LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

App detecta coronavírus e outras doenças através da voz utilizando inteligência artificial

05 de abril de 2021 0

A pandemia de coronavírus fez com que ciência e tecnologia se empenhassem, além da busca por vacinas, no desenvolvimento de diagnósticos eficazes. Os testes rápidos são essenciais para o controle da pandemia, levando em consideração a velocidade de propagação da Covid-19, especialmente da variante agressiva descoberta no Brasil, através do contato com superfícies e pessoas contaminadas.

A variedade de sintomas, ou mesmo a falta deles, torna a detecção do coronavírus ainda mais difícil. Foi pensando nisso que a empresa israelense Vocalis desenvolveu um aplicativo com Inteligência Artificial capaz de detectar doenças através de características da voz do paciente, sem que ele precise visitar um hospital para ser testado.

Vocalis Health

O aplicativo Vocalis Health coleta dados ou biomarcadores presentes na voz do indivíduo e identifica características relacionadas a possíveis doenças a partir de análises.

O algoritmo extrai cerca de 512 biomarcadores sobre a amostra de voz fornecida, e cria um espectrograma que indica quais enfermidades o usuário pode estar portando no momento.

Se a ideia for diagnosticar uma doença específica, o aplicativo organiza ensaios clínicos para entender qual tipo de gravação de voz deve ser realizada e quais biomarcadores presentes na voz deverão ser analisados. No caso do coronavírus, por exemplo, o programa procura por sintomas como febre, dor de cabeça e falta de ar.

De acordo com a Vocalis, o aplicativo funciona em diversos idiomas e as amostras de áudio coletadas não envolvem informações pessoais. Os usuários contam de 50 a 70 para treinar o algoritmo e receber um diagnóstico em menos de um minuto.

A fase de testes do app contou com mais de 275.000 participantes falantes de diferentes idiomas. No final do projeto, pesquisadores concluíram que o algoritmo conseguiu 81.2% de precisão na detecção do coronavírus, incluindo casos assintomáticos.

As inovações no segmento do diagnóstico da Covid-19 já resultaram também na criação de um teste retal, aplicado pela China, e o desenvolvido pela Kroger Health, capaz de ser realizado via smartphone.

A Vocalis pretende reunir mais dados para tornar o diagnóstico da Covid-19 ainda mais robusto e preciso, além de comercializar a solução inteligente e expandi-la para outras regiões do mundo.

Atualmente as ferramentas da empresa estão disponíveis apenas nos Estados Unidos, Chile, Indonésia, África do Sul, Romênia e Luxemburgo nos setores público e privado. Confira mais detalhes sobre o Vocalis Health no site oficial do app.

O que você achou da novidade? Conte sua opinião nos comentários!


0

Comentários

App detecta coronavírus e outras doenças através da voz utilizando inteligência artificial
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020