LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Marque na agenda! Calendário astronômico de maio mostra “superlua de sangue” e meteoros

02 de maio de 2021 7

Maio chegou e os amantes de astronomia terão diversos eventos fantásticos que poderão ser avistados no céu brasileiro ao longo do mês.

Para que você não perca nada do que vai acontecer, fizemos um calendário astronômico completo, com datas e horários (horário de Brasília).

Calendário astronômico de maio

3 de maio: o primeiro dia útil do mês terá uma "junção" entre a Lua e Saturno. O evento será visível a partir das 00h15, quando surgirão no horizonte ao leste. Saturno estará abaixo e à esquerda da Lua.

4 de maio: a Lua se une com outro planeta: Júpiter. O par poderá ser visto a partir da 1h20, surgindo no horizonte ao leste. Desta vez, é Júpiter quem estará abaixo e à esquerda da Lua, enquanto Saturno estará acima dela, também à esquerda.


6 de maio: pico da chuva de meteoros dos Eta Aquarídeos, que se chamam assim pois parecem ter vindo da constelação de Aquário. O evento será visível a partir da 1h43, quando Aquário surge no horizonte ao leste, e continuará “ativa” até o amanhecer. O melhor horário para observá-la é cerca de uma hora antes do nascer do sol, quando a constelação estiver alta no horizonte.

15 de maio: Mercúrio chega ao ponto mais alto no céu. Os entusiastas poderão observá-lo a oeste, logo após o pôr do Sol.

16 de maio: Junção entre a Lua e Marte. O planeta e o satélite natural ficarão visíveis a partir do pôr do sol 35º, acima do horizonte a noroeste, e irá “descer” até se pôr às 21h07.

17 de maio: Lançamento do quinto satélite Space Based Infrared System Geosynchronous satellite (SBIRS GEO 5) para a Força Espacial do EUA. O foguete Atlas V da United Launch Alliance decolará a partir da plataforma 41 da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.

26 de maio: teremos a maior “superlua” do ano, conhecida nos EUA como “Lua das Flores” (Flower Moon) surgindo no horizonte a leste a partir das 18h20.

No mesmo dia, teremos um eclipse total da Lua, que infelizmente só poderá ser visto parcialmente na maior parte do Brasil. Durante o eclipse, a Lua pode assumir uma coloração avermelhada, dando-lhe o apelido de “Lua de Sangue”.

Quem mora na região norte poderá ver um “eclipse penumbral”: a Lua estará na penumbra, parte da sombra da Terra que bloqueia apenas parte da luz do Sol, em vez de sua totalidade. Na prática, isso resulta numa redução do brilho da Lua, em vez de sua ocultação, algo que dificilmente é notado.

Lua rosa avistada ao longo do mês de abril de 2021

27 de maio: lançamento da missão OneWeb 7 com 36 satélites da constelação de internet OneWeb, concorrente da Starlink. Um foguete russo Soyuz decolará do cosmódromo Vostochny, na Sibéria.

30 de maio: o mês termina com uma nova conjunção entre a Lua e Saturno. A dupla ficará visível a partir das 22:25, quando surgir no horizonte ao leste. Saturno estará alinhado com a Lua, à sua esquerda.

Você pretende acompanhar algum dos eventos astronômicos deste mês?


7

Comentários

Marque na agenda! Calendário astronômico de maio mostra “superlua de sangue” e meteoros
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas