LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Marcos Pontes anuncia pedido de testes para nova vacina brasileira

26 de março de 2021 5

Mais uma vacina brasileira contra o novo coronavírus pode, em breve, ver o começo dos testes em humanos em nosso país. Nesta sexta-feira (26), o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, divulgou que já foi enviado um pedido à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para a aprovação do início dos testes da Versamune, imunizante desenvolvido no Brasil e apoiado pelo Governo Federal.

Segundo o ministro, o pedido foi enviado ao órgão na última quinta-feira (25) e, agora, é necessária a aprovação da Agência para que seja iniciada a fase de testes do antiviral com voluntários brasileiros.

Apesar de o anúncio do Ministério da Ciência e Tecnologia ter sido feito após o governador de São Paulo, João Doria, ter divulgado que o Instituto Butantan já protocolou um pedido para iniciar os testes da Butanvac – vacina desenvolvida pelo instituto – junto à Anvisa, Marcos Pontes explica que o pedido do governo federal para os testes da Versamune foi feito antes disso:

“Do meu ponto de vista, não tem nada a ver um fato com o outro porque nós temos trabalhado nisso. Eu tenho anunciado aqui a sequência do trabalho com as vacinas nacionais por bastante tempo”, explicou o ministro. “Deve ter sido uma coincidência aí que ele [João Doria] apresentou em São Paulo essa outra possibilidade. O que é bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais”, concluiu.

Imagem: reprodução

A Versamune está em um dos 15 protocolos de pesquisas de uma nova vacina contra o novo coronavírus, que são apoiadas pelo Governo Federal. O ministro da Ciência e Tecnologia destaca que o imunizante pendente de autorização da Anvisa é o que está em um estágio mais avançado nos estudos: “Três dessas vacinas avançaram nos pré-testes e agora elas estão entrando na fase dos testes clínicos. (...) Uma dessas vacinas já tem o protocolo registrado na Anvisa para testes clínicos.”

O ex-astronauta explicou que os desenvolvedores da Versamune começaram a enviar os documentos de solicitação para a Anvisa no dia 13 de fevereiro, e que na última quinta-feira (25) pediram autorização para início dos testes clínicos de fases 1 e 2.

A Versamune – registrada como Versamune®️-CoV-2FC – é desenvolvida pela empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e pela estadunidense PDS Biotechnology Corporation, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

O imunizante utiliza a tecnologia da “proteína recombinante”, na qual os pesquisadores cultivam réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus utiliza para entrar nas células do corpo. Após ser extraído e purificado, o material é embalado em nanopartículas, desenvolvidas pela PDS Biotech, do mesmo tamanho do vírus.


5

Comentários

Coronavírus: Marcos Pontes anuncia pedido de testes para nova vacina brasileira
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020