LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vírus virtual que se propaga como o coronavírus pode ajudar a rastrear número de infecções

15 de março de 2021 0

Pesquisadores da Universidade de Queensland, da Universidade de Melbourne e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um "vírus virtual" capaz de se propagar de forma similar ao coronavírus. O estudo colaborativo deu origem aos fios "Safe Blues", tokens virtuais que circulam e se replicam entre dispositivos mobile através do Bluetooth.

Os tokens foram desenvolvidos para responder ao distanciamento social e apresentam mudanças em suas propriedades virais que diferem em tempo de incubação e nível de contaminação, assim como o coronavírus. As conexões ficam ativas por um tempo no celular infectado e durante esse período ele pode infectar outros, mas a infecção só ocorre a partir de determinada distância entre os dispositivos. Quando o aparelho está isolado, os tokens não se propagam.

Um vírus virtual como esse pode ser capaz de monitorar a transmissão de coronavírus ao redor do mundo de forma mais minuciosa e certeira, uma vez que diferentemente das epidemias biológicas, o número de dispositivos infectados pelas correntes podem ser medidos em tempo real.

Os pesquisadores desenvolveram um app para Android com o intuito de realizar testes nos protocolos e técnicas do programa. A pesquisa final foi publicada no Patterns Journal e pode ser eficaz não somente para respostas imediatas ao coronavírus, mas também para realizar previsões de números de um futuro próximo.

No Brasil, a pandemia de coronavírus continua se alastrando exponencialmente, enquanto a vacinação ainda patina. Pesquisas relacionadas à resistência que alguns pacientes apresentam contra a covid-19 e o desenvolvimento de uma vacina nasal brasileira são alguns dos esforços que os cientistas estão fazendo para reagir ao vírus.


0

Comentários

Vírus virtual que se propaga como o coronavírus pode ajudar a rastrear número de infecções
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020