LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil pode ter apagão de energia em horários de pico no segundo semestre de 2021

04 de junho de 2021 63

Os reservatórios das regiões Sul e Sudeste estão passando por uma nova seca neste ano, o que já impactará no valor da conta de luz, com bandeira vermelha desde o último mês de maio. Contudo, a situação poderá levar a consequências mais sérias no futuro, como um apagão no segundo semestre de 2021.

A afirmação veio do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (4). De acordo com ele, o momento ainda não é tão sério como o da crise de 2001, quando houve racionamento por um longo período devido à pouca capacidade do sistema elétrico. No entanto, caso continue assim, o país poderá ter falta de energia elétrica em horários de pico até o final deste ano.

Imagem: Reprodução

Atualmente, o nível dos reservatórios brasileiros está no menor índice histórico, com 32% da capacidade das hidrelétricas — encarregadas por mais da metade da energia gerada no país —, como informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Até que se comece a reencher os reservatórios, o que só acontece no fim do ano, há a possibilidade que em dados momentos do dia, em que se tenha um pico de demanda, não tenha usinas despacháveis pelo ONS. Aí incorreria na situação de blackout ou apagão.”


Claudio Sales

Presidente do Instituto Acende Brasil

Sales acrescenta que o uso por um longo período de tempo das usinas térmicas — a saída imediata (e mais cara) para as hidrelétricas — também impactará nos valores da conta em 2022 e 2023. Neste mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já acionou a bandeira vermelha 2, que encarece ainda mais as tarifas.

Para completar, o presidente da entidade de monitoramento do setor ressalta que eventuais apagões deverão ter efeitos negativos na economia. Isso porque qualquer falta de energia resultaria em mudanças na rotina de trabalho e diminuições na capacidade produtiva.

E aí, qual é sua avaliação sobre a situação atual do sistema energético brasileiro? Você acredita que realmente teremos apagão no segundo semestre do ano? Participe conosco!


63

Comentários

Brasil pode ter apagão de energia em horários de pico no segundo semestre de 2021
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020