
Feiras e eventos 17 Fev
A vacinação contra o novo coronavírus no Brasil começou no mês passado, com a aprovação da Coronavac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac e testado no país pelo Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a AstraZeneca.
No entanto, é preciso se atentar para alguns pontos importantes quanto à imunização, e o doutor Jaime Montoya, diretor executivo do Departamento de Ciência e Tecnologia - Conselho Filipino para Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, apontou alguns cuidados quanto à ingestão de bebidas alcoólicas após receber a primeira dose da vacina.
Segundo o especialista, “o consumo excessivo de álcool pode afetar a resposta do nosso corpo às vacinas.” Montoya explicou porque a ingestão de bebida alcoólica pode comprometer a eficácia das vacinas: “Se você é um bebedor crônico ou um alcoólatra, já tem algum efeito no seu sistema imunológico. Precisamente porque você está imunologicamente comprometido, seu corpo pode não responder 100% às vacinas, então temos que monitorá-lo de perto.”
Montoya ainda explica que, para quem tem o hábito de beber muito, talvez seja necessária a administração de uma dose adicional do imunizante para complementar as duas primeiras, dependendo de quanto tempo a proteção contra a doença vai durar.
É importante frisar, porém, que por enquanto não há estudos conclusivos quanto ao uso de bebidas alcoólicas durante o período de aplicação das doses da vacina. Ainda assim, pesquisadores da Universidade da Califórnia indicam que o “consumo crônico” de álcool reduz o número de determinadas células T no organismo e, consequentemente, pode afetar a proteção contra diversas infecções virais, como o próprio coronavírus.
Enquanto este teste é considerado com o uso excessivo de bebidas alcoólicas, cientistas suecos também apontam para a possibilidade de o consumo baixo ou moderado também afetar “discretamente” como o corpo reage à vacina contra a pneumonia bacteriana, por exemplo. No entanto, não há indícios de que o resultado possa ser o mesmo contra a Covid-19, que é causada por um vírus.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários