ele só suporta resolução até Full HD isso acaba não fazendo falta.

A instalação do aparelho é bem intuitiva e rápida, bastando conectar os cabos na parte traseira e então ligá-los à TV. Ele será ligado automaticamente, o que é um ponto que falaremos mais à frente, e então aparecerá a tela de configurações iniciais.

Você terá que escolher o idioma desejado, conectar à rede Wi-Fi e esperar o processo de atualização de software ser concluído. Depois disso o aparelho irá detectar o tipo de tela em que está conectado para entregar uma imagem de acordo, sendo possível deixar que o processo aconteça automaticamente ou escolher de forma manual.

Basta então ativar seu Roku Express usando um computador ou celular, o que é feito acessando o link que aparece na tela e digitando o código de ativação do seu dispositivo. Com a ativação ele vai atualizar a lista de canais com as opções que você escolheu, já adicionando tudo à tela inicial para facilitar o acesso.

É então exibido um tutorial para te guiar pelo controle e pelo sistema, ensinando como escolher áudio e legendas, adicionar novos canais e configurar corretamente o dispositivo, e ao final dele você já pode usar o Roku Express.

Áudio e vídeo

O Roku Express é compatível com conteúdo em HD ou Full HD, conseguindo fazer upscaling de 720p para 1080p. No geral as imagens são muito boas e fluidas, mesmo em TVs menores 4K, o que é uma mão na roda para quem tem modelos que o sistema já foi abandonado ou que sequer possuem um sistema inteligente.

Na parte de áudio ele entrega som estéreo compatível com DTS Digital Surround, Dolby Audio e Dolby ATMOS, o que é mais do que suficiente para tirar proveito do sistema de áudio da sua TV ou mesmo para quem possui um conjunto mais completo de som.

Controle

Chegamos em um ponto que pode definir se o Roku Express é para você ou não.

O controle do aparelho é bem pequeno e resumido, não tendo botão de energia ou mesmo para controle de volume, o que significa que você ficará quase que totalmente refém do controle da TV. Outros pontos também podem confundir, sendo usado um asterisco para acessar as opções e setas muito parecidas para voltar à tela anterior ou sair do aplicativo.

Pelo menos temos botões para controle de mídia e acesso rápido a Netflix, GloboPlay, HBO Go e Google Play, mas seria legal ver Prime Video e YouTube por aqui também.

As teclas são macias e o tamanho do controle é ótimo, sendo possível acessar todos os botões sem esforço.

Sistema

Mas e o sistema, bate de frente com o que temos no Fire TV Stick Lite ou no Mi TV Stick?

Ele não é nem de longe tão completo quanto o Android TV, mas tem um catálogo muito grande que deve ser suficiente para praticamente todo mundo. Todos os principais serviços de streaming estão aqui com apps bem otimizados, como Netflix, Prime Video, YouTube, Google Play, Spotify, GloboPlay, Deezer, HBO Go, Apple TV, Disney Plus, Pluto TV, Vix, StarzPlay, Plex, Looke, Directv Go, Telecine Play e muitos outros.

Segundo a Roku, são mais de 5 mil canais de streaming, com mais de 100 mil episódios de séries e filmes para assistir, então opção não vai faltar.

A navegação é bem prática, tirando o que já foi comentado do controle. Temos um menu lateral com as guias Tela Inicial, Pesquisar, Canais de Streaming e Configurações. Na tela inicial você tem os canais que adicionou em ícones grandes, além de aparecer uma sugestão na lateral direita e atalhos para adicionar novos canais ou desligar a TV.

Essa opção de desligar funcionou em nossos testes com TVs LG, mas não funcionou ao conectar o Roku Express em um monitor tradicional de computador, então vai depender da compatibilidade da sua TV. Além disso, para conseguir ligar novamente a TV direto pelo controle do Roku Express o dispositivo precisa estar ligado a uma fonte de alimentação externa (não incluída na caixa) em vez do USB da TV, sendo usado o botão Home para a função.

Aplicativo

Assim como várias marcas de TV, a Roku entrega um aplicativo para controlar o dispositivo, estando disponível para aparelhos com Android e iOS.

Com o app você consegue muito mais do que apenas controlar o Roku Express. Uma das funções mais legais é a de audição privada, onde o som do que está sendo reproduzido sai em seu smartphone e não na TV, permitindo uso de fones de ouvido e compartilhamento com até 3 aparelhos.

Ele permite ainda enviar conteúdo do celular para a TV, incluindo fotos, vídeos ou músicas, e usar o celular como teclado, o que é especialmente útil para fazer login ou busca em apps de streaming.

Roku

Desenvolvedor: Roku Inc.

Preço: grátis

Tamanho: 121MB

Vale a pena?

O Roku Express tem um foco claro em transformar a experiência de TVs antigas, e ele faz isso de forma exemplar. O sistema flui muito bem, o catálogo de apps é imenso, a qualidade de áudio e vídeo é satisfatória e ainda tem o app para deixar tudo mais prático, além dele vir com todos os acessórios que precisa para funcionar na caixa.

Nem tudo são flores, com um controle limitado que não te deixa abandonar o controle da TV e a falta de resolução 4K, mas no geral pelo preço perto dos 200 reais em que já é encontrado é uma ótima opção para trazer sua TV antiga para o mundo moderno, e uma alternativa muito boa para os rivais de Xiaomi e Amazon.

Interface fluida e diretaCatálogo vastoCusto-benefícioSai da caixa pronto para usar
Controle limitadoSem 4K

16

Comentários

Roku Express aposta em catálogo recheado para deixar sua TV Smart | Análise / Review
  • Tenho em casa muito boa opção pra quem comprou a tv antes da moda de Smart TV funciona melhor q o sistema da samsung(tizen) o controle pequeno comfortavel!

      • E a informação de não conseguir ligar a TV novamente está equivocada. Basta apertar a tecla Home (%uD83C%uDFE0) do controle do Roku que ele dá o comando pela HDMI. Aqui em casa são 2 TVs Samsung e funcionam perfeitamente

          • Tinha feito esse teste antes de fechar o review e não funcionou, mas agora bateu um insight aqui e liguei o Roku em uma alimentação externa em vez da USB da TV, e daí sim funcionou. Vou deixar o adendo no texto, obrigado.

              • Que honra ser respondido por você! Obrigado! Vi que o review foi corrigido. E realmente faltou eu citar que os 2 ROKU aqui de casa não estão sendo alimentados pelas USB das respectivas TVs onde estão ligados.
                O da sala na USB do modem e o do quarto numa fonte 5V.
                Eu gostei tanto desse aparelhinho que abri mão de usar Prime Video e YT em 4K direto na TV pra usar somente até 1080p por ele. Pela facilidade, fluidez e praticidade

                  • Aqui em casa ele está sendo usado em uma TV da LG (UK6510) que tá com MUITA instabilidade no Wi-Fi, acaba valendo a pena deixar a TV fazer o upscale de FHD pra 4K.

                • Acho que ter ou não 4K tão irrelevante, praticamente.
                  Difícil ter uma TV de 4K que não tenha um sistema aceitável, que necessita de aparelhos como este.
                  Vejo como um recurso p TVs antigas; as de hj rodam tranquilamente tudo.
                  Espero, sinceramente, que n passem a reduzir o desempenho do sistema das TVs por causa deste mercado de sistemas de %u201Cde bolsa%u201D. Cada um lançou o céu; Samsung e LG n o fizeram pq confiam no sistema de suas tvs, amém!

                  • Adorei esse Roku Express, alguém que tenha o aparelho sabe discorrer sobre a função Audição Privada? Eu queria saber se eu posso fazer o som do Roku sair no autofalante do meu celular e conectar meu celular via Bluetooth no meu aparelho de som?

                      • Sim, quando você migra pra audição privada o seu smartphone passa a ser a saída principal, bem como o que estiver conectado a ele (fone de ouvido, caixa Bluetooth, etc).

                        • 3 AOC Roku na família, duas de 43 e uma de 32p, e falo com certeza melhor investimento (baixo custo), em TVs que já fizemos. Porém eu uso uma LG 4k que ganhei da empresa que trabalho.

                            • Memória interna ou ram ?

                                • ROM acho que não é divulgado, mas a RAM é 512MB, mas não se iluda. Roda tudo e muito bem! E mesmo a memória, aí a opinião é minha, acho que conta muito tbm, pq desconfio que os apps rodam, nem que seja uma parte, na nuvem

                                  • Melhor negócio que fiz já em 2021. Comprei 2 no Submarino e me nós de 2h depois, fui retirá-los num loja Americanas.
                                    Só não aposentei totalmente a parte smart da TV da sala porque sobrou nela o EI Plus.
                                    No mais: YT, TC Play e HBO Go só vejo pelo Roku pq ninguém merece o sistema Tizen.
                                    O HBO Go roda liso como nunca vi rodar em plataforma alguma!
                                    E ainda veio o ótimo Vix e o serviço que já assinava mas só usava no notebook: Apple TV+.
                                    Quando o Roku Premiere chegar, estarei na fila para comprar.
                                    E fico na torcida para que o EI Plus chegue na Roku tbm para completar minha alegria

                                      • Dei uma roku 43s5195, ao meu pai, foi presente de Natal, ele adorou e diz que a smart TV é muito boa

                                          Android

                                          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                          Android

                                          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

                                          Android

                                          O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

                                          Especiais

                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas