LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pupilas maiores podem significar maior inteligência, memória e atenção, segundo pesquisa

20 de junho de 2021 3

Será que há algum jeito de medir a inteligência das pessoas? Talvez sim. Um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, indica que o tamanho das pupilas está ligado às diferenças de inteligência entre indivíduos. Isto é, pupilas maiores podem significar maiores capacidades de raciocínio, memória e atenção.

Essa conexão entre pupilas e habilidades cognitivas foi notada a partir de observações na dilatação das pupilas de indivíduos durante tarefas de memória, indicando esforço mental.

Segundo os cientistas, tal relação é tão pronunciada que pode ser observada a olho nu, sem a necessidade de instrumentos científicos. Ou seja, qualquer um pode identificar quem obtém maior ou menor nota em testes cognitivos apenas observando seus olhos.

As pesquisas envolveram mais de 500 pessoas entre 18 e 35 anos em Atlanta, nos EUA. Para medir os tamanhos das pupilas dos voluntários, os cientistas utilizaram rastreadores oculares, que usam uma câmera e um computador para capturar a luz, refletindo a pupila e a córnea.

Ao realizar medições dos participantes em repouso, enquanto eles olhavam para uma tela em branco, notou-se que os diâmetros das pupilas variam, normalmente, de dois a oito milímetros.

A partir disso, foram aplicados testes cognitivos que avaliaram a “inteligência fluida”, isto é, a capacidade de raciocinar sobre novos problemas, a “capacidade de memória de trabalho”, que diz quão bem as pessoas conseguem lembrar informações ao longo do tempo, e o “controle de atenção”, ou seja, a habilidade de manter a atenção focada mesmo com distrações.

A conexão entre o tamanho da pupila e o QI, segundo os cientistas, deve residir dentro do cérebro.

A pesquisa concluiu que ter um tamanho maior de pupila estava relacionado a ter maior inteligência fluida, mais controle de atenção e ainda maior capacidade de memória de trabalho, embora em menor grau. A conexão entre o tamanho da pupila e o QI, segundo os cientistas, deve residir dentro do cérebro.

O tamanho da pupila foi previamente conectado ao lócus coeruleus, uma parte do cérebro responsável por sintetizar o hormônio e neurotransmissor norepinefrina, que mobiliza o cérebro e o corpo para a ação, afetando percepção, atenção, memória e processos de aprendizagem.

Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para realmente entender o motivo pelo qual ter pupilas maiores está relacionado com maior inteligência. Isso porque o estudo do Instituto de Tecnologia de Geórgia se baseou em métodos observacionais, o que significa que não há relação de causa e efeito comprovada.

Você acredita que o tamanho das pupilas pode estar ligado ao nível de inteligência das pessoas?


3

Comentários

Pupilas maiores podem significar maior inteligência, memória e atenção, segundo pesquisa
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020