LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: ivermectina não acelera recuperação de pacientes com COVID-19, diz estudo

05 de março de 2021 56

Atualização - 05/03/2021 - por EB

 

Já noticiamos que a própria fabricante da ivermectina confirmou que ela não é eficaz contra o coronavírus. Agora um novo estudo reafirma que o medicamento realmente não tem qualquer efeito para tratar pacientes infectados pelo Sars-CoV-2.

Este estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association e envolveu 400 pacientes com idade na faixa dos 37 anos. Dos 398 que concluíram o tratamento, metade recebeu ivermectina por 5 dias consecutivos, enquanto que o restante somente recebeu um placebo durante o estudo que ocorreu entre 15 de julho e 30 de novembro de 2020.

O resultado mostrou que não houve diferença significativa na recuperação de nenhum dos grupos. Detalhando um pouco mais, os sintomas daqueles que receberam a ivermectiva sumiram em 10 dias, contra 12 do grupo do placebo. Em 21 dias, 79% daqueles que receberam o placebo já estavam recuperados, enquanto que no grupo da ivermectina essa taxa foi de 82%.


Os participantes do estudo foram tratados com ivermectina e o placebo desde o início dos sintomas da infecção pelo coronavírus. A ideia é descobrir se o medicamento era capaz de acelerar a recuperação dos infectados pelo Sars-CoV-2, o que não foi comprovado segundo os pesquisadores.

Os pesquisadores afirmam que estudos de maior escala são necessários para tirar conclusões mais apuradas a respeito, mas já é possível dizer que a ivermectina não parece ter qualquer efeito positivo no tratamento da COVID-19.

Mesmo com evidências de que supostos remédios para tratamento contra a Covid-19 podem agravar ainda mais o número de internações, há quem ache que existe medicamento eficaz contra o novo coronavírus no mercado – um deles é a ivermectina. Para reforçar que não há evidência científica que comprove essa tese, a própria fabricante se posicionou sobre o tema.

Para a Merck, os cientistas da companhia ainda enxergam com cuidado os resultados de estudos em andamento sobre o uso da medicação no tratamento contra a Covid-19, tanto na eficácia quanto em segurança.


A farmacêutica acrescenta não acreditar que os dados disponíveis até o momento sustentem a utilização da ivermectina além das doses e populações indicadas na prescrição aprovada pela agência reguladora.

“É importante notar que, até o momento, nossa análise identificou:

  • Não há base científica para um potencial efeito terapêutico contra a Covid-19 a partir de estudos pré-clínicos;
  • Não há evidências significativas de atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença Covid-19; e
  • Uma falta de dados de segurança na maioria dos estudos.”
     


Merck

Com registro para uso desde o ano de 1999, a ivermectina consiste em um vermífugo utilizado no tratamento de doenças como a estrongiloidíase intestinal – devido ao parasita nematoide Strongyloides stercoralis – e a oncocercose – causada pelo parasita nematoide Onchocerca volvulus.

No Brasil, a Anvisa já afirmou em julho do ano passado que “as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento” e a prescrição fora do previsto “é de escolha e responsabilidade do médico”. Ou seja, a pessoa com Covid-19 não deve ser automedicada com a ivermectina, mas sim decidir junto com seu médico.

Qual é a sua avaliação sobre a fala da Merck para o uso da ivermectina contra o coronavírus? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


56

Comentários

Coronavírus: ivermectina não acelera recuperação de pacientes com COVID-19, diz estudo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020