LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como desistir de uma compra na Steam e pedir reembolso

23 de abril de 2021 0

Quem nos acompanha diariamente, sabe que além de trazer as notícias mais recentes do mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando somar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutorias para poder extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Dando sequência a essa rotina, hoje daremos mais uma dica valiosa; dessa vez, para quem é usuário da Steam! Aprenda logo a seguir como devolver um produto comprado na plataforma e pedir reembolso.

Como devolver um jogo na Steam e pedir reembolso

Desde 2015, graças a uma mudança na política da Valve, a Steam permite que seus usuários façam a devolução do conteúdo adquirido na plataforma e solicitem o reembolso do valor despendido, independente do motivo, contando que esteja dentro dos requisitos solicitados.

Isso é, independente do usuário ter comprado o jogo por acidente, ter comprado e se arrependido ou, simplesmente, não ter gostado do jogo, a Steam permite que a devolução seja feita. No entanto, é necessário que algumas regras sejam atendidas para que esse reembolso seja aceito – até para que os jogadores não abusem do sistema.

Requisitos para reembolso

  • Jogos: o título não pode ter sido adquirido há mais de 14 dias e não pode ter sido jogado por mais de duas horas;
  • Conteúdo adicional (DLC): o conteúdo não pode ter sido adquirido há mais de 14 dias e, a partir da data da compra da DLC, o jogo base não pode ter sido jogado por mais de duas horas;
  • Bundles (pacotes de jogos): nenhum dos itens do pacote pode ter sido transferido e o tempo total de uso de todos os itens não pode ter extrapolado duas horas;
  • Compras antecipadas: o reembolso pode ser pedido a qualquer momento antes do lançamento. A partir do lançamento, as regras de reembolso passam a ser iguais a de uma compra comum;
  • Compras dentro dos jogos: para jogos da Valve, desde que o item não tenha sido consumido, modificado ou trocado, o reembolso poderá ser pedido em até 48 horas. Para os jogos de outros desenvolvedores, cabe a empresa ter ativado ou não o reembolso da compra. O jogador será avisado na hora da compra se o item a ser adquirido possui o reembolso. Caso não haja avisos, a compra não será reembolsada;
  • Créditos na carteira: para receber o reembolso de um crédito adquirido, o pedido deve ser realizado em até 14 dias após a compra e nenhum destes créditos pode ter sido utilizado.

Como solicitar o reembolso

Caso você esteja dentro dos requisitos listados acima, basta seguir o passo a passo descrito abaixo para solicitar o reembolso da sua compra. Para jogos que entraram em promoção logo após a compra, a Steam permite que seja solicitado o reembolso para que o usuário adquira o conteúdo no valor promocional.

  • Acesse a página de suporte da Steam clicando aqui.
  • Caso seja necessário, inicie a sessão com seu login e senha.

  • Clique em Compras.

  • Encontre na lista a compra que deseja receber o reembolso. Se a compra não estiver mais na lista, não será mais possível pedir o reembolso.

  • Com a tela da compra aberta, clique em Desejo ser reembolsado.

  • Mais uma vez, se necessário, clique na opção Desejo solicitar um reembolso.

  • Na nova tela, selecione onde o reembolso deverá ser feito (na sua carteira Steam ou de volta a plataforma de pagamento).
  • Selecione o motivo do reembolso e, se desejado, escreva uma observação detalhando o problema (se houver).
  • Clique em Enviar solicitação.
    • Uma confirmação da solicitação de reembolso será enviada para o seu e-mail.

Pronto, você solicitou o reembolso! Agora, basta aguardar um e-mail da Steam na conta cadastrada junto ao seu usuário para saber se ele foi aprovado ou não. A Steam resguarda o direito de revogar solicitações de reembolso caso perceba que o jogador esteja utilizando a ferramenta para jogar títulos de graça.

Caso seja aprovado, o reembolso poderá ser devolvido diretamente no método de pagamento original, desde que esse tenha sido PayPal, Visa internacional, MasterCard internacional e JCB. Para pagamentos por boleto bancário, PagSeguro, cartão de débito ou cartão de crédito nacional, por outro lado, o reembolso será feito obrigatoriamente na carteira da Steam.

E aí, curtiu essa dica? O que gostaria de ver por aqui no TC Ensina? Conta tudo para a gente aqui nos comentários! ;)


0

Comentários

TC Ensina: como desistir de uma compra na Steam e pedir reembolso
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista