LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google vai permitir que você escolha não ser rastreado por aplicativos, assim como a Apple

04 de junho de 2021 4

Há alguns meses, foi revelado que os iPhones coletam menos dados dos usuários do que os dispositivos Android, o que acendeu um alerta para a crescente preocupação em manter a privacidade da navegação na internet.

No iOS 14.5, a Apple introduziu a opção de não ser receber anúncios relacionados ao rastreio de navegação, algo que incomodou até mesmo algumas empresas como o Facebook. Mesmo que isso possa colocar em risco o modelo de negócios de algumas empresas, parece que o Google também está trabalhando em uma versão do Android que ofereça essa opção.

A abordagem do Google para essa tarefa é um pouco diferente da Apple sobre como você pode desabilitar o rastreio relacionado aos anúncios. No iOS 14.5 ou superior, você pode usar o botão "Pedir ao app para não rastrear" para aplicativos específicos que você não quer que rastreie os sites que você acessa, mas o Google terá uma ferramenta que desabilita o rastreio como um todo.

Você não verá uma pop-up para cada aplicativo, nem terá controle sobre apps individuais, mas poderá ficar completamente fora do rastreio, para todos os apps no seu celular.

Essa opção virá como parte da atualização dos serviços da Google Play no final de 2021. Ela consiste na remoção da ID de anúncio para os usuários que não forem rastreados, então os anunciantes não conseguirão usá-la para enviar anúncios personalizados.

Vale lembrar que o Google é um dos que mais se beneficia dos rastreios de navegação, como uma forma de oferecer anúncios especializados em suas plataformas, o que deixa um pouco incerto a eficácia da plataforma, já que não faria muito sentido a empresa abrir mão de uma de suas maiores fontes de lucro.

Isso certamente nos deixa muitas dúvidas, já que o recurso pode acabar se tornando uma espécie de monopólio, onde o Google desabilita o rastreio para todos os apps de terceiros e o mantém somente em seus apps nativos, tais como Chrome, YouTube e afins, já que isso também afeta quem usa as plataformas do Google para gerar receita através dos anúncios.

Você acha que o Google irá realmente permitir o bloqueio do rastreio em todos os aplicativos?


4

Comentários

Google vai permitir que você escolha não ser rastreado por aplicativos, assim como a Apple
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho