LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inéditas! Cientistas mostram imagens de como o cérebro aprende

09 de março de 2021 0

A atividade cerebral é um dos maiores mistérios que costumam ser estudados pelos pesquisadores de todo o mundo. Desta vez, neurocientistas da Alemanha conseguiram registrar imagens de repetições de sinapses e reações musculares em cérebros de camundongos adultos e acordados.

De acordo com as descobertas do grupo da Universidade de Göttingen, as situações encontradas representam como o cérebro aprende. Os cientistas foram os primeiros que encontraram a presença crescente de “sinapses silenciosas” em neurônios adultos no córtex visual.

Imagem: Reprodução

Essa expressão simboliza as atividades cerebrais formadas há pouco tempo. Elas são inativadas por não contarem com a proteína PSD-95 e acontecem com maior frequência ao longo do período de desenvolvimento do cérebro.

A função das sinapses consistiria na otimização das funções existentes nas conexões entre os principais neurônios. Até então, elas tinham sido observadas apenas em camundongos mais jovens.

Ainda não se sabia o que poderia gerar a inativação das conexões contudo, para tentar mais uma descoberta, os pesquisadores geraram imagens do córtex visual dos ratos por meio de um microscópio de dois fótons e fizeram o “antes e depois” de o animal ter experiência visual.

“Estudos anteriores geralmente usaram ratos anestesiados, mas agora sabemos que a própria anestesia pode influenciar a plasticidade neuronal, razão pela qual fizemos o estudo atual em animais acordados.”


Rashad Yusifov

Coautor do estudo

O resultado foi ver que os neurônios adultos com falta de PSD-95 possuem um aumento na remoção da coluna vertebral, conforme o que for visto. Em outras palavras, essas células nervosas deficientes permanecem com capacidade juvenil de se conectar com o córtex mesmo em uma idade maior. A expectativa é que os achados no estudo ajudem para pesquisas de mais tratamentos para lesões no cérebro.

Qual é a sua avaliação sobre o processo de aprendizado exibido nas novas imagens científicas? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Inéditas! Cientistas mostram imagens de como o cérebro aprende
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista