LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Curiosity: sonda da NASA captura imagens inéditas de nuvens em Marte

30 de maio de 2021 35

A Sonda Curiosity, da NASA, já rendeu grandes espetáculos vindos de Marte como a imagem com 1,8 bilhões de pixels revelada em março de 2020, e agora temos novas capturas vindas dela onde as nuvens marcianas são mostradas em alta qualidade.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

As imagens das nuvens foram capturadas na área do equador de Marte durante a estação mais fria do planeta. Segundo a NASA, elas são formadas por cristais de gelo de água, o que as torna ainda mais interessantes para pesquisas sobre a presença de vida.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

É interessante notar que estudos recentes mostram que as nuvens estão se tornando cada vez mais comuns no planeta. Entretanto, observações feitas pela Curiosity entre 19 de março e 31 de março deste ano apontaram que elas flutuam a uma altura de 60 quilômetros do solo e podem, na realidade, ser compostas por dióxido de carbono (gelo seco) ao invés de água.

As observações continuarão sendo realizadas normalmente para determinar a composição dessas nuvens, pois elas são essenciais para o clima marciano, que influencia diretamente na possibilidade de haver vida no planeta.

As imagens em preto e branco acima foram capturadas pelas Navcams, que são utilizadas também para navegação da Curiosity, mas há também a Mastcam, que é capaz de fazer imagens com mais cores, como você pode ver no GIF abaixo do Mont Mercou, onde atualmente o rover está localizado.

Além das nuvens, o rover Curiosity também estuda rochas marcianas, tudo visando desvendar os mistérios do passado e do futuro de Marte, onde fungos já foram encontrados e podem ser a primeira forma de vida já vista fora da Terra.

Qual você acha que será a próxima descoberta da Curiosity no Planeta Vermelho?


35

Comentários

Curiosity: sonda da NASA captura imagens inéditas de nuvens em Marte
  • O Brasil, não vai pra frente porque tem um bando de doentes criticando Lula e Bolsonaro é o país cada vez mais ficando na marra. Entra governo e sai governo e país continua em crise, devendo pra todo mundo, a inflação pegando, o povo morrendo de fome e sem moradia e um bando de inútil discutindo quem é o ladrão se o Lula ou o Bolsonaro. Os políticos são todos doentes e só pensam no próprio bolso. E o país sempre na mesma, sendo ridicularizado pelo resto do mundo.

      • Que gente doente... Conseguem falar de política, de ideologia até quando o assunto é qualquer outro assunto KKK
        Devem gozar gritando "Vai Lula, Vai Mito" KKK só mongol, na moral kkkkk

          • Nesses comentários vocês irão encontrar "petralas" e "bolsominions" na disputa de quem é mais imbecil

              • Pra mim é tudo uma mentira a Nada arrecada bilhões e fácil fazer vídeos fakes eles não conseguem passar o cinturão de van Allen tem vídeo no YouTube eles mesmos confessam

                  • nada haver, já é mais que explicado que o cinturão a radiação fica baixa em determinados momentos de acordo com a posição do planeta, e existe proteção para isso, qualquer coisa que tenha falado no video do youtube é absurdo pois temos satelites com instrumentos de transmissão que estão funcionando e levando transmissões de dados para sua casa, se tivesse algo instrasponível esses circuitos eletricos já teriam torrado, sinal que existe proteção para eles, afinam o que foi para marte são robos e não humanos.

                    • Galera, tô sabendo que vão enviar Lula para o espaço, é verdade?

                      • Legal; foi filmado nos estúdios de HOLLYWOOD E A TERRA É PLANA.%uD83D%uDCFD%uFE0F

                        • Ainda não acabamos com a fome nem suprimos a saúde básica aqui na terra, cada dia mais a demanda por alimento aumenta aqui na terra que temos água em abundância, terras férteis, animais e vegetais, etc..
                          E vem alguns malucos querendo povoar Marte, é um desperdício de dinheiro, pega se esse dinheiro e invistam em tecnologia interativa entre as nações pra sanar a fome e necessidade básica de medicamentos aqui na terra, esse negócio de Marte é coisa de maluco.

                            • Galileu Galilei astromo, descobriu que a terra não era o centro do universo e sim o Sol, foi taxado de maluco, foi caçado pela igreja e foi julgado e se ele não retirasse essa afirmação que para igreja era eresia das grandes, ele seria enforcado... eu disse enforcado foi taxado de maluco, doido essas coisas que dizem quando a informação e demais para mentes medíocres, para conhecer a verdade conheça a história.

                                • amigo.. sua analise é falha.. pq não importa "só" viver bem aki se não temos um plano B pra alguma catastrofe.. sempre ocorreu no planeta Terra um evento de extinção.. e vai ocorrer outro.. quando não sabemos.. mas sim.. vai ocorrer..

                                  então já temos q ir preparando uma nova casa.. pra todo o nosso esforço nesse planeta não ser envão.. cada area cuida de uma coisa.. uns cuidam da fome. e outros cuidam em torna nossa especie interplanetaria..

                                    • A terra não foi feita para ser destruída e sim habitada, concordo com nosso amigo acima, precisamos acabar com os problemas na terra e não querer sair dela. O espaço as estrelas e tudo o que existe fora do nosso planeta foi feito para ser contemplado pelas obras magníficas de nosso criador e não para ser explorada.

                                        • O ser humano não consegue nem viver em paz aqui na terra que tem tudo , imagina em Marte a onde nunca vai poder se expor ao ar livre sem carregar kilos e kilos de equipamento nas costas , o homem não merece viver em lugar algum , reclama de tudo é preguiçoso e também destruidor tem que ser extinto do universo ok

                                        • Cretinos, até noé foi mais esperto e econômico à mais de dois mil anos atrás mandou uma pomba. Aves até hoje são utilizadas em minas de carvão para testar o ar, qual a dificuldade de se enviar um minúsculo ser vivo, já que aqui na terra são usados até mesmo pra testar shampoo de cabelo. Dinheiro gasto em equipamentos eletrônicos caríssimos e falhos. E se a única fonte de alimentação seria a cápsula isso garantiria o seu retorno ao local de origem depois de voar e verificar toda a área. Saberíamos logo se todo esse projeto milionário era mesmo nescessário, afinal de contas dinheiro não brota em árvores.

                                          • .

                                              • Acho que são nuvens de dióxido de carbono, marte é um planeta seco e até agora não foi detectado chuva ou algum rastro de chuva nas fotos mostradas...

                                                  • Se não há agua nessa bagaça não tem nada pode cair fora otarios, quero ver qual humano vai ficar sem agua aí.. seus trouxa

                                                    • Achei que não chovia em Marte.

                                                        • Isso dai esta parecendo o céu de Wyoming-EUA com um belo photoshop!

                                                            • Kkkk

                                                                Android

                                                                Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

                                                                Android

                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                Android

                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                Especiais

                                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas