Economia e mercado 05 Abr
Anunciada há pouco mais de 4 anos, a GTX 1080 Ti foi um verdadeiro salto de desempenho na época, superando por muito a sua antecessora GTX 1080, a toda poderosa Titan X, e deixando muito para trás, na época, a grande concorrente da marca: AMD. E agora ela pode estar de volta.
Sendo a primeira detentora da muito elogiada arquitetura Pascal, especulações sugerem a retomada na fabricação da GTX 1080 Ti. Isso, pois após um usuário do Korean Forums ter enviado sua antiga 1080 Ti para um serviço de RMA (Product Repair Service – Serviço de reparo do produto), o mesmo recebeu uma placa nova do mesmo modelo e de fabricação em 2021!
Um resumo do que aconteceu no fórum pode ser visto abaixo numa compilação feita pelo usuário do twitter ‘harukaze5719’:
He sent serial number. I haven't used EVGA GPU. So anybody knows this claim is true? https://t.co/FT3NHvBrmM pic.twitter.com/w07o4QlN0J
— 포시포시 (@harukaze5719) April 5, 2021
Por mais que marcas a exemplo da EVGA confiram garantias de até 3 anos nas suas placas, não faz muito sentido que novos lotes de uma placa sejam produzidos em um momento tão tardio, ainda mais quando inúmeros outros modelos já surgiram como substitutos a ela.
Até mesmo para estoque de reposição de garantia, a produção costuma acontecer muito antes do lançamento completar 4 anos, o que torna o ano de fabricação do modelo recebido um tanto quanto suspeito.
De qualquer forma, a Nvidia recentemente retomou com a produção de modelos mais antigos, a exemplo da GTX 1050, GTX 1650 e RTX 2060 para tenta suprir a escassez de GPUs no mercado. Com isso, não seria tão inesperado assim se retomasse, também, com a produção da GTX 1080 Ti. No entanto, nesse momento, tudo não passa de especulação.
Comentários