
15 Abril 2021
04 de abril de 2021 0
Robôs com luzes montadas em forma de cruz que lançam feixes de raios ultravioletas em aeronaves até o final dos corredores – parece ficção, mas o processo, que não demora mais que 13 minutos por compartimento (em aviões de médio porte) está sendo adotado em fase de testes e é capaz de limpar completamente o ambiente de ameaças como o coronavírus causador da Covid-19, que já matou mais de 330 mil brasileiros.
Isso é algo que começou a ser adotado pela empresa Suíça Uveya e que pode ser que passe a fazer parte mundialmente do "novo normal", para garantir voos cada vez mais seguros para todos os passageiros em meio a uma pandemia sem previsão de acabar.
A tecnologia já está sendo empregada em modelos da Helvetic Airways, porém, pelo fato de ser perigosa para os humanos, é aplicada através de um sistema autônomo, ou seja, todo o avião é desinfetado sem contato humano com a máquina.
Os robôs também verificam a existência de resquícios físicos e químicos, para garantir que o passageiro não entrará em contato com nada que possa ameaçar sua saúde.
A luz ultravioleta é uma tecnologia comprovada na caça a vírus e bactérias e, por causa de sua eficácia, tem sido empregada há mais de 50 anos em hospitais e laboratórios.
A empresa responsável pelos robôs, a Dnata (que também participa dos testes com a Uveya) pretende comercializar as máquinas por algo que, na conversão daria em torno de R$ 90 mil – de fato, um investimento pesado para as companhias aéreas mas que pode fazer toda a diferença na hora de garantir a segurança dos passageiros.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários