LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vida alienígena? Possíveis fungos encontrados em Marte empolgam cientistas

08 de maio de 2021 10

A busca por vida alienígena sempre foi algo que intrigou a humanidade – afinal de contas, há muito tempo estamos tentando responder a grande dúvida sobre estarmos ou não sozinhos no universo.

E parece que, dia após dia, nos aproximamos cada vez mais de uma resposta mais concreta. Entre as últimas novidades envolvendo Marte, destino que tem sido altamente cogitado como uma potência "segunda casa" para a humanidade, temos agora o possível descobrimento de supostas formas de vida na superfície do planeta vermelho.

Isso porque um grupo de cientistas acredita ter encontrado o que parecem ser fungos em imagens coletadas pelos rovers Curiosity e Opportunity (o último deles aposentado em 2019).

A descoberta foi publicada em um artigo no Advances in Microbiology onde os pesquisadores destacaram a possibilidade de eucariontes e procariontes terem "colonizado" Marte saindo da Terra.

Isso porque, segundo os estudiosos, diversas espécies são capazes de continuar a viver mesmo após a exposição à intensa radiação no espaço, podendo permanecer ativas, inclusive, depois de esterilizações da nave ou colisões de meteoros em Marte.

Ainda segundo as informações, simulações mostraram que procariontes, fungos e líquenes são, de fato, capazes de sobreviver em ambientes marcianos simulados, o que reforça as suspeitas de sua existência atual no planeta vermelho.

Nas imagens utilizadas nesse artigo é possível observar organismos similares ao chamado puffball, um tipo de fungo redondo encontrado em abundância aqui na Terra, que é capaz de sobreviver em ambientes com radiação intensa.

Os cientistas acreditam que se tratam de espécimes marcianos parecidos com os terráqueos que, inclusive, teriam sido vistos em restos de outros fungos antigos esmagados pelas rodas dos rovers.

Além disso, os pesquisadores disseram que espécimes semelhantes a fungos negros e bactérias também apareceram em cima dos rovers, o que mostra que, de fato, há vida fora da terra, ainda que, em um primeiro momento, supostamente não inteligente.

Em imagens da HiRISE, câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita em torno do planeta vermelho, pesquisadores também alegam ter encontrado espécimes amorfos dentro de uma fenda que teriam, curiosamente, mudado de forma e localização e depois desaparecido.

Será que esses fungos foram trazidos da Terra e, o mais importante, que impacto esse transporte terá no futuro, afinal de contas, estamos falando de um organismo que conseguiu, supostamente sobreviver em outro planeta.

Na conclusão do artigo, os cientistas reforçam a possibilidade que alguns seres vivos têm de sobreviver em Marte e contemplam a possibilidade de a Terra estar "semeando" seu planeta vizinho.

Porém, apesar de toda empolgação, não podemos desconsiderar que tudo isso não passem de formações geológicas desconhecidas, afinal de contas, similaridades na morfologia não exatamente provam que, de fato, estamos falando de seres vivos.


10

Comentários

Vida alienígena? Possíveis fungos encontrados em Marte empolgam cientistas
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020