LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas criam nova técnica para reciclar baterias de íons de lítio

30 de abril de 2021 0

Enquanto várias empresas têm estudado criar alternativas para as baterias de íons de lítio, cientistas da Universidade de Washington foram na direção contrária e desenvolveram um método para poder reciclá-las.

De acordo com a pesquisa, a técnica seria capaz de gerar uma recarga eletroquímica das células do material mesmo com os eletrodos já gastos. Assim, conseguiriam regenerar os compostos essenciais do componente. Um deles consistiria no óxido de lítio-cobalto.

Imagem: Reprodução

Os pesquisadores inseriram íons de lítio nos resíduos de eletrodos através de eletrodeposição, a fim de gerar um campo elétrico que tornasse possível incorporar esses íons no eletrodo. Segundo o líder do estudo, o professor Zhen He, a escolha foi uma alternativa a ter que recuperar os elementos individuais.

“Uma vez que 95% dos materiais ainda estão lá e podem ser usados, queríamos ver se poderíamos regenerar os compostos de óxido de lítio-cobalto diretamente em vez de recuperar elementos individuais e, em seguida, colocá-los juntos para ser um composto útil novamente.”


Zhen He

Professor e líder do estudo

He ainda acrescenta que o procedimento usado por sua equipe consegue ser eficiente sem criar poluentes ou resíduos secundários. Desta maneira, a descoberta teria uma função importante na sustentabilidade de utilização de recursos pelas pessoas.

Agora, o próximo passo dos cientistas será explorar mais os estudos e aumentar a eficácia na regeneração das principais substâncias presentes nas baterias de íons de lítio. Assim, elas poderão ter sua taxa de reaproveitamento aumentada e não correrão risco de esgotamento das reservas ao nível global.

Quais são as suas expectativas para esse método novo para reciclar as baterias já gastas? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


0

Comentários

Cientistas criam nova técnica para reciclar baterias de íons de lítio
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista