LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tecnologia cósmica seria capaz de ressuscitar humanos digitalmente, segundo pesquisadores

12 de março de 2021 9

Será que a vida após a morte é realmente possível? Pesquisadores transumanistas publicaram um artigo intitulado "Classificação de Abordagens para Ressurreição Tecnológica", em que discutem diferentes planos de continuação da vida humana mesmo após o fim. Em um dos formatos, a ressurreição seria similar ao que vemos no episódio San Junipero, de Black Mirror.

Na abordagem C, Alexey Turchin e Maxim Chernyakov, transumanistas russos responsáveis pelo estudo, afirmam que a vida após a morte seria possível para qualquer indivíduo, de qualquer ponto da história da humanidade, que já possuiu mãos.

Uma megaestrutura chamada Esfera de Dyson, seria capaz de fornecer um agente de superinteligência artificial poderoso o suficiente para coletar dados históricos e pessoais sobre humanos, reproduzindo uma cópia digital exata.

Assim como em San Junipero, episódio da série Black Mirror em que os personagens vivem com amigos e família e são capazes até mesmo de conhecer novas pessoas (mortas), depois de finalizada a transferência de dados, você poderia viver em uma simulação de realidade até morrer nela e ser ressuscitado em uma nova.

De acordo com os pesquisadores, essa possibilidade pode realmente existir. Depois que a agente de superinteligência construir sua cópia digital, até mesmo a restauração da vida biológica pode ser possível.

Turchin afirma estar mantendo diários e gravações de todas as suas experiências diárias, para que a AI possa submeter condições similares do seu dia a dia em prol da autenticidade do ser humano que foi.

No entanto, a Terra não possui recursos suficiente para tal empreitada computacional, é preciso criar e posicionar uma Esfera de Dyson ao redor do Sol - tarefa atualmente impossível para os humanos. A Esfera funcionaria como uma espécie de concha ao redor do Sol que captaria cerca de 400 septilhões de watts de energia solar por segundo.

Essa quantidade de energia é aproximadamente um trilhão de vezes maior que a quantidade que utilizamos em todo o planeta Terra hoje.

Segundo os pesquisadores, porém, há uma solução para a construção desse dispositivo gigantesco. Nanorobôs poderiam praticar mineração em outros pequenos planetas, coletando ferro e oxigênio para criar uma superfície de hematite ao redor do Sol. Veja uma simulação de como seria possível criar esse objeto:

Ainda assim, o processo de ressurreição tecnológico seria mais complicado do que parece e talvez não tão eficaz quanto o de San Junipero. Isso porque não se sabe quanta precisão a AI teria na hora de construir as versões humanoides digitais. Como você se sentiria sabendo que uma versão 85% aproximada de você viveria para sempre no seu lugar?

Os transumanistas propuseram ainda outros três planos de ressurreição, que envolvem extensão de vida, imortalidade quântica e mais. Confira o artigo Classificação de Abordagens para Ressurreição Tecnológica clicando aqui.

Você acredita que será possível estender a vida humana no futuro? Conte sua opinião nos comentários!


9

Comentários

Tecnologia cósmica seria capaz de ressuscitar humanos digitalmente, segundo pesquisadores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista