LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: prefeitura do RJ planeja autorizar shows-teste com regras rígidas e vacinação acelera

15 de maio de 2021 6

O surgimento da pandemia de Coronavírus (Covid-19) forçou o mundo a colocar todos os planos inicialmente criados para 2020 e boa parte de 2021 em compasso de espera, forçando o cancelamento de eventos que vão de feiras de tecnologia a shows e atividades culturais ao redor do mundo.

No entanto, com a gradativa ampliação na vacinação da população, alguns países começaram a afrouxar um pouco mais as regras, incluindo, por exemplo, a liberação para não se utilizar mais máscara nos EUA e a realização dos chamados shows-teste como o realizado no Reino Unido para aferir o contágio em condições próximas de antes da pandemia.

Nesse sentido, a Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou oficialmente em coletiva semanal realizada na última sexta-feira que pretende começar a analisar a volta de shows na cidade, sendo estes condicionados a um rígido protocolo criado para mitigar possíveis riscos.

Segundo informações até então divulgadas, são considerados itens de exigência a contratação de um médico e laboratório que ficarão responsáveis pelo evento, a testagem de todo público pelo menos 12h antes do evento, a impossibilidade de apresentar exames de outros laboratórios, a preferência por realização em lugares abertos e a exigência de que o público com mais de 60 anos e/ou com comorbidades que tenham tomado a segunda dose da vacina pelo menos 14 dias antes.

Ainda segundo o secretário de Saúde da capital carioca, Daniel Soranz, o evento não terá limite de público específico, sendo analisada caso a caso, a depender do local e do tipo de evento realizado.

Já de acordo com o prefeito da cidade, a expectativa é que as regras finais para a liberação sejam publicadas na segunda-feira (17/05) com a apresentação de uma série de protocolos, algo que tende a ser flexibilizado com o tempo, ao passo que a imunização evolua e os números melhorem.

Calendário de vacinação carioca é divulgado

Outro ponto importante confirmado pela Prefeitura do Rio de Janeiro é a estimativa de quando a população deverá ser vacinada, criando assim uma estimativa de quanto a cidade pode alcançar a imunização de toda população com 18 anos ou mais.

Segundo o prefeito, até o final de maio, todos os moradores com comorbidades com 18 anos ou mais estarão com vacinação liberada no município, sendo, portanto, o mês de junho responsável pelo início da vacinação dos que não possuem comorbidades reconhecidas no PNI.

Com isso, o calendário estimado para a capital carioca ficou assim:

  • maio/2021: conclusão da vacinação da população com comorbidades
  • junho/2021: entre 51 e 59 anos
  • julho/2021: entre 42 e 50 anos
  • agosto/2021: entre 33 e 41 anos
  • setembro/2021: entre 24 e 33 anos
  • outubro/2021: entre 18 e 24 anos

A mecânica para esses grupos de idade será basicamente de oferecer 3 dias por ano, sendo um exclusivo para mulheres, outro para homens e um terceiro de repescagem, onde qualquer pessoa com a idade limite ou superior pode tomar a dose, caso tenha perdido seu tempo no calendário.

Não menos importante, Eduardo Paes afirmou que o calendário em questão é uma previsão conservadora para a vacinação, sendo o mesmo baseado na estimativa de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde que, constantemente, altera para baixo suas previsões.

Reveillon e Carnaval são expectativas

Para fechar, o prefeito fez uma projeção ousada considerando o calendário de vacinação em questão: caso tudo corra bem, é possível que a cidade consiga ter o Reveillon e o Carnaval 2022, após hiato de um ano em ambas as festas.

Obviamente, ainda falta muito para que tudo volte ao normal, mas, se as estimativas estiverem corretas, seria um alento vermos não só o RJ como também todo país finalmente respirando aliviado sem ter que conviver com uma pandemia.


6

Comentários

Coronavírus: prefeitura do RJ planeja autorizar shows-teste com regras rígidas e vacinação acelera
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020