LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perseverance: novo rover da NASA pousa em Marte; "selfies no planeta" celebram conquista

19 de fevereiro de 2021 9

Quase sete meses depois de seu lançamento, ocorrido em julho de 2020, o rover Perseverance da NASA e o drone Ingenuity finalmente pousaram com sucesso na superfície de Marte. Elementos principais na missão Mars 2020, os novos equipamentos da agência espacial norte-americana deverão explorar mais a fundo diversas características do planeta vermelho pelos próximos 14 anos, tempo previsto para que seu reator de Plutônio deixe de produzir energia.

A chegada do Perseverance e do Ingenuity a Marte marcam uma nova etapa na história de exploração espacial, e aproximam da realidade os ambiciosos projetos das agências espaciais de todo o mundo de colonizar o "vizinho" da Terra. Com tamanha responsabilidade, os momentos de entrada, descida e pouso (Entry, Descent, Landing da sigla em Inglês EDL) foram conhecidos como os "7 Minutos de Terror", mas felizmente tiveram um final feliz.

7 Minutos de Terror

Etapa mais delicada da missão, a EDL do Perseverance foi realizada de maneira completamente automática, sem a possibilidade de engenheiros da NASA assumirem o comando, considerando o atraso de 11 minutos e 30 segundos que havia nas comunicações de rádio entre a Terra e Marte em decorrência da distância. O processo começou às 17h38 no horário de Brasília e consistiu em seis etapas:

  • 17h38: Separação de motores, painéis solares e hardware de comunicação de rádio, utilizados durante o trajeto até Marte
  • 17h48: Entrada na atmosfera de Marte a 20.000 km/h
  • 17h52: Desaceleração para 1.512 km/h e abertura do paraquedas a cerca de 11.000 metros de altura
  • 17h53: Separação do escudo térmico e início da sequência TRN a uma altura de cerca de 9.000 metros
  • 17h54: Separação dos paraquedas e ignição de motores de frenagem a uma altura de cerca de 2.100 metros
  • 17h55: Manobra e pouso do Skycrane, ponto em que o Perseverance estará totalmente operacional

Apesar de angustiantes, os "7 Minutos de Terror" resultaram em sucesso, comemorado pela NASA de uma maneira bastante criativa com o lançamento de um photo booth virtual para que qualquer pessoal pudesse tirar sua "selfie em Marte".

Selfies em Marte

Com o pouso do Perseverance, as redes sociais foram inundadas com fotos de pessoas que tiraram "selfies em Marte". As fotografias são resultado do Mars Photo Booth, site desenvolvido pela própria NASA para que interessados enviem fotos que serão recortadas e inseridas em planos de fundo baseados no planeta vermelho, na missão Mars 2020 e no rover. Confira algumas das fotos de cosmólogas e jornalistas especializadas na área:

Apesar de o pouso do Perseverance já ter ocorrido, o photo booth virtual da NASA segue no ar, podendo ser acessado neste link. Basta enviar uma foto que siga a composição da silhueta presente no plano de fundo escolhido, enviar a imagem e baixar sua "selfie em Marte" em seguida. Para publicar sua foto nas redes sociais ou procurar por imagens de outros usuários, utilize a hashtag CountdownToMars.


9

Comentários

Perseverance: novo rover da NASA pousa em Marte; "selfies no planeta" celebram conquista
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020