LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: estudo preliminar aponta possível eficácia da proxalutamida contra COVID-19

17 de março de 2021 9

O coronavírus continua fazendo cada vez mais vítimas em todo o mundo. Hoje já foram registrados 3.149 óbitos somente no Brasil. Infelizmente poucos medicamentos podem ser utilizados no tratamento dos infectados e agora um grupo hospitalar brasileiro aponta que a proxalutamida pode ajudar na recuperação desses pacientes de acordo com um estudo preliminar.

A proxalutamida é um medicamento utilizado no tratamento de câncer, especialmente no da próstata por conta da sua reação com a testosterona. Ela ainda não é vendida no Brasil e também não tem autorização da Anvisa para ser utilizada no tratamento do coronavírus.

A pesquisa apresentada pelo Grupo Samel foi realizada em parceria com a Applied Biology e não cita a proxalutamida diretamente, mas explica como ela pode ser utilizada para tratar infectados pelo coronavírus.


O estudo envolveu 590 pacientes com mais de 18 anos e com 25% a 50% dos pulmões comprometidos pela COVID-19. Eles ainda tinham oxigenação inferior a 90% no ar ambiente e todos necessitaram de oxigenação adicional de alto fluxo. Entretanto, nenhum deles apresentou problemas no fígado ou nos rins.

Desse total, os 235 receberam a droga logo nos primeiros dias internados tiveram o tempo de internação e necessidade de intubação reduzidos em 70%. Já o número de óbitos caiu 50%. Já os demais que não receberam a proxalutamida apresentaram uma taxa de mortalidade de 47,6% (141 óbitos), enquanto que esse índice entre os medicados foi de apenas 3,7% (12).

É interessante lembrar que o Grupo Samel não detalhou quais tratamentos além da droga foram administrados em todos os pacientes, que estavam em 12 hospitais diferentes. Isso levanta a suspeita se a proxalutamida foi realmente a responsável pela diferença nos números.

Carlos Waimber, que é dermatologista e um dos autores do estudo, afirma que a proxalutamida desativa a enzima TMPRSS2. Isso "cortaria" as espículas do coronavírus, que são a estrutura responsável por permitir que ele entre nas células do organismo.

É importante mencionar que o estudo realizado pelo Grupo Samel ainda não foi publicado por nenhuma revista científica e muito menos passou por revisão de pares, que é quando outros cientistas tentam replicar o mesmo resultado. Este método é o responsável por apontar a ineficácia de outros medicamentos como a cloroquina e ivermectina, que pareciam ter efeitos positivos na recuperação dos pacientes num primeiro momento, mas não trazem nenhum benefício ao paciente nestes casos.

O estudo, que ainda está sendo redigido, deve ser enviado pelo Grupo Samel ao New England Journal of Medicine para revisão assim que for concluído. Até lá, o ideal é analisar o estudo com cautela e aguardar resultados sólidos para afirmar se a droga é realmente eficaz ou não no tratamento da COVID-19.


9

Comentários

Coronavírus: estudo preliminar aponta possível eficácia da proxalutamida contra COVID-19
  • Isso é um hormônio bloqueador masculino. A ideia de usar essa droga foi pq pensava-se que morria mais homens que mulheres.

    https://blogs.oglobo.globo.com/malu-gaspar/post/estudo-da-nova-cloroquina-de-bolsonaro-tem-indicios-de-fraude-e-falhas-graves.html

      • O presidente tem que falar mal pro tratamento ir pra frente.

          • Exatamente. O mais interessante são asnos que torcem para o remédio dar errado apenas por questões políticas, detalhe, o governo nada tem com a iniciativa deste estudo. Torçam para que dê certo, pq se não serão as suas vidas que continuarão em risco seus idiotas.

            • Finalmente. Achei que não iam postar. Esse sim o medicamento que pode liberar a ocupação extrema dos leitos. Assim como na gripe H1N1 havia o Tamiflu até a chegada da vacina.

                • Daqui 10 minutos essa notícia vai ta rolando nas maos dos jumentos bolsonaristss em grupos de Fake News tal qual como o %u201Ctratamento precoce%u201D

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                  Android

                  Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020