LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aquecimento Global: estudo prevê ondas de calor letais em regiões tropicais como o Brasil

09 de março de 2021 17

O Aquecimento Global é um fenômeno climático que tem preocupado cada vez mais cientistas. 2018 foi um dos anos mais quentes já registrados pela NASA e um novo estudo mostra que certas regiões do Brasil e do mundo podem enfrentar ondas de calor insuportáveis que podem ser até mesmo letais.

A previsão foi feita com base em medidas de temperatura de bulbo úmido, utilizadas num estudo da Universidade de Princeton, que conseguem determinar o calor e a umidade em um determinado local. Kristina Dahl, cientista climática, explica que a resistência ao calor varia de uma pessoa para outra, mas que o máximo tolerável é 35ºC.

Dahl ainda diz que a temperatura do corpo humano fica numa média de 37ºC, entretanto a pele precisa estar mais fria para que este calor se dissipe para fora do corpo, evitando que ele superaqueça e comprometa funções dos órgãos vitais por um estado de febre.


O estudo utilizou medições de bulbo úmido de várias décadas com a teoria de que a dinâmica atmosférica pode controlar essa temperatura de forma simples, principalmente em regiões tropicais, onde o Brasil se encontra.

Dessa forma, foi concluído que se os níveis de aquecimento global não forem limitados a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, que é o proposto pelo Acordo de Paris, a vida nessas regiões pode se tornar bastante difícil ou até mesmo insuportável no futuro.

A solução para evitar esse problema futuro seria a utilização de energias renováveis como a solar e a eólica, além de combater o desmatamento de regiões como a Amazônia. Falando nisso, vale lembrar que a Eternit já lançará uma linha de telhas solares, uma solução que deve se tornar cada vez mais comum no futuro.


17

Comentários

Aquecimento Global: estudo prevê ondas de calor letais em regiões tropicais como o Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista