LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Vacinas do Butantan e AstraZeneca são eficazes contra variante de Manaus

09 de março de 2021 2

Estudos preliminares conduzidos pelo Instituto Butantan mostraram que a CoronaVac, vacina contra coronavírus do laboratório chinês Sinovac, é eficaz contra a variante de covid-19 que circula em Manaus. A vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford também apresentou eficácia, de acordo com a Fiocruz.

Recentemente, a Fiocruz firmou parceria com a AstraZeneca para o envase e futura produção integral do imunizante contra covid-19 no Brasil. A eficácia da vacina contra a variante foi comprovada em estudos preliminares feitos pelo laboratório e pela Universidade de Oxford, segundo o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, que dirige a unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos.

O Butantan examinou amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a CoronaVac e testadas contra a variante de Manaus, e os dados preliminares indicam que o imunizante foi eficaz contra a cepa. Haverá ampliação na pesquisa para obtenção de dados definitivos.

O Instituto Butantan é responsável pelo estudo clínico da CoronaVac e está envasando o imunizante no Brasil. Já foram entregues 16,1 milhões de doses da vacina, que é aplicada em duas doses, ao PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.

O PNI conta ainda com 4 milhões de doses importadas da vacina desenvolvida em conjunto entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, no Reino Unido. A expectativa é que as primeiras doses da vacina envasadas pela Fiocruz no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde a partir de meados deste mês.

Embora ainda preliminares, as eficácias encontradas nos imunizantes contra a variante brasileira P.1 são boas notícias diante do avanço caótico da pandemia no Brasil. A mutação originada no Amazonas aumenta a carga viral nos infectados em até 10 vezes, um dos principais motivos para a disseminação desenfreada e mais rápida que a do vírus original.

O que você achou da notícia? Será que os próximos estudos revelarão eficácia total? Conte sua opinião nos comentários!


2

Comentários

Coronavírus: Vacinas do Butantan e AstraZeneca são eficazes contra variante de Manaus
  • Mas a astrazeneca nao tem eficásia contra a variante africana ,que já está presente no estado de roraima (segundo dados da própria fiocruz) e os veículos de comunicação até agora nao falaram nada ,por ser um estado da região norte que é "insiguinificante" no cenário brasileiro.

      • Ok... mas tem que vacinar TODOS LOGO!! Ou vão esperar até termos uma variante resistente?

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

          Android

          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020