LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SpaceX envia mais 60 satélites Starlink à órbita e divulga resultados de sua internet global

05 de maio de 2021 4

Atualização (05/05/2021) - BB

Na última terça-feira (04) — data em que o “Star Wars Day” completou dez anos — a SpaceX confirmou o envio de mais um lote com 60 satélites da Starlink para a órbita terrestre. Com esse número, a companhia de Elon Musk já totaliza 420 corpos artificiais lançados desde março deste ano.

O lançamento foi realizado do Cabo Canaveral, na Flórida, às 15h01 do horário local — ou 16h01 no horário de Brasília e, mais uma vez, a empresa aeroespacial reutilizou um propulsor do Falcon 9 para fazer o envio. A peça, agora, chega à sua nona utilização em lançamentos de satélites da SpaceX. Esse booster, como de costume, foi recuperado pela equipe de lançamento e pousou com sucesso em uma balsa posicionada no Oceano Atlântico.

Com o sucesso da missão, esse é o 115º lançamento do Falcon 9 até agora e, com isso, a empresa expande ainda mais a cobertura de sinal de internet por satélite da Starlink.

Starlink em fase Beta

E, por falar no serviço de internet por satélite proposto pela empresa de Elon Musk, a Starlink divulgou que as pré-encomendas para contratação do plano de internet já atingiu 500 mil pedidos.

A intenção da SpaceX é fornecer um sinal global de conexão de rede para alcançar áreas onde a cobertura atual é fraca ou inexistente.

No momento, seis países já fazem parte da fase de testes Beta da internet da Starlink — Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, a empresa já aceita pedidos de pré-encomenda. Já é possível, por exemplo, inserir um endereço em nosso país e fazer uma reserva, mas a previsão de cobertura na região é apenas para o final deste ano, segundo o próprio site da empresa.

Texto original (16/02/2021)

Nesta terça-feira (16) a SpaceX realizou com sucesso o envio de mais um lote de satélites Starlink para a órbita terrestre. A missão, que estava programada para ser lançada em 07 de fevereiro, foi adiada até que a empresa de Elon Musk recebesse a autorização de órgão reguladores e finalmente pôde dar início ao lançamento na noite da última segunda-feira (15), com conclusão apenas na madrugada seguinte.

Agora, com o novo lote já posicionado, a Starlink – empresa de Elon Musk que irá oferecer planos de internet para áreas onde a atual oferta de sinal é baixa ou inexistente – atinge 1.145 corpos artificiais em órbita terrestre e deve, até o final de 2021, expandir ainda mais a cobertura de seu sinal.

Apesar do sucesso da missão, é importante destacar que também houveram problemas no pós-lançamento e a SpaceX não conseguiu recuperar o propulsor B1059 do Falcon 9 – o foguete utilizado nas missões. Esse é um procedimento comum para a companhia de Musk, que reutiliza os equipamentos para economizar investimentos em missões futuras, mas o equipamento não conseguiu realizar a manobra necessária para pousar na balsa “Of Course I Still Love You”, que estava posicionada no Oceano Atlântico.

Starlink no Brasil

Atualmente, a empresa de Elon Musk já aceita cadastro de endereços brasileiros para o pré-cadastro de solicitação dos planos de internet. A companhia, inclusive, já abriu marca no Brasil para operar seus serviços e tem previsão para disponibilizar o sinal para parte do país até o final de 2021.


4

Comentários

SpaceX envia mais 60 satélites Starlink à órbita e divulga resultados de sua internet global
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020