LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rover Perseverance da NASA deve pousar em marte nesta quinta-feira (18)

18 de fevereiro de 2021 0

O rover Perseverance, que foi enviado pela NASA em julho do ano passado com destino à Marte, deve pousar nesta quinta-feira (18) no solo do Planeta Vermelho. Se tudo correr como o previsto, o veículo deverá aterrissar na Cratera de Jezero às 17h53 no horário de Brasília. Haverá, ainda, uma transmissão ao vivo no YouTube, marcada para 16h15, para acompanhar a chegada do robô em Marte.

No site oficial da NASA, já está disponível uma página dedicada para a missão Marte 2020, com uma contagem regressiva que acaba no momento previsto para a chegada do Perseverance em nosso planeta vizinho. Lá, a máquina deverá estudar o solo marciano em busca de evidências de formas de vida no passado.

Imagem: Cratera de Jezero é conhecida por ter sido um lago no passado.

O local escolhido para o pouso também não foi em vão e é um ponto estratégico para o estudo. A Cratera de Jezero foi, no passado, o delta de um rio e é um local importante para que o rover possa estudar melhor a superfície do planeta.

Uma vez em Marte, o Perseverance – que é um “robô” com 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,2 metros de altura – poderá estudar a atmosfera marciana com suas tecnologias embutidas. Ele conta com sete instrumentos para auxiliar nos estudos com imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias que tentarão até mesmo produzir oxigênio.

O objetivo do estudo, além de buscar indícios de vida no passado, conhecer melhor o planeta para viabilizar novas missões de exploração no futuro.

Outras missões de exploração à Marte

No mesmo período em que o rover Perseverance foi enviado, outros dois países deram início à sua própria missão de exploração marciana.

Os Emirados Árabes Unidos lançaram a sonda Al Amal (ou Esperança, em tradução para o português) com o intuito de estudar melhor a geografia e o solo do planeta. No último domingo (14), conforme se aproximava mais do planeta, uma câmera acoplada ao robô obteve uma imagem da superfície de Marte, que mostra um lado do planeta que abriga quatro grandes vulcões.

Além dos Emirados Árabes Unidos e dos Estados Unidos, a China deu início à missão Tianwen-1, também com destino ao Planeta Vermelho, para obter informações sobre seu solo, além de mapear e obter imagens com uma vista de cima do planeta, graças a um “orbitador” que foi enviado junto a um rover e um “lander”.


0

Comentários

Rover Perseverance da NASA deve pousar em marte nesta quinta-feira (18)
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista