LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: eficácia das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer contra mortes | Detetive TC

22 de junho de 2021 43

Esta coluna já levantou uma série de aspectos para reforçar a importância das vacinas ao longo do tempo, uma vez que elas são produtos de um grande esforço da ciência e da tecnologia para a prevenção de doenças, em especial agora com a pandemia do novo coronavírus.

Novas pesquisas mostraram como essas vacinas são importantes para diminuir a quantidade de mortes por Covid-19 no Brasil. O Detetive TC levantou esses estudos para explicar a você os detalhes de cada um.

Prevenção de mortes

Um dos mais falados durante os últimos dias foi uma pesquisa divulgada pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF, Wanderson de Oliveira. Ele detectou a eficácia dos imunizantes contra a doença, com base em dados do sistema OpenDataSUS, do Ministério da Saúde, e de outros países.

Os números indicam que a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra mortes e pode evitar até 97% dos óbitos de pessoas infectadas. Esta vacina ainda previne 50,4% dos casos muito leves — aqueles que não precisam de atendimento médico — e 77,96% dos casos leves que necessitam de alguma consulta médica.


O estudo pegou as estatísticas de outros quatro imunizantes para a comparação. A vacina de Oxford/AstraZeneca — no Brasil, feita pela Fiocruz — foi a que veio na sequência, com 90% de eficácia contra falecimentos. A da Pfizer, outra que tem sido aplicada no Brasil, evitou 80% de mortes pela doença.

O imunizante feito pela Janssen e a russa Sputnik V registraram 85% cada no mesmo indicador. O primeiro é aplicado em dose única e teve seu primeiro lote, com 1,5 milhão de doses, desembarcado no Brasil nesta terça-feira (22). Já a segunda apenas foi aprovada pela Anvisa para aplicação controlada em uma parcela pequena da população nos estados do Nordeste.

Vacinados vs não vacinados


A iniciativa ainda exibiu um gráfico com a relação entre curados e óbitos das pessoas com mais de 28 dias após tomarem a segunda dose da CoronaVac, em comparação àquelas que não receberam doses do imunizante ou ainda não estão com a vacinação completa.

Os dados mostraram que, com idade igual ou superior a 80 anos, a grande maioria das pessoas que pegaram a doença já com quase um mês da segunda dose se curaram. Por outro lado, mais da metade que não estava com o processo de imunização concluído veio a falecer quando teve Covid-19. Isso comprova a importância de se completar o esquema vacinal com as duas aplicações.

Óbitos evitados

Outra pesquisa divulgada no último final de semana estima que a vacinação no Brasil — mesmo ainda em pequena parcela da população — já foi responsável por evitar, no mínimo, 43 mil mortes apenas em 2021.

O levantamento, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Harvard (EUA), mostrou que as mortes causadas pelo coronavírus entre pessoas com 70 anos ou mais eram 25% do total. Já em maio, com parte dessa população já vacinada, caiu para 16%.

No caso específico de idosos maiores de 80 anos, o número despencou ainda mais e passou para 12,4%. Em outras palavras, o estudo seria mais um fator de comprovação que os imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca tiveram eficiência quando aplicados na população, visto que 94% dos indivíduos com 70 anos ou mais já receberam, ao menos, a primeira dose de alguma das vacinas.

Nova variante?

Nesta terça-feira (22), a Índia anunciou uma nova variante chamada Delta Plus. Ela seria mais perigosa do que a Delta, que foi responsável por uma alta dos números de casos e mortes no país asiático nos últimos meses.

Segundo o Ministério da Saúde e Bem-estar Familiar da Índia, a cepa consiste em uma mutação da variante anterior e teria características que a tornariam “mais transmissível e forte”. O Insacog, consórcio de 28 laboratórios indianos, detectou essa versão “Plus” em três distritos locais e notaram maior ação em células do pulmão.

“Aumento da transmissibilidade, ligação ainda mais forte dos receptores com as células do pulmão e possível redução monoclonal da resposta do anticorpo.”


Insacog

A pasta ainda recomendou aos secretários e chefes de estado que sejam aplicadas medidas de confinamento imediato e testagem generalizada, além de agilização do processo de vacinação em bases prioritárias.

Vacinas funcionam contra Delta Plus?

De acordo com a professora da Johns Hopkins University, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics. PhD em Economia e imunologista Monica de Bolle, a Delta Plus apareceu pela primeira vez no Nepal, há algumas semanas.

Ela se diferenciaria da Delta pela mutação K417N presente na variante Beta, ou sul-africana. Em outras palavras, as vacinas possuem seu funcionamento, bem como as medidas de proteção pessoal. Ou seja, por enquanto, não existem motivos para temer que os imunizantes não funcionem contra essa nova mutação.

Qual é a sua avaliação sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19 para evitar mortes? Diga para a gente!


43

Comentários

Coronavírus: eficácia das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer contra mortes | Detetive TC
  • A burrice generalizada e culto ao mito é que mata.

      • linda, quantas pessoas tem na sua cidade? Quantas vacinadas? Esses idosos podem ser a excessão, por que não sei se seus neurônios te permitiram chegar a essa conclusão, mas são 97%, não 100% %uD83D%uDE18 Abraço.

          • Não sei se acredito nisso ou em papai noel, estou realmente em duvidas. Acho que fico com o Noel mesmo.

              • Vocês são patrocinados pelo Gov SP? Coronavac é tão eficiente que pessoas vacinadas com elas não entram nos EUA e nem na União Europeia. Conheci muitos médicos, enfermeiras, e técnicos em infermagem vacinados com essa água de batata infectados pelo covid. Meu pai é outro vacinado com esse produto comprado pelo Doria e empurrado nos seres humanos.

                  • Isso que vc está falando é mentira. Pesquisa direito. Ninguém do Brasil entra nos Estados Unidos hoje sem quarentena. Infecção ocorre, também não sei se vc estudou, mas os anticorpos produzidos evita internações e morte. Para de ódio e estudo direito. Fake news não leva a nada.

                    • Coronavc com 97% contra mortes so na semana passada morreu 4 idosos aqui no meu município que haviam tomado as duas doses meu município tem menos de 5000 habitantes sem falar em mais conhecidos das cidades vizinhos que tomaram duas doses e faleceram. Com essa tabela aí me apavore porque tomei da phaizer apenas uma por enquanto. Coronavac com 97 kkkk

                        • Depois da segunda dose tem que espera 15 dias pra vacina ter eficácia, e é como a música fala , mas a quele 1%é vagabundo né

                            • A cidade de Serrana-SP foi vacinada com a corongachina, 75% da população certo! Isso já era pra garantir a imunidade de rebanho, mas adivinha? Pessoas continuam morrendo mesmo com com as duas doses da corongachina! Então podemos afirmar que essa porcaria de vacina não presta pra nada a não ser pro calcinha apertada fazer merchandising dessa vachina ching ling!

                              • Gere povo bitolado, não sabem interpretar números mas sabem falar lerda!

                                  • Criou o vírus, a vacina e a conta pro mundo pagar. É responsável por milhões de mortes e põe a culpa no capitalismo.

                                      • Enquanto isso, a China enriquece!

                                          • Gênio, a China teve o pior crescimento das últimas décadas e perdeu centenas de bilhões. Não é defendendo a maldita que viola direitos humanos, mas bora argumentar com honestidade e Inteligência?

                                            • I conceito de eficácia deve ser esclarecido: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46811/2/Benef%C3%ADciosVacinasCovid.pdf
                                              A chance de não se pegar COVID pode chegar a 98,6% para uma vacina com 60% de eficácia (que é a ordem de grandeza da pior vacina nesse quesito).

                                                • Sou vacinada com a coronavac ,e indico ela a toda população embora todas as vacinas são boas .Façamos nossa parte nada de escolhas ou divulgação negativas (vacina boa é no braço)

                                                  • Dizer que a coronavac protege casos de morte mais que a da pfizer e astrazeneca é piada de mal gosto

                                                    • Se a Coronavac fosse de qualquer outro país, seria a vacina mais utilizada do mundo. A única desvantagem da coronavac é a eficacia mais baixa para casos LEVES devido ao fato de utilizar virus inativado. Mas afora isso, a vacina é de fácil manipulação, fácil logistica, possui prazo de validade mais longo, é muito mais segura que vacinas de vetor viral e mRNA e de quebra protege mais contras as novas cepas.

                                                      Pra não falarem que estou sendo pago pela China, eu acredito que a vacina da Jensen também é muito boa e tem a vantagem de ser em uma só dose.

                                                      • Pra quem não entendeu sobre a eficácia de 97%:
                                                        Se em 1000 não vacinados morrem 20 (2%), entre 1000 da Coronavac morrem menos de 1 (0,2). Ou seja 97% (mais de 19) desses 20 que morreriam se salvam.
                                                        DEU PRA ENTENDER?

                                                        • Já defendi a Coronac por aqui (só procurar os posts) , mas eu mesmo conheço dois idosos que morreram após tomar as duas doses de Coronavac. E engraçado que mesmo hipoteticamente com todos os idosos vacinados (a maioria com Coronavac) todo dia abro a lista de óbitos e aparecem nessa faixa de 70 acima aos montes.

                                                            • Isso ocorre porque o sistema imunológico do ser humano fica mais frágil com a idade, acontece com todas as vacinas uma eficiência menor com o aumento da idade. Por isso mesmo, há estudos pensando em aumentar o número de doses para idosos.

                                                                • Porque a eficácia em idosos é muito menor. Vacina genocida do INSS para acabar com nós idosos.

                                                                    • Muito bem exposto. Muito infeliz essa matéria da TC. Se tem dúvida da eficácia, nem publica uma merda dessas. Fim dos tempos. Ladrão é bom , polícia é ruim. Advogado do pcc é ministro do STF. Nosso país tem uns lixos de pessoas colocadas lá no STF. E o povo retardado não vê essa manobra política

                                                                        • Agradeça ao vassalo de chinês, João Agripino calcinha apertada Doriana por trazer essa vacina de merda!

                                                                        • Prestem atenção nessa informação na matéria: Os números indicam que a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra mortes e pode evitar até 97% dos óbitos de pessoas infectadas.
                                                                          No Brasil temos ~20 milhões de infectados e 500 mil mortos, ou seja 97,5% de quem se infectou não morreu, essa vacina faz o que mesmo?

                                                                          • Engraçado que nem no site oficial do Butatan a vacina da china tem a eficácia comprovada.

                                                                              • Engraçado que nos outros estudos que li, a coronavac é a menos eficaz. Até o próprio Butantã divulga eficácia menor que esse estudo.

                                                                                  • Fonte, colunista da Folha!

                                                                                    • A Coronavac foi desenvolvida com o vírus inativado inteiro, enquanto as demais com cepas do vírus, onde apenas uma pequena parte do vírus compõem a formula, todas as vacinas não corvid são eficiêntes imunizantes e foram desenvolvidas com o vírus inteiro inativado tem mais de 50 anos de estudos cientificos e aplicações testadas, as demais vacinas de corvid são novas formulações e ainda não existe estudos completos da eficiencia ciêntifica por ser nova ainda estão em análise, portanto a Coronavac tende a ser a mais eficênte para o sistema imunologico desenvolver a memória viral é a única tradicional que sempre deu certo e deveria ser a preferida pelo povo enquanto não se tem o mesmo estudo das demais.

                                                                                        • Aceita pelo povo? Que povo? Ela não entra e já mais vai entrar na União Europeia e muito menos no USA!!! Essa é a vacina com menor eficácia do mundo! Não é atoa que todos os médicos e profissionais de saúde que teve essa porcaria aplicada querem ter uma nova vacinação! Então por favor não venha com a sua falácia mentirosa!

                                                                                            • É um otário mesmo. NÃO TEM OUTRA PALAVRA PRA VOCÊ. NÃO QUERIA DIZER ISSO, MAS...

                                                                                              • Pesquisa fraudulenta, falácia vcs estão recebendo pra falar bem da vacina chinesa que é pura água.
                                                                                                Sem credibilidade alguma

                                                                                                • Quando fui tomar a vacina queria tomar a "vachina" (Coronavac), justamente por ela ser mais eficaz contra as novas cepas. Como não tinha, e eu não sou sommelier de vacina. Acabei tomando a da Pfizer!

                                                                                                    Android

                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                    Android

                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                    Windows

                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista