LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: aumento de vacinas e testes falsos coloca em risco programas de "passaporte"

28 de maio de 2021 0

Um acordo promovido pela União Europeia entrará em vigor no próximo dia 7 de junho e prevê, a partir de 1º de julho, que seja dado um certificado gratuito em QR Code no celular ou em papel para comprovar que a pessoa esteja vacinada contra a Covid-19, tem alguma imunidade por ter tido o vírus ou resultado negativo recente no teste de PCR. No entanto, vacinas e testes negativos falsos podem ameaçar a implantação desses programas.

De acordo com a empresa de cibersegurança Check Point Software Technologies, as fraudes podem provocar a extinção se medidas não forem tomadas para combater esse tipo de ameaça.

A companhia declarou que essas falsificações têm sido cada vez mais vendidas na Darknet e por meio do aplicativo de mensagens do Telegram, devido à ausência de um sistema central.

“A Check Point Software faz um apelo aos governos para que se unam e ajam rapidamente no combate ao aumento das vendas de certificados falsos via Telegram e na Darknet. Sem um sistema central, torna-se muito mais fácil para os atacantes e fraudadores furarem os bloqueios.”


Fernando de Falchi

Gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Brasil

A equipe da Check Point Research (CPR) encontrou ainda um aumento de 500% no número de fornecedores de certificados falsos de março a maio deste ano. A CPR ainda destacou que os possíveis “clientes” dessas fraudes podem ser pessoas que tiveram resultado positivo, recusaram-se a fazer teste ou não desejam receber vacina.

A entidade acrescenta a necessidade de uma abordagem global unificada para verificar se os certificados são válidos, visto que as regras são fragmentadas conforme cada país, algo que favorece cibercriminosos e fraudadores.

Atestados falsos para furar fila

Outro problema identificado consiste na existência de falsos atestados emitidos a pacientes que não teriam direito de tomar vacina contra a Covid-19, com o objetivo de furar fila.

Segundo reportagem do G1, denúncias “informais” têm se difundido na internet nas últimas semanas com reclamações de familiares e amigos, além de relatos de médicos sobre pedidos para laudos falsos. Porém, ao procurar os 27 conselhos regionais de medicina, não houve nenhuma denúncia registrada nesses órgãos.

É importante destacar que a emissão de laudo falso vai contra o Código de Ética da medicina e pode gerar punições tanto ao médico como ao paciente.

O que você acha sobre o aumento da falsificação de vacinas, testes e atestados? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Coronavírus: aumento de vacinas e testes falsos coloca em risco programas de "passaporte"
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020