LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sai em 2022? Supostas especificações técnicas do PS5 VR vazam na internet e indicam melhorias

04 de agosto de 2021 3

Atualização (04/08/2021) - GS

A Sony tem se mantido em silêncio sobre a aguardada nova versão do PlayStation VR. Desde que revelou os novos controles do dispositivo, a gigante japonesa não nos deu nenhuma outra novidade sobre eles.

Com rumores indicando que o lançamento pode acontecer no natal de 2022, supostas informações técnicas do novo VR começaram a circular na internet esta semana, indicando grandes melhorias em relação à versão anterior do aparelho.

Segundo o canal do YouTube ‘PSVR Without Parole’, as informações vieram de uma suposta apresentação da Sony para investidores.

Segundo os rumores, o nome oficial do dispositivo não foi confirmado, com o aparelho sendo tratado apenas como “NGVR” ou “Realidade Virtual de Próxima Geração”. Veja as especificações reveladas pelo vídeo:

  • Telas OLED com resolução de 2000×2040 por olho.
  • Suporte a HDR.
  • Campo de visão de até 110 graus.
  • Escala de resolução que acompanha rastreamento da visão.
  • Feedback Tátil incluso para diminuir enjoos e aumentar imersão.
  • Novo controle virá junto ao headset.
  • Analógicos do controle terão sensores capacitivos, que irá mapear a mão do jogador. Também terão feedback tátil e gatilhos adaptáveis.
  • A Sony quer entregar jogos com qualidade AAA, que podem ser jogados tanto numa TV, quanto no headset. Sem mais “experiências VR”.
  • Não foi mencionada a retrocompatibilidade com jogos do primeiro PSVR.
  • Não foi dada uma data de lançamento ou mostrado o headset. Entretanto, uma revelação completa acontecerá no início de 2022.

Como podemos ver, as especificações acima condizem com rumores revelados anteriormente, incluindo resolução 4K e feedback tátil nos óculos, contudo, teremos de aguardar uma confirmação oficial da Sony.

Atualização (16/06/2021) - GS

Desde que a Sony oficializou a nova geração do VR no PlayStation — inclusive revelando os controles do novo dispositivo —, os fãs mal podem esperar por mais informações, incluindo a data de lançamento.

Enquanto alguns rumores afirmam que a grande novidade dos novos óculos será a renderização em 4K, parece que o dispositivo trará melhorias em sua construção também, tal como um painel OLED da Samsung.

Segundo uma matéria feita pela Bloomberg, o novo PlayStation VR deve ser lançado por volta do natal de 2022, o que daria mais tempo para novos usuários do PS5 se estabelecerem. Embora o console esteja com uma alta taxa de vendas, a falta de unidades disponíveis no mercado faz com que muitos consumidores ainda tenham que esperar para entrar na nova geração.

Por enquanto, não sabemos muito, além disso. Nos próximos meses, é provável que a Sony finalmente divulgue novos detalhes oficiais de seu novo VR, conforme nos aproximamos do lançamento, bem como os primeiros jogos que acompanharão o novo dispositivo. A primeira versão do hardware foi um sucesso, principalmente se comparada aos números gerados por outras soluções semelhantes e é fácil imaginar que o PSVR 2 poderia se tornar o mais vendido de sua geração.

Você está ansioso pelo novo VR do PlayStation?

Atualização (11/05/2021) - Por GS

A Sony tem mantido o novo sistema VR do PS5 em mistério quase absoluto. Embora os detalhes iniciais do sistema e até mesmo os novos controles em formato de luva já tenham sido revelados, ainda não sabemos se os óculos sofrerão mudanças e quais inovações tecnológicas eles trarão.

Segundo um recente post do site UploadVR, o novo sistema VR contará com resolução 4000×2040 pixels (2000×2040 por olho), contando com um canal de separação e ajuste das lentes, além de um sistema de rastreamento de olhar capaz de otimizar a renderização.

O rumor também afirma que um motor no headset pode ser usado pelos desenvolvedores para oferecer o sistema de feedback háptico direto.

A resolução dos novos óculos da Sony parece ser levemente menor que o líder de mercado HP Reverb G2, mas melhor que a do Oculus Quest 2. A resolução deve suportar cerca de 8,16 milhões de pixels totais. O novo headset VR irá usar uma conexão USB Tipo-C entre o console e os óculos.

O novo dispositivo também deve usar câmeras integradas para rastrear a posição dos controles, dando mais liberdade de movimento para os jogadores.

As novas melhorias devem aumentar significativamente o realismo e a precisão dos jogos em VR, já que o rastreio do olhar permite um melhor posicionamento de objetos nos jogos, bem como deixar algumas partes do cenário com maior resolução.

Ainda não ficou claro como o feedback háptico irá funcionar no headset, já que pode ser bem incômodo ter algo vibrando em sua cabeça constantemente, mas caso o rumor se confirme, novos detalhes devem ser divulgados em breve.

Texto original - 18/03/2021

Há cerca de um mês, a Sony divulgou as primeiras informações sobre seu novo sistema VR, que acompanhará os jogos do PS5. Agora, a empresa liberou imagens e as funções dos controladores para realidade virtual, que são bem diferentes dos que a gente estava acostumado a ver na geração anterior.

Seguindo a mesma linha do novo DualSense, os controladores VR buscam aumentar a imersão dos jogadores, que além de entrar nessa realidade virtual, também experimentarão sensações na palma de suas mãos ao jogar.

O novo design

De acordo com a própria PlayStation, o novo controle possui um design em formato de "orb", que se assemelha a uma luva que se encaixa nas mãos do jogador.

O novo controle foi desenvolvido para a melhor ergonomia e usabilidade.

Funções inéditas

Como dissemos acima, o foco do novo sistema VR é passar ao jogador sensações enquanto joga. Com isso, os novos controladores vêm acompanhados de diversas funções especiais.

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou no PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, tão essenciais para VR.
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.
  • Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR através de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.
Foto: Reprodução

A Sony afirma que os protótipos dos novos kits VR serão enviados em breve aos desenvolvedores, o que significa que ainda vai levar um tempo para ver esse equipamento em ação.

O que achou dos novos controles? Pretende adquirir o sistema VR do PS5?


3

Comentários

Sai em 2022? Supostas especificações técnicas do PS5 VR vazam na internet e indicam melhorias
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas