LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Olha a Reciclagem! Controles do PS2 tinham tecnologia similar à do DualSense do PS5

30 de abril de 2021 13

O DualSense é um dos maiores diferenciais do PS5, já que eles aumentam muito a imersão dos jogos, ao oferecer sensações como o peso de caminhar por um terreno com lama ou as gotas de chuva caindo em sua pele, além é claro dos gatilhos adaptáveis, que ajustam a intensidade de pressão de acordo com a ação que seu personagem deve executar.

Mas e se eu te dissesse que a Sony já estava testando algumas tecnologias similares à do DualSense lá nos anos 2000, quando o PlayStation 2 foi lançado?

Bem, isso não é apenas uma teoria, já que um YouTuber descobriu que os antigos controles do PS2 também tinham diferentes funções de acordo com a intensidade de pressão nos botões, um recurso que foi usado por alguns jogos daquela geração.

Segundo o vídeo que exemplifica a função, podemos notar que, ao pressionar os botões xis, quadrado, círculo e triângulo com diferentes intensidades de pressão, os jogos respondiam de maneiras diferentes.

Um dos exemplos é o jogo GTA San Andreas. Ao pressionar o botão xis enquanto CJ estava na bicicleta, o usuário fazia com que o boneco começasse a pedalar, contudo, pressionando o botão mais levemente, a velocidade da pedalada era menor.

O mesmo princípio vale para o jogo Gran Turismo, em que os carros eram acelerados com maior velocidade ao pressionar o botão xis mais fortemente.

Outro exemplo vem do jogo Metal Gear: Solid, onde as armas eram disparadas ao pressionar o botão quadrado, mas quando esse mesmo botão era pressionado mais levemente, Snake apenas mirava a arma sem atirar.

Para descobrir quais jogos eram compatíveis com essa tecnologia, bastava que os usuários olhassem na caixa dos jogos e buscassem por uma TAG que indicava o uso de "Pressure ou Touch Sensitive".

É legal descobrir que a Sony vem implementando funções inovadoras em seus controles há bastante tempo, mas você sabia que o controle de PS2 funcionava assim?


13

Comentários

Olha a Reciclagem! Controles do PS2 tinham tecnologia similar à do DualSense do PS5
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista