LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Butanvac passa a ser produzida em São Paulo; testes clínicos começam em breve

28 de abril de 2021 46

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (28) que passará a produzir integralmente a Butanvac, vacina contra o coronavírus com formulação e matéria-prima brasileira. Em coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB/SP) apontou que o primeiro lote de fabricação consistirá em 1 milhão de doses e terá início ainda hoje.

Conforme a própria entidade declara, este é um momento histórico para a ciência brasileira. O imunizante — que ainda não foi aprovado pela Anvisa para estudos — deverá iniciar os testes clínicos em breve, com expectativa de produção de 18 milhões de doses até a primeira quinzena do mês de junho.

No momento, o composto do Instituto Butantan aguarda aprovação da Anvisa para testes clínicos da fase 1 e 2, tendo sido testada apenas em animais. Na última terça-feira (27), a agência expressou hesitação para atender aos pedidos do instituto, apontando que os requisitos para liberação dos testes não foram atendidos, dando ao Butantan um prazo de 120 dias para protocolar um novo documento.

Dimas Covas, diretor do instituto, afirmou que está descrevendo a metodologia novamente de forma que atenda às exigências, mas espera que o órgão regulador seja mais ágil nessa conversação. "Muitas das questões que vieram são relativas ao processo de fabricação, e não ao estudo clínico, portanto já poderiam ter sido solicitadas", comentou.

Num momento de pandemia queremos celeridade porque estamos prontos a responder qualquer questionamento da forma mais rápida possível. A Anvisa tem elementos nas suas mãos para fazer essa análise o mais rapidamente possível e autorizar o início dos estudos clínicos, que é o que queremos.

Dimas Covas


Médico, professor e diretor do Instituto Butantan.

Com a aprovação da agência, poderão ser iniciados testes da fase 3 contando com até 9 mil participantes que serão inoculados pela Butanvac, a fim de avaliar sua eficácia. Caso a vacina se mostre suficientemente eficaz, poderá ser a primeira vacina produzida sem matéria-prima importada.

Comprovadamente eficaz contra a cepa P.1 e outras variantes que causaram um aumento exorbitante no número de casos de Covid-19 no Brasil, a Butanvac poderá ser uma das vacinas aplicadas no país ainda este ano, conforme avalia João Doria.

Formulação da Butanvac

O Instituto Butantan usufrui de sua experiência com vacinas contra o Influenza, vírus causador da gripe, para ter um desenvolvimento ágil de uma fórmula eficaz contra o SARS-CoV-2. Cepas do vírus são cultivadas em ovos embrionários que gera fragmentos de um vírus inativado — no caso, um indivíduo da família dos Paramyxovirus, causadores da Doença de Newcastle.

Com o vírus geneticamente modificado para adquirir as proteínas espinhosas do coronavírus, é criada uma fórmula capaz de instruir as células defensoras do organismo a combaterem o patógeno. O instituto ressalta que, se tratando de um vírus que não causa sintomas em seres humanos, o causador da Doença de Newcastle como vetor da vacina é uma tecnologia segura.

Por ora, a CoronaVac é a vacina mais utilizada no país, representando 80% das aplicações, seguida pela única alternativa, o imunizante da Oxford/AstraZeneca. Caso a Butanvac seja aprovada brevemente, é possível que sua inoculação seja maioritária em seu país nativo, dado que encargos de importação e logística deixarão de existir, enquanto o fornecimento deverá ser mais célere.

Você pode conferir o relatório diário de casos de coronavírus no Brasil aqui.


46

Comentários

Butanvac passa a ser produzida em São Paulo; testes clínicos começam em breve
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020