LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: crise diplomática com a China atrapalha CoronaVac e Oxford, admite governo brasileiro

19 de janeiro de 2021 63

Após longa espera, o Brasil começou nessa semana a vacinação contra a COVID-19, em caráter emergencial. A aguardada campanha foi liberada no último domingo, durante reunião dos conselheiros da Anvisa. Foram aprovadas para aplicação imediata as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac, e o imunizante desenvolvido em parceria entre a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

A boa notícia infelizmente também carrega problemas. Ainda que já possa ser produzida no Brasil, a CoronaVac depende do envio de mais insumos, caso semelhante ao do medicamento da AstraZeneca. Ambas dependem de aprovação do governo chinês, que segue sem resposta até o momento.

Ao que parece, o governo federal está ciente de que a crise diplomática entre Brasil e China é um fator predominante para o atraso no envio da matéria-prima para a produção das vacinas. A informação é do CNN, que esteve em contato com membros do alto escalão do governo, após reunião realizada no Palácio do Planalto na tarde desta segunda (18), tendo como tema a relação conturbada entre os dois países.

Segundo o CNN, ministros e auxiliares de Jair Bolsonaro detalharam, em caráter reservado, as movimentações do governo e os motivos pelos quais os insumos ainda não foram enviados. Os relatos afirmam que a ordem é para que haja esforço para aproximar China e Brasil.

Os membros dizem que o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, mudou seu posicionamento e mantém contato diário com China e Índia para tentar avançar as negociações das vacinas. O chanceler brasileiro já esteve à frente de ataques diretos ao governo chinês.

Dependendo do envio de insumos da China, a vacina de Oxford e a CoronaVac são reféns de crise diplomática entre Brasil, China e Índia.

Os relatos também dizem que mais dois pontos têm atrapalhado o envio dos medicamentos ao Brasil. O primeiro são os "incidentes diplomáticos" entre as duas nações, incluindo as acusações do deputado federal Eduardo Bolsonaro de que o Partido Comunista Chinês estaria praticando espionagem através da Huawei.

O segundo envolve questões financeira, com o país asiático priorizando nações que podem pagar melhor pelos insumos. Segundo um auxiliar de Bolsonaro, “A questão política pesa, mas também pesa o fato de sermos um país de terceiro mundo. Estamos sendo tratados como tal”.


63

Comentários

Coronavírus: crise diplomática com a China atrapalha CoronaVac e Oxford, admite governo brasileiro
  • O que os liberais (ESQUERDISTAS) vão fazer quando não puderem mais culpar Bolsonaro por todos os seus fracassos na vida?

    • O PIOR É VER RODRIGO MAIA SENDO MEDIADOR (LEIA-SE MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES) PAPEL QUE SERIA DE ERNESTO ARAÚJO (BEATO SALÚ) HAHAHAHAHA ENTRE O DESGOVERNO BRASILEIRO E A EMBAIXADA DA CHINA HAHAHAHAHAHAHAHAHA
      A GOTA DÁGUA FOI NÃO COMBINAR COM OS INDIANOS SOBRE AS VACINAS ANTES HAHAHAHA
      AQUELE AVIÃO PARADO EM RECIFE NO SÁBADO EM DIREÇÃO A ÍNDIA FOI PATÉTICO PRA NÃO DIZER OUTRA COISA HAHAHAHAHAHAHA
      RESUMINDO: UMA TRAPALHADA ATRÁS DA OUTRA
      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

        • embaixador sa China no Brasil nega que tenha crise diplomática com o Brasil.. só teve um problema no sistema e que já estão resolvendo..


          materia tendenciosa einn..

            • o governo bolsonaro conseguiu o IMPOSSIVEL, abalar o BRICS em 3 ANOS

                • falar qualquer um fala, mas PROVAR é quando encolhem o rabo. bolsonaro disse que as eleições foram fraudadas mas até hoje não mostrou.

                    • Primeiro se cria o vírus ... Depois vende os insumos da vacina kkkkk essa China é foda.

                        • Quem é a China na fila do pão? Kkk. O Brasil não precisa desse país quebrado e comunista, temos outras vacinas sendo importadas, o Bolsonado tem que cortar relações logo antes que a China jogue outro vírus aqui rs

                            • OLHA O MIMIMI HAHAHAHA FALOU O ECONOMIST PAU NO GUEDES HAHAHAHAHA

                                • Séria cômico se a gente Realmente não dependesse da China.

                                    • Vc tá sendo irônico, né? O próprio smartphone pelo qual vc escrever estes absurdos foi fabricado lá.
                                      Tudo é de lá.
                                      O Brasil tá muito longe de depender de si p qualquer coisa.
                                      Não é só a coronavac, mas muitas outras tbm possuem matéria prima da China.
                                      O erro de diplomacia aconteceu até com a Índia, que n vai encaminhar tão cedo as vacinas encomendadas.
                                      Este desgoverno acabou com as relaciones diplomáticas, acreditando que chupar as bolas de Trump seria suficiente para tudo. Só fez o Brasil se afastar de países dos quais necessita.
                                      O dia que algum parente ou pessoa querida sua falecer por COVID, vc vai sentir na pele o que votar 17 fez com a sua vida de merda.
                                      Eu fico estressado. Desculpem se me destemperei. É um absurdo tamanha ignorância deste gado alienado.

                                      • Hã, país quebrado kkkkkk, tá falando do Brasil atual né, esse seu comentário é a cara dos que ainda seguem o Miiiiiiiito, não há como argumentar com você amigo, será total perda de tempo....

                                        • Sem falar no embaixadorzinho frustrado do Carlos Bolsonaro, que só vive twitando merda, criando caos diplomático com vários países por causa do titio Trump derrotado.

                                            • Governo adimite.. deve ter sido algum "furo" de uma jornalista... pq nem o nome do tal da pessoa do governo foi falado...

                                              dps nós q somos gado..

                                                • Tá vendo gado, o que dá brincar de diplomata? Bolsonaro e Ernesto arruinaram a diplomacia brasileira. O boleto chegou!

                                                    • Só a diplomacia? Que gentil, você. Essa porra de governo arrebentou tudo que é área. Inclusive, um dos primeiros cortes feitos pelo governo ignorante foi na área de pesquisa científica. Graças ao investimento externo, ainda conseguimos aportes para continuar com pesquisas.

                                                      • Só vendo o gado defendendo o agronegócio, como se fossem fazendeiros produtores, devem ser todos assalariados, aí o bunitão tá com essa política cambial na qual os únicos beneficiados são justamente esses milionários do agronegócio, muitos políticos inclusive, dólar nas alturas, e o gado aqui não conseguem mais trocar de celular, ou qualquer outro eletrônico, fora que na falta de alimentos para o consumo interno, o preço e a inflação vão lá para alturas, gado cego é foda.....

                                                          • ai tu queria oq? pessoal do agro em casa tbm?? alem de preço alto vc tbm desabastecimento??

                                                              • O preço alto é justamente pela política cambial, dólar alto favorece apenas as exportações, causando desabastecimento interno, logo preço alto e alta inflação, será que é difícil você entender, é que aqui não tem como desenhar senão faria pra você, qual é o benefício da atual política cambial na vida do cidadão comum assalariado? Diminui o consumo de importados, logo equipamentos eletrônicos etc, gera desemprego nas metropolis uma vez que as mesmas dependem do comércio e indústria, não há benefício algum para a população em geral, mais gado cego e idolatra não consegue pensar, como pode meu Deus....

                                                              • Não isentando o "bocudo" do presidente e sua equipe, mas a China devia disponibilizar de graça a qualquer país que tenha interesse, a fórmula para fabricar esses insumos. Pelo menos contribuía um pouco para minimizar o estrago que o vírus chinês trouxe ao mundo. Mas, quem sabe, porém, entretanto, o interesse "desde o início" é justamente esse: lucrar.

                                                                  • Na ONU, no ano passado teve uma votação para quebrar patentes de vacinas, a unica nação em desenvolvimento que votou contra foi o brazil, tudo pra cadelinha do trump mostrar serviço, a China não tem nada haver com isso.

                                                                    • COMO SEMPRE NÉH.. TUDO É CULPA DELE.. SE TU TROPEÇA NA RUA.. CULPA É DELE..

                                                                        • agora ficamos a merce de uma resposta positiva deviso a arrogancia e falta de humanidade de um governante q nos trata como lixo

                                                                            • amigo.. China depende muito mais do Brasil doq Brasil da China.. nós ficamos sem a vacina.. mas eles vão ficar sem alimentos..

                                                                                • "China depende muito mais do Brasil do que Brasil da China"? Kkkk
                                                                                  O que é que o Brasil tem a oferecer além da soja, milho e cana?
                                                                                  A China que não depende do Brasil, ela é a motriz de sua própria tecnologia, presta serviços de infraestrutura e telecomunicações as melhores do mundo.
                                                                                  O Brasil vive no atraso, só negocia commodities, farelos, kkkk até a proteína e o frango de vários frigoríficos brasileiros foram suspensos pela china, gigante anão.

                                                                                    • soja.. milho.. cana.. e tbm minério.. vai lá procura outra q possa te oferecer a msm quantidade, qualidade e preço q Brasil oferece.. Brasil não tem Tecnologia. então tem q vender oq tem de melhor.. q é k agro.. se deixarmos isso.. já era Brasil.. pq ano passado industria e serviço tiveram queda.. só o agro q não..

                                                                                    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                                                        • Deixa de conversa fiada, eles podem pegar comida com qualquer outro país

                                                                                            • Exatamente, todo mundo quer vender para a China, principalmente os EUA

                                                                                                • Nenhum outro país atualmente tem capacidade de produção para garantir a segurança alimentar da população chinesa. Se o Brasil, de repente, não atender a demanda chinesa, provalvelmente haverá uma grave crise alimentar e pode até gerar grandes revoltas até o governo chinês conseguir contornar a situação. Os podem tolerar quase tudo vindo da ditadura do PCC, agora se a massa da população chinesa passar por uma escassez de alimentos severa, aí sim, você pode ver uma revolta por lá.

                                                                                                    • QUANTA AS NEI RAAAAAAAAAAAAAA

                                                                                                        • Azar dos chineses que tem ditadura, isso não é problema nosso, vamos deixar de ganhar dinheiro porque eles tem um sistema social diferente? Não, não atrapalha em nada nas nossas vidas. Agora sobre a questão dos alimentos... realmente o Brasil tem poder de ferrar com a China, eles vão passar aperto a respeito de comida, mas nos vamos passar aperto em TUDO, remédios, eletrônicos, carros ou peças, avanços tecnológicos, vamos ganhar no primeiro tempo de 1 a 0, mas no segundo tempo vamos tomar 7, daqui a 20 anos, quem será mais rico? quem terá mais patentes registradas? quem terá uma maior renda per capta? Melhor exército ... 7 a 1 será pouco.

                                                                                                            • EXATO! A China hoje está investindo o mundo na africa justamente para não depender apenas de brasil com algumas commodities. E digo mais, mesmo no estado atual, a china conseguiria contornar a situação comprando de outros países a um preço maior. E o Brasil iria minguar sua economia e população.

                                                                                                              • Basta conseguir compra4 com vários países, um pouco de cada, e em alguns anos as coisas por lá voltam ao normal, dinheiro para isso os chineses tem de sobra

                                                                                                                • e pq não fizeram até hj?

                                                                                                              • Há quem tenha ilusão que o Brasil na Geopolítica tem peso de EUA, China, Rússia, Alemanha, Inglaterra, Japão e França.

                                                                                                                Não tem condição alguma de tomar lado em briga de A x B.
                                                                                                                Não cria tecnologia, prefere ser o país do boi e soja.

                                                                                                                • Infelizmente o presidente não agiu como em seus 27 anos como deputado onde ele não fez bosta nenhuma. Se tivesse ficado calado e inerte nossa situação hoje seria melhor...

                                                                                                                    • Quem imaginaria que os inúmeros ataques à China não iam ser respondidos em forma de retaliação no futuro. Brasil tá lascado com esse infeliz no poder

                                                                                                                        • Defender o país dos ataques do embaixador da china aqui no Brasil virou ataque a china ? Acorda Alice, a china é uma ditadura comunista que destrói as liberdades individuais

                                                                                                                            • Que deixasse EUA, ONU, União Europeia lidarem com isto.
                                                                                                                              Brasil tem de ficar calado.
                                                                                                                              Não tem poder para caçar briga.

                                                                                                                              Não tem que ter deputado, governador etc militando em twitter sobre briga EUA x China ou Israel x vizinhos árabes.

                                                                                                                              Principalmente tweet escrito em iphone feito na China e com certas peças chinesas.

                                                                                                                              Vc já viu chefe de estado de Alemanha, Reino Unido, Canadá, Japão, Austrália, Holanda e outros falando de comunismo todo dia como se vê em Brasil e EUA?

                                                                                                                              Cortina de fumaça. Enquanto o povo bate boca em rede social, políticos ficam mais ricos a cada dia. E o país mais pobre.

                                                                                                                                • O Brasil é um país soberano e os deputados tem total liberdade para criticar quem quiser, eles possuem imunidade parlamentar energúmenone sim o Brasil deve se proteger dos ataques dos outros países.

                                                                                                                                  • não tem poder?? Brasil é uma potência no Agro negócio.. por isso q tá recebendo tanta retaliação com desculpinha de meio ambiente.. quero ver a China ficar sem alimentos..

                                                                                                                                      • Retaliação é por transformar Amazonas e Pará em fazendinha.
                                                                                                                                        Gente na minha cidade com fazenda no Pará, pessoa que more uns 2000Km de lá.

                                                                                                                                        Floresta Amazônica sumir, o norte do Brasil fica como o sertão nordestino em pouco tempo.

                                                                                                                                          • Vai nessa...tem outros países produtores de alimentos no mundo. Nosso arroz sagrado de todo o dia nem isso o Br é autosuficiente tendo que importar arroz de outros grandes produtores como O Vietnã por exemplo. Claro que somos uma potência como roça alimentadora mas não podemos confiar só nisso não...

                                                                                                                                      • Culpa dessa dgrc de presidente...

                                                                                                                                          • Imagina se a China só libera se os envolvidos pedirem desculpas formalmente? Ferrou, e errada ela não está porque está sendo constantemente difamada.

                                                                                                                                            • Gente? Eu não espero mais nada desse governo.

                                                                                                                                              • Até quando o viés ideológico desse governo vai causar problemas? O que será do Brasil daqui a 2 anos? Motivos para afastar o Bolsonaro não faltam. O país não aguenta mais.

                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020