LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: maioria dos internados em UTIs no Brasil tem menos de 40 anos

11 de abril de 2021 26

Nas últimas semanas temos visto chegar ao noticiário o constante aumento nos números de casos e mortes, bem como o estrangulamento do sistema público de saúde, em o que pode ser considerado até então o pior período da pandemia de coronavírus (Covid-19) em território brasileiro.

No entanto, ao contrário do que vimos até então, o perfil dos internados em estado grave está mudando e, segundo levantamento foi feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) na plataforma UTIs Brasileira, o país conta hoje com 52,2% dos leitos de Terapia Intensiva ocupados por pessoas com até 40 anos.

Essa mudança no perfil de internação possivelmente é atrelado a uma soma de fatores, o que inclui a imunização da população mais velha (que vem sendo priorizada na vacinação ao redor do país, tendo sido identificada uma queda de internação de 42% nas internações de pessoas acima dos 80 anos), acompanhado do relaxamento das medidas de prevenção, incluindo a necessidade de utilização do transporte público (normalmente lotado) e das aglomerações em festas e outros eventos evitáveis.

Outra informação revelada pelo levantamento é que os internados abaixo de 40 anos tendem a permanecer mais tempo nos hospitais, desmentindo a máxima de que jovens podem se recuperar mais rápido e explicando em parte a dificuldade de vagas no sistema de saúde, tendo em vista que o giro de disponibilidade é menor.

Internação de mais jovens já é maioria no sistema de saúde nacional | Imagem: Flickr/Ministério da Saúde

Não menos importante, o levantamento também revela que o país também registrou aumento no número de infectados que acabam precisando de acesso à ventilação mecânica, sendo esse número 40% superior ao registrado em dezembro do ano passado.

Para chegar a esses números, a Amib utilizou como amostragem um total de 20.865 leitos de UTI no país (25% de todas as unidades), dentre os quais dois terços foram de unidades no sistema privado e o restante, na rede pública.


26

Comentários

Coronavírus: maioria dos internados em UTIs no Brasil tem menos de 40 anos
  • Se já vacinaram os idosos com pé na cova o correto é isso mesmo né

    • Ué? E os "grupos de risco"?? E os "grupos prioritários"??

      Ninguém aprendeu com a AIDS que não existe grupo de risco...
      Existe COMPORTAMENTO DE RISCO!!

      Máscara N95 é a nova camisinha! Todo mundo tem que usar e acabou!!

      Mas o gado não pressiona nem por vacina, muito menos por máscara N95!

        • Você falou tudo!!! Concordo 100% com você

            • Será que agora as pessoas vão aprender?

              • O governo tem culpa? Têm. Mas, a maior culpada é a população. Esse momento mostrou o lado egocêntrico do brasileiro. Eu tenho uma preocupação maior do mundo quando vou visitar meus pais. Sempre vou de máscara e ainda obedecendo distanciamento. Também não quero infectar ninguém, nem familiar, nem desconhecido, tampouco quero pegar o vírus. Faço a minha parte e graças a Deus tem dado certo.

                O que vejo na rua é gente sem máscara, e até no comércio (odeio isso) e sempre desvio desse povo quando estou fazendo compra, nem disfarço. A impressão que tenho é que o próprio brasileiro é o maior vilão, não o vírus em si. Acham que a natureza é que tem que se adaptar a eles e não o contrário. Não tem compaixão dos médicos que estão exaustos e colocam sua vida em risco, muitas vezes para salvar até aqueles que não acreditam na pandemia.

                  • Concordo Plenamente com Você!!! Se todo mundo tivesse esse mesmo pensamento, a situação estaria bem melhor... Aliás, o mundo estaria melhor!

                      • Claro que tem culpa, quem é que dizia que a pandemia era uma gripizinha e vive em atrito com governadores por causa das medidas preventivas, quem é que foi contra a ciência e o uso de máscaras em locais públicos? Quem é que quer todos os comércios abertos, inclusive igrejas e bares no meio do Covid19?
                        Só quem defende esse genocídio é quem tem os mesmos pensamentos que o preaidente

                      • Se tivesse comprado vacinas a mais tempo e a anvisa parado de fazer c* doce nada disso teria acontecido

                        • deveria ter uma lei que quem fosse pego em festa , deveria informar os dados para se um dia precisa de leito a pessoa nao ocupar o lugar de quem realmente precisa

                          • Aqui no bairro na Capital de São Paulo, o povo parece que não tá nem aí com covid andam pelas ruas como se fosse nada, só com máscara quando for entrar em algum estabelecimento ou condução, aqui tá uma vergonha!

                              • "É só me intubar porr@!". Os leitos UTI (privados e públicos) já estão colapsados, não há sedativos e neurobloqueadores (vc será amarrado na cama e ficara consciente durante todo o processo de intubação), e 08 em cada 10 pacientes que são intubados no BR, saem direto dá UTI dentro num saco plástico cinza. Continuem se aglomerando jovens!!!

                                  • O pior, o presidente queria imunização por rebanho, o problema que todo vírus evolui e sofre mutação, por isso a comunidade científica deixou claro que isso não poderia ocorrer, e veja que temos hoje uma variante que se desenvolveu no Brasil devido ao governo federal não fazer nada, atrapalhar os estados, o presidente estimulando o povo a continuar a viver, isso o que ocorre dos jovens nos leitos de UTI é basicamente isso, os jovens acreditaram no presidente que só idoso sofreria com o vírus.

                                      • Mas mas mas mas....
                                        Eles não tinham um histórico de atleta?

                                        • 1iii = 12MP

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                            Android

                                            Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020