Curiosidade 30 Abr
O DualSense é um dos maiores diferenciais do PS5, já que eles aumentam muito a imersão dos jogos, ao oferecer sensações como o peso de caminhar por um terreno com lama ou as gotas de chuva caindo em sua pele, além é claro dos gatilhos adaptáveis, que ajustam a intensidade de pressão de acordo com a ação que seu personagem deve executar.
Mas e se eu te dissesse que a Sony já estava testando algumas tecnologias similares à do DualSense lá nos anos 2000, quando o PlayStation 2 foi lançado?
Bem, isso não é apenas uma teoria, já que um YouTuber descobriu que os antigos controles do PS2 também tinham diferentes funções de acordo com a intensidade de pressão nos botões, um recurso que foi usado por alguns jogos daquela geração.
Segundo o vídeo que exemplifica a função, podemos notar que, ao pressionar os botões xis, quadrado, círculo e triângulo com diferentes intensidades de pressão, os jogos respondiam de maneiras diferentes.
Um dos exemplos é o jogo GTA San Andreas. Ao pressionar o botão xis enquanto CJ estava na bicicleta, o usuário fazia com que o boneco começasse a pedalar, contudo, pressionando o botão mais levemente, a velocidade da pedalada era menor.
O mesmo princípio vale para o jogo Gran Turismo, em que os carros eram acelerados com maior velocidade ao pressionar o botão xis mais fortemente.
Outro exemplo vem do jogo Metal Gear: Solid, onde as armas eram disparadas ao pressionar o botão quadrado, mas quando esse mesmo botão era pressionado mais levemente, Snake apenas mirava a arma sem atirar.
Para descobrir quais jogos eram compatíveis com essa tecnologia, bastava que os usuários olhassem na caixa dos jogos e buscassem por uma TAG que indicava o uso de "Pressure ou Touch Sensitive".
É legal descobrir que a Sony vem implementando funções inovadoras em seus controles há bastante tempo, mas você sabia que o controle de PS2 funcionava assim?
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