LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anvisa divulga nova nota explicativa sobre negação da vacina russa Sputnik V; veja detalhes

06 de maio de 2021 64

Atualização (06/05/2021) por LL

A importação da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus, desenvolvida pelo instituto de pesquisa Gamaleya com 97,6% de eficácia de acordo com estudos divulgados, foi negada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em meados de abril.

A reguladora afirmou que o laboratório não deu as informações necessárias para comprovar que o imunizante atende aos padrões de qualidade no pedido emergencial feito em março, e ainda apontou falhas de segurança na fabricação.

O Instituto Gamaleya ameaçou processar a Anvisa após essas acusações, alegando difamação por divulgação de informações falsas e imprecisas intencionalmente. No mesmo dia, a Anvisa refutou as incriminações e respondeu afirmando que a negação do pedido foi baseada nos documentos enviados pelo Fundo Russo.

Agora, a agência brasileira mais uma vez veio a público tratar do assunto através de uma nota oficial, na qual explica as razões para ter negado a importação da Sputnik V:

Os requisitos e as exigências para as vacinas são baseados em ciência, e foram cumpridos pelos demais laboratórios de vacinas contra a Covid-19, aprovadas pela Anvisa e por outras autoridades. O principal motivo da decisão para não autorizar a importação foi a falta de informações sobre a segurança, a qualidade e a eficácia do imunizante.

A Anvisa destacou que enviou cinco inspetores para a Rússia em busca de dados que pudessem ajudar na análise da Sputnik V e produziu um relatório sobre a vacina com base nos documentos e informações entregues pelo próprio laboratório desenvolvedor.

Após a reunião que discutiu a aprovação do imunizante, a reguladora afirma ter enviado "cerca de 100 questões referentes às lacunas e à falta de informações" ao Instituo Gamaleya, tais como:

  • Relatório técnico ou dados de toxicologia (por exemplo, estudos capazes de comprovar que a vacina não tem toxicidade para os órgãos reprodutivos e para o feto);
  • Dados de segurança por faixa etária e segurança, para aplicação da vacina em pessoas idosas e para as pessoas que já tiveram a Covid-19;
  • Justificativas sobre os vieses observados nos estudos clínicos; dados sobre as respostas imunes induzidas pela vacina;
  • Relatórios de validação;
  • Estudos comparativos capazes de garantir que a produção do lote comercial é semelhante com o lote de 5 litros dos estudos clínicos;
  • Dados sobre o controle de vírus adventícios, impurezas, contaminantes e adenovírus replicantes e outros elementos já disponibilizados nos votos dos diretores e nas exigências feitas ao desenvolvedor da vacina.

A Anvisa tem enfrentado indignação da população por conta das operações na regulação das vacinas contra o coronavírus — a Sputnik V não é a única. A ButanVac, por exemplo, imunizante produzido 100% em território brasileiro pelo Instituto Butantan, ainda aguarda aprovação da agência para iniciar testes em humanos.

E sobre isso a reguladora afirmou não estar "acima das críticas", mas considerou que os ataques feitos "são inadmissíveis."

A Anvisa não está acima das críticas, mas são inadmissíveis os ataques à autoridade sanitária do Brasil e aos seus servidores públicos, que vêm atuando conforme a missão de servir ao Estado brasileiro e de promover a proteção da saúde da população. O que vem sendo exigido são questões básicas para uma vacina e não são motivos para indignação e tentativa de difamação do Brasil e dos seus servidores.

Após o STF não conceder a suspensão do prazo de análise e uma longa reunião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido de autorização para importação da vacina Sputnik V. A decisão foi unânime e as três gerências técnicas deram pareceres contra o uso do imunizante russo.

Segundo os técnicos da agência reguladora, o laboratório responsável pela produção da Sputnik V não forneceu relatórios capazes de comprovar que o imunizante atende aos padrões de qualidade. Além disso, a gerência de medicamentos da Anvisa encontrou falhas de segurança no desenvolvimento da vacina.

O caso mais grave envolve o adenovírus usado para carregar o material genético do coronavírus. Em tese, ele não deveria se replicar, mas a Anvisa informou que ele é capaz de se reproduzir e pode causar doenças nos vacinados. Assim, há risco de adenovirose e até mesmo de acúmulo de material nos tecidos.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, disse:

No caso da vacina Sputnik V, um dos pontos críticos e cruciais que nós observamos foi a presença de adenovírus replicante na vacina. Isso significa que o vírus que deve ser utilizado apenas para carregar material genético do [novo] coronavírus para as células humanas e assim promover a resposta imune, ele mesmo se replica. E isso é uma não-conformidade grave.

Anvisa veta o uso da vacina russa em território brasileiro.

Outro detalhe informado pela Anvisa também mostra que a Gerência de Inspeção e Fiscalização não pode visitar todos os locais de fabricação da vacina durante sua inspeção na Rússia. Dos sete pontos previstos, os técnicos só foram autorizados a entrar em três.

Isso fez com que a Anvisa não conseguisse identificar os fabricantes da matéria-prima da vacina, sendo que a maioria dos países que autorizaram a aplicação do imunizante não têm tradição na análise de medicamentos. Em cerca de 23 países, a vacinação nem sequer começou.

Por fim, ao falar sobre os dados da vacina publicados na revista Lancet, Gustavo Mendes lembrou:

A avaliação sanitária é diferente da avaliação de uma revista científica, que não tem por objetivo recomendar ou aprovar uso. Uma revista científica não tem por objetivo recomendar ou não o uso de uma vacina, nem tem o compromisso de verificar boas práticas clínicas ou tem como pressuposto o acesso a todos os dados brutos e laudos.

Atualização (26/04/2021) por LL

A vacina russa Sputnik V continua sem uma resposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o pedido de uso emergencial ou definitivo em território brasileiro. O Ministério da Saúde declarou, no início de abril, que irá comprar 10 milhões de doses do imunizante.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia solicitado que a Anvisa analisasse diversos pedidos de importação e utilização da Sputnik V nos estados do Maranhão, Piauí, Amapá e Ceará. A agência, porém, pediu suspensão dos prazos das solicitações, que se encerram nesta semana, argumentando que, entre outros pontos:

O relatório da autoridade russa para concessão do registro da Sputnik V não é público e não há dados em outras fontes capazes de trazer as informações sobre qualidade, eficácia e segurança para o processo de importação em questão.

No entanto, o recurso foi negado por Lewandowski, que alegou não haver brechas na legislação que permitam a suspensão do prazo de 30 dias, previsto pela Lei nº 14.124/2021:

O elastecimento do prazo pretendido pela Anvisa não só contraria a letra da Lei nº 14.124/2021, como também o seu espírito, eis que sua edição foi motivada pela exigência de dar-se uma resposta célere aos pedidos de aprovação das vacinas já liberadas por agências sanitárias estrangeiras e em pleno uso em outros países.

O ministro ainda afirmou que cabe à Anvisa não autorizar o pedido de importação ou uso emergencial da vacina, mas que tal decisão deve estar embasada tecnicamente, "não se admitindo a mera alegação de insuficiência da documentação ou a simples alusão a potenciais riscos."

Caso a Anvisa não decida sobre os pedidos de autorização de importação e distribuição no prazo de 30 dias, os estados ficam automaticamente autorizados a importar e distribuir a Sputnik V. Diante da situação, a agência realizará uma reunião extraordinária da diretoria para avaliar os pedidos de autorização.

A União Química e o Fundo Soberano da Rússia protocolaram hoje na Anvisa um novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil. O pedido se refere as 10 milhões de doses inclusas no contrato assinado pelo Ministério da Saúde, no início de março de 2021.

O pedido foi feito de acordo com a lei Nº 14.124 do Congresso Nacional. Nele estão detalhadas informações como resultados de testes clínicos, dados da vacina e demais itens exigidos pela respectiva lei citada e pela Anvisa para aprovação do uso de um imunizante no Brasil.

Vale lembrar que a Sputnik V já apresentou uma eficácia de 91,6% em testes publicado na The Lancet no início de fevereiro de 2021 que já envolveu 19.866 participantes. Já o índice de proteção contra casos graves da COVID-19 foi de 100%.


Este é o segundo pedido para autorização emergencial protocolado pela União Química para uso emergencial da Sputnik V, dessa forma a Anvisa cancelará o pedido anterior. Agora a agência tem até 7 dias para analisar os dados apresentados e aprovar o uso do imunizante caso não haja qualquer questionamento a respeito das informações apresentadas.

O Ministério da Saúde assinou contrato que garante a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, eficaz contra o coronavírus. A expectativa é que até o fim de abril sejam entregues 400 mil doses, 2 milhões até o final de maio e 7,6 milhões em junho. No entanto, o imunizante ainda não possui autorização para ser manipulado no Brasil.

A Sputnik V foi desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya, que firmou parceria com a farmacêutica brasileira União Química para a importação e manipulação do imunizante. A União pretende fabricar a vacina no Brasil, em São Paulo e no Distrito Federal. Caso aprovada pelo Ministério da Saúde, a produção nacional da Sputnik V pode ser efetivada em breve.

A situação do coronavírus no Brasil tem piorado significativamente e governantes seguem enfrentando dificuldades na ampliação da vacinação. Até pouco tempo atrás, não se sabia a eficácia das vacinas da Pfizer e AstraZeneca conta a variante de Manaus.

De acordo com resultados preliminares, a Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra o coronavírus. Nos casos moderados e graves a eficácia foi de 100%. Os resultados foram publicados na revista científica "The Lancet", tendo dados revisados e validados por cientistas especializados.

Agora, a União Química precisará providenciar a liberação para uso emergencial da vacina com a Anvisa o quanto antes, de acordo com Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Uma vacina nasal criada no Brasil, que terá testes iniciados ainda em 2021, pode mudar a situação e aumentar significativamente a velocidade de vacinação.

O que você espera do futuro do processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


64

Comentários

Anvisa divulga nova nota explicativa sobre negação da vacina russa Sputnik V; veja detalhes
  • Apliquem essa vacina nos ministros do STF

    • Só porque a Rússia vái enfiar um processo no rabo deles agora vem com historinha quem manda ser marionete do Doriana que e marionete do Xing ling amarelo

        • Culpa desse lixo de presidente, que não faz nada.

          • Engraçado esse povo... Se a ANVISA libera e, depois, fosse descoberto que não cumpria os pré-requisitos, iriam descer o pau no BOZO, e quando barram pelo mesmo motivo, metem o pau no Bozo. Meu povo, usem os 2% do cérebro que vcs tem pra algo que preste e deixem de militância. A propósito, já leram a bula da Dipirona? Segue: A Dipirona Monoidratada pode causar choque anafilático, reações anafiláticas/anafilactoides que podem se tornar graves com risco à vida e, em alguns casos, serem fatais. Estas reações podem ocorrer mesmo após Dipirona Monoidratada ter sido utilizada previamente em muitas ocasiões sem complicações.Estas reações medicamentosas podem desenvolver-se imediatamente após a administração de Dipirona Monoidratada ou horas mais tarde; contudo, a tendência normal é que estes eventos ocorram na primeira hora após a administração.Normalmente, reações anafiláticas/anafilactoides leves manifestam-se na forma de sintomas cutâneos ou nas mucosas (tais como: prurido, ardor, rubor, urticária, edema), dispneia e, menos frequentemente, doenças/queixas gastrintestinais.Estas reações leves podem progredir para formas graves com urticária generalizada, angioedema grave (até mesmo envolvendo a laringe), broncoespasmo graves, arritmias cardíacas, queda da pressão sanguínea (algumas vezes precedida por aumento da pressão sanguínea) e choque circulatório.Em pacientes com síndrome da asma analgésica, reações de intolerância aparecem tipicamente na forma de ataques asmáticos.

            • Apesar de o Brasil estar precisando de vacinas, foi uma decisão acertada por parte da Anvisa, já que pela análise que eles fizeram, caso aprovassem iam por em risco a população

                • Então avisa para outros 62 países que a Anvisa está certa... Kkkkkkkkk.

                  Um monte de gente sendo imunizada e, até agora, sem problemas. A única vacina que deu zica até agora foi de laboratório famoso. E agora? Coronavac e Sputnik sendo amplamente aplicada e sem apresentar riscos fora da curva normal. Explica isso...

                    • Vamos la. Cada pais tem seu orgao regulador sobre esses itens, vacinas, remedios, alimentos, etc. a anvisa esta a fazer o trabalho dela, como uma estatal seria. só pq um remedio ou vacina é liberado la fora, tem que ser liberado aqui tbm? varios remedios que sao liberados aqui sao proibidos la fora. vide o caso do robson. dipirona q aqui o povo usa a rodo, la fora em muitos paises sao proibidos. entao é normal que se tenha essa burocracia. se a empresa mandar todos os dados certinhos, e tiver tudo em ordem, sera liberado. nao adianta meter o cacete no presidente, pq nessa parte, ele nao tem culpa.

                        • Por que Russia ainda não se imunizou completamente tendo essa vacina maravilhosa? rs

                      • Anvisa desse jeito esta prejudicando o país e prolongando as mortes para mais tempo ainda, se paises como Uruguai, Chile, Argentina não estivessem aplicando a vacina russa e dado certo eu ficava calado

                          • Para quem não entendeu me permita explicar: o governo russo não deixou a Anvisa fazer a inspeção, não entregou os dados pedidos, e a Sputnik foi uma vacina elaborada sem nenhuma transparência, ela é basicamente uma bomba ambulante de erros e erros sucessivos do processo científico da elaboração de uma vacina nos dias de hoje, os países que aprovaram a Sputnik são de maioria subdesenvolvidos e sem o histórico de analisar os medicamentos que entram em seus países. Isso eu não estou dizendo da boca para fora, estava no relatório da própria Anvisa que rejeitou por unanimidade a Sputnik e aprovou a Coronavac, mesmo ela tendo 50% de eficácia, o mínimo possível.

                            • Ou a ANVISA descobriu algo de relevância mundial alegando que a vacina não é segura ou ela fez bobagem que pode ter sido motivada politicamente ou por incompetência própria.

                              • Povo enlouqueceu por causa de vacina, se aparecer alguém pra falar que não é segura a tal vacina logo vão acusa- lo de negacionista. Será que vai demorar para muitos perceberam a politicagem e corrupção que tá rolando nisso.

                                  • Quem quiser usar a Sputnik fique a vontade. Eu não quero uma vacina que é desenvolvida sem nenhuma transparência. Prefiro a Coronavac.

                                    • Mais uma tentativa do GF de prejudicar a vacinação da população.

                                      • Se a vacina é 100% eficaz em casos graves porque não é usada apenas ou em maior parte em casos graves? Não seria uma solução para quem já está na UTI ou entubado?

                                        • Relatório do governo Trump mostra que EUA tentaram persuadir Brasil a não comprar vacina russa

                                          Embaixada americana declarou que tanto ela como os consulados dos Estados Unidos no país nunca desencorajaram o Brasil a aceitar vacinas contra a Covid que fossem autorizadas pelos órgãos reguladores brasileiros.

                                            • Os 20 erros de Bolsonaro durante a pandemia

                                              1. Menosprezo pela doença e a %u201Cgripezinha%u201D
                                              2. Recusa para comprar a CoronaVac
                                              3. Isolamento internacional
                                              4. Ausências de respostas ao TCU
                                              5. Recusa para aquisição da Pfizer
                                              6. Bolsonaro: %u201CNinguém pode obrigar ninguém a tomar vacina%u201D
                                              7. Em embate com Dória, presidente desautoriza Pazuello sobre CoronaVac
                                              8. Bolsonaro comemora incertezas sobre CoronaVac
                                              9. Vacinação e o jacaré
                                              10. Plano impreciso
                                              11. Bolsonaro: %u201CEu não vou tomar vacina e ponto final%u201D
                                              12. %u201CPressa da vacina não se justifica%u201D
                                              13. Bolsonaro sobre compra de vacinas por empresas privadas: %u201CEu não vejo nada demais nisso aí%u201D
                                              14. "Lamentamos as mortes, a vida continua", diz Bolsonaro após 200 mil óbitos da Covid-19
                                              15. Presidente: %u201CVai comprar vacina%u2019. Só se for na casa da tua mãe!%u201D
                                              16. Aglomerações
                                              17. Atraso na criação de um comitê de crise para Covid-19
                                              18. Troca consecutiva de ministros
                                              19. Defesa do "tratamento precoce" e compra em massa de cloroquina
                                              0. Presidente vai ao STF contra decretos dos governadores

                                              Esse País tá uma Ba gunçaaaaaaaaaaaaaaaa

                                                • 1. Menosprezo pela doença e a %u201Cgripezinha%u201D - não foi ele que falou isso.2. Recusa para comprar a CoronaVac - sem autorização da Anvisa não compra mesmo.3. Isolamento internacional - fumou oq?4. Ausências de respostas ao TCU - Oi?5. Recusa para aquisição da Pfizer - Fumou oq2?
                                                  6. Bolsonaro: %u201CNinguém pode obrigar ninguém a tomar vacina%u201D - corretíssimo. Aqui não é uma ditadura!7. Em embate com Dória, presidente desautoriza Pazuello sobre CoronaVac - Ele é o presidente, ele que comanda essa bagaça. Eleito democraticamente e sem comprar ninguém!8. Bolsonaro comemora incertezas sobre CoronaVac - Fonte?9. Vacinação e o jacaré - Fumou oq3?10. Plano impreciso - O seu é melhor né?11. Bolsonaro: %u201CEu não vou tomar vacina e ponto final%u201D - Ninguém é obrigado!12. %u201CPressa da vacina não se justifica%u201D - Ele sabe oq está por trás disso tudo, apenas empresas milionárias querendo ganhar dinheiro com uma vacina pouco eficiente.13. Bolsonaro sobre compra de vacinas por empresas privadas: %u201CEu não vejo nada demais nisso aí%u201D - Se eu puder imunizar meus funcionários pra que eles continuem trabalhando e não percam o emprego é errado? Que burro!14. "Lamentamos as mortes, a vida continua", diz Bolsonaro após 200 mil óbitos da Covid-19 - Lula comemorou a vinda do Corona e ninguém fala nada... "Ainda bem que a natureza criou o Corona Virus". Só pra relembrar a frase do bandido de 9 dedos!15. Presidente: %u201CVai comprar vacina%u2019. Só se for na casa da tua mãe!%u201D - Aplausos!16. Aglomerações - Já andou de ônibus?17. Atraso na criação de um comitê de crise para Covid-19 - Fonte?18. Troca consecutiva de ministros - Luladrão e Burrilma trocaram dezenas de vezes, mas o Bozo é errado. kkkkkkkkk19. Defesa do "tratamento precoce" e compra em massa de cloroquina - Funciona e tem dado efeito, mas o negacionista é o Bozo...20. Presidente vai ao STF contra decretos dos governadores - A constituição ainda é o que rege o Brasil, mas o STF finge seguir(por enquanto)...The End!

                                                  • Tratamento precoce surte o mesmo efeito, reforçar o sistema imunológico , remédios há mais de 100 anos no mercado, peguei coronga o médico receitou azitromicina , zinco e vit D, seguir todos os protocolos fiquei 14 afastado, longe das minha família, não tive sintomas graves, toda essa loucura criada na mídia deixou as pessoas alienadas, meu pai quase morreu quando pegou dengue pela segunda vez, e meu medo e ainda maior se pegar a terceira,......vacina só foi usada por politicagem e para dá muito dinheiro para muita gente, imagina aê 30 tipos de vírus imaginário, 30 vacinas diferentes, é a nova mina de ouro dos corruptos, lógico até o Brasil ser auto suficiente na vacina contra o covid uma nova versão da gripe. Para quem pegar não entre em pânico além da vacina que já está aí , temos o tratamento precoce e funciona. Bolsonaro está certo em não tomar a vacina, ninguém da minha família vai tomar, quem quiser estou doando essas doses são 15 doses ao todo.

                                                    • spam

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Windows

                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                    Economia e mercado

                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista