LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério da Saúde força "tratamento precoce" contra Covid-19 em app a médicos | Detetive TC

21 de janeiro de 2021 24

Ao longo de toda a pandemia do coronavírus no Brasil, o governo federal tem insistido em incentivar o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Um dos principais é a hidroxicloroquina, que chegou a ser refutada por um de seus principais defensores nesta semana.

Apesar disso, o Ministério da Saúde ainda insiste em recomendar a utilização desses remédios alternativos a pacientes com a doença. A última investida descoberta nos últimos dias foi o app TrateCov. Entenda o caso:

TrateCov

A pasta relativa à Saúde havia criado uma plataforma destinada a médicos, com a suposta finalidade de ajudar os profissionais no diagnóstico da doença. Mas, sem explicar quais foram as intenções para isso, ela pedia o preenchimento de um formulário com dados do paciente – tais quais nome completo, data de nascimento, peso, altura, sexo e telefone de contato.

Ainda solicitava para selecionar a data do atendimento, os sintomas e o dia em que eles começaram. A lista ainda contava com alguma comorbidades para assinalar, como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, renal e asma.

Entre os sintomas, há outro ponto que causa estranheza: havia alternativas que fogem de sintomas típicos de Covid-19, como sintomas de dengue (mialgia, lombalgia e dor em membros inferiores) e gastrointestinais (dor abdominal, diarreia e náuseas).

Imagens: Reprodução / G1

“Tratamento precoce”

Após assinalar as alternativas, o sistema concedia uma pontuação que definiria as orientações sugeridas ao médico. Até cinco pontos, a mensagem dizia que havia a obrigatoriedade de exame RT-PCR caso tivesse algum fator de risco.

Caso você marcasse mais de seis pontos, independente dos sintomas, já havia a orientação para iniciar o “tratamento precoce” contra a Covid-19. Ao assinalar que o paciente receberia a prescrição, surgia uma lista de medicamentos, com difosfato de cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, doxiciclina, sulfato de zinco e dexametasona.

Caso o médico fosse escolher “Não”, tinha que justificar o porquê de os remédios não serem tomados: recusa do paciente, falta de medicamentos, contraindicação médica ou outros. Neste último caso, aparecia uma caixa de texto aberta para colocar o motivo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Padrões

O Detetive TudoCelular chegou a ter acesso à plataforma e descobriu alguns padrões que não deveriam ser levados em consideração na hora de um diagnóstico correto da Covid-19, mas contavam na plataforma.

Qualquer sintoma, por exemplo, somava 3 pontos. Algum sinal de gravidade, como saturação de oxigênio menor que 92% em ar ambiente ou presença de falta de ar, acrescia 5 pontos. Anosmia, mais 6 pontos; hiposmia, outros 5; contato domiciliar com alguém contaminado, 4; e contato em trabalho, mais 1 ponto.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Indicações para praticamente qualquer doença

Algumas simulações do TudoCelular constataram que sintomas completamente atípicos e que possam levar a outras doenças – e não Covid-19 – já fazem o sistema recomendar o “tratamento precoce” com medicações contra o coronavírus sem comprovação científica.

Se você comeu algo que não fez bem ao seu sistema digestivo e causou dor abdominal e diarreia, por exemplo, já gerava 6 pontos e passava o coquetel de remédios. Assim acontecia também caso você tivesse mialgia e dores nos membros inferiores há mais de vinte anos – com data inserida no campo de início dos sintomas.

Plataforma é ferramenta de pesquisa

Outra constatação vem da própria URL do serviço – https://redcap.saude.gov.br/surveys/?s=7M3XF79KFL –, a qual contém o termo “surveys”, usado para descrever pesquisas e formulários comuns.

Além disso, a plataforma foi criada pelo REDCAp, um software criado com a intenção de servir como um banco de dados de pesquisa clínica. Afinal, por qual razão desejava o governo federal com a criação de um sistema que guardaria os seus dados e queria saber se você aceitou ou não o “tratamento precoce” e, caso haja recusa, o motivo para isso?

App foi tirado do ar

Já nesta tarde de quinta-feira (21), o Ministério da Saúde retirou a plataforma do ar, após solicitação do Conselho Federal de Medicina (CFM), como a própria entidade informou em comunicado de imprensa ao portal G1.

O CFM ressalta que a capacidade aberta do app não preservava o sigilo das informações dos pacientes, pode ser preenchido por qualquer pessoa e induz à automedicação com drogas que não possuem validação científica. Confira:

“CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA


ESCLARECIMENTO À IMPRENSA


Após análise feita por conselheiros e assessores técnicos e jurídicos sobre o aplicativo TrateCov, recém lançado para auxiliar as equipes na coleta de sintomas e sinais de pacientes possivelmente infectados pela covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) alertou ao Ministério da Saúde sobre as seguintes inconsistências na ferramenta:


Não preserva adequadamente o sigilo das informações;


Permite seu preenchimento por profissionais não médicos;


Assegura a validação científica a drogas que não contam com esse reconhecimento internacional;


Induz à automedicação e à interferência na autonomia dos médicos;


Não deixa claro, em nenhum momento, a finalidade do uso dos dados preenchidos pelos médicos assistentes.


Diante do exposto, o CFM pediu ao Ministério da Saúde a retirada imediata do ar do aplicativo TrateCov.


Brasília, 21 de janeiro de 2021.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA”

Ao acessar a plataforma, o usuário recebe uma mensagem em inglês que agradece pelo interesse, “mas a pesquisa não está ativa no momento”.

E aí, qual é a sua avaliação sobre as intenções do TrateCov e a indução ao paciente receber um “tratamento precoce” sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus? Participe conosco!


24

Comentários

Ministério da Saúde força "tratamento precoce" contra Covid-19 em app a médicos | Detetive TC
  • https:/ /www.amjmed.com/article/S0002-9343(20)30673-2/fulltext
    Hidroxicloroquina. Azutromicina. Zinco.
    Ooops...agora que saiu a "vacina" e o lucro está garantido, de repente sai o estudo mostrando o valor do tratamento precoce...
    OK, agora, quais os negacionistas de ciência vão dizer que o American Journal of Medicine é composto por bolsominions?

      • so os gados seguidores do bezerro de outro acredita em nesse tratamento precoce

        • Parece até forum de cientistas macumbeiros. Tenho ligeira impressão que com tratamento precoce vamos continuar vivendo num mundo maravilhoso de Matrix. A mídia em geral mente para acordar, nunca existiu as 215k de morte no Brasil. Tudo na vida não passa de mentiras tanto que general-ajudante-de-ex-capitão mente 3 por 4

            • Nem tudo é mentira. Por exemplo: é verdade que interesses financeiros comandam as informações que são divulgadas pela imprensa mainstream, e é verdade que o bem estar e saúde da ralé não são do interesse da elite econômica. O único interesse que existe é o de sugar e tosquiar as ovelhas manipuladas, de preferência fazendo com que elas mesmas exijam ser exploradas e aplaudam a manipulação.
              Também é verdade que TODO político mente e se preocupa apenas em manter o poder, e que qualquer ação acertada ou benéfica dele/a será apenas incidental.

            • Engraçado, "gastrointestinais (dor abdominal, diarreia e náuseas)" vcs dizem q foge dos sintomas de Covid. Minha nossa, que redação mais desinformada meu Deus. Só eu conheço 4 pessoas que tiveram "somente" dores abdominais e perca do palato e olfato. Vamos pesquisar antes de postar merda em... O que NÃO "causa estranheza" são essas matérias tendenciosas...

              • O próprio Didier Raoult já disse no seu twitter que não refutou coisa nenhuma. Até quando vão continuar batendo na mesma tecla?

                https://twitter.com/raoult_didier/status/1351107393845911558?s=20

                  • https: //www.thelancet.com/journals/eclinm/article/PIIS2589-5370(20)30464-8/fulltext.
                    Sim, existe tratamento precoce. Aí está o estudo sobre a ivermectina. E os sintomas que a TC colocou como sendo fora do que é Covid são, na verdade, muito típicos. Dor abdominal, lombalgia, mialgia, dor em membros inferiores são apresentações frequentes e típicas em Covid.
                    A politização foi responsável por impedir que dezenas de milhares de pessoas recebessem a medicação. São as mortes na conta da mídia, da Big Pharma, e dos que são contra qualquer coisa que Bolsonaro e Trump digam ou façam. Isso é radicalismo e ignorância. Se um dos dois falar que oxigênio é bom, esse pessoal.para de respirar.
                    A quantidade de erros sobre Covid no texto é vergonhosa, e segue um viés ideológico claro. Infelizmente isso tem sido um padrão do site ao falar sobre a pandemia...informações erradas e enviesadas.
                    Lamentável.

                    • Governo Criminoso. Não existe tratamento precoce para covid. O correto é usar máscara, álcool em gel nas mãos e não se aglomerar. Lembrem que Trump descartou 2 milhões de doses de Hidroxicloroquina e comprou vacina da Pfizer. E lembrando que a variante de Manaus tá internando mais jovens.

                        • https: //www.amjmed.com/article/S0002-9343(20)30673-2/fulltext
                          Hidroxicloroquina. Azutromicina. Zinco.
                          Informações para você.

                            • exatamente. mas os fiéis escudeiros do bozo insistem na tecla quedrada.

                                • Já disse, EUA tem mais de 30 milhões de capsulas %uD83D%uDE34

                                  Pela sua logica respirador não presta tambem já que ele mandou cerca de 1000 deles %uD83D%uDE02

                                  Pfizer: https://veja.abril.com.br/mundo/governo-de-israel-diz-que-vacina-da-pfizer-e-menos-eficaz-do-que-prometido/

                                    • Falando besteira gado ! Vai ao hospital e pergunte para os médicos quais remédios estão dando para as pessoas que estão fora do grupo de risco, foi com o tratamento precoce e não a cura que salvou milhares de vidas, porque até o momento não há cura para esse vírus político, e sim reforço do sistema imunológico, eu mesmo tomei azitromicina , zinco e vit D , aí o cara vem falar o que não sabe.....kkkkkkk !!

                                    • %u201CTratamento precoce%u201D é se alimentar bem, hidratar-se correntemente e se exercitar, para a saúde em geral.
                                      O resto é só conversa do mundo da Bozolandia.

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                      Android

                                      Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020