LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Logitech G733: som, microfone e conforto excelentes, mas conectividade limitada | Análise

02 de julho de 2021 2

Gigante dos periféricos, a Logitech trouxe ao Brasil, em meados de agosto de 2020, uma nova proposta de headset gamer; estamos falando do modelo G733. O fone demorou um pouco para chegar à nossa bancada, mas agora é a hora da verdade: será que o periférico tem o poder de desbancar a forte concorrência do nicho gamer no mercado nacional? É isso que você confere a seguir na nossa análise completa.

Construção e design
Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Comercializado em uma caixa bastante elegante, o Logitech G733 vem acompanhado de alguns poucos elementos: informe de produtos da marca, certificações, cabo para carregamento, adaptador USB e microfone (sim, o microfone é destacável).

Construído em uma estrutura que mescla plástico de boa qualidade e tecido, o acabamento do periférico é muito bom, com bordas bem encaixadas e sem nenhuma apara. O logotipo da empresa pode ser visto junto ao nome do modelo na parte externa das duas conchas, sendo o primeiro em uma espécie de cromado e o segundo gravado em plástico liso e brilhante; o que faz contraste com o resto do acabamento, que é fosco.

E por mais que a estrutura quase que completamente de plástico possa fazer algumas pessoas torcerem a cara, a escolha tem suas vantagens, uma vez que apesar de exprimir um aspecto robusto, o headset é bastante leve, com apenas 278 gramas, e bastante flexível.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sobre o arco, uma surpresa. Diferente do que se costuma ver em outros fones do nicho, nada de espuma na parte que entra em contato com o topo da cabeça. Unido a um arco externo em plástico, o arco interno é feito de uma espécie de faixa de tecido elástica. Ela pode ser encaixada entre duas posições e confere um bom nível de conforto.

Mas se o arco é um ponto fora da curva, o visual das conchas encaixa o fone dentro do mercado gamer. Preenchidas com espuma viscoelástica – daquelas que se adaptam ao formato dos ouvidos, com acabamento em um tecido texturizado de boa qualidade, a parte frontal das conchas trazem, cada uma, um LED RGB vertical.

Esses LEDs, que podem ter suas cores personalizadas através do software da marca, ajudam a compor todo o design gamer do fone. Recebemos a versão azul, que assumimos não ser a mais bonita na nossa opinião, mas entendemos que esse ponto é bastante subjetivo. A Logitech ainda comercializa o modelo nas cores preto, roxo e branco; ou seja, tem para todos os gostos.

Fecham o design, alocados na parte externa, uma entrada USB Tipo-C, entrada de 3.5 mm para encaixe do microfone, botões de força e mudo do microfone e scroll para volume.

Conforto

Apesar da escolha da Logitech de trocar o arco interno com espuma por uma faixa de tecido, o G733 é sem dúvida um dos fones mais confortáveis que já passaram por nossa bancada. A leveza do headset unida a essa faixa nos faz afirmar que, sob o aspecto do conforto, a decisão foi bastante acertada.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

No entanto, por não ser uma opção comum, nos deparamos com a questão da durabilidade. A marca possibilita ao usuário comprar faixas de outras cores, mas será que isso é um ponto positivo pela possibilidade de personalização ou é um decréscimo pelo indicativo da baixa durabilidade do elemento?

Mas antes que tire conclusões precipitadas, não se engane. A faixa aparenta ser resistente, trazendo boa costura, e dá indícios que pode aguentar por bastante tempo. No entanto, como esse é um ponto que não temos como ter certeza graças ao nosso curto período de uso, achamos que foi válido levantar.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas não só do arco se garante o conforto do G733. As espumas das conchas trazem uma excelente sensação aos ouvidos, permitindo um encaixe perfeito. Além disso, a textura escolhida para o tecido possibilita uma ótima sensação de contato com a pele, garantindo, em união com todos os outros fatores, o uso ininterrupto por várias horas.

O único ponto negativo fica para as limitações de ajuste. Além das conchas não serem flexíveis, o que pode acabar dificultando um eventual transporte, apesar da elasticidade da faixa, só é possível movê-la entre duas posições de ajuste.

Para nós, isso foi suficiente, mas usuários com a cabeça mais larga verticalmente podem encontrar desconforto pelo contato direto do topo da cabeça com o arco de plástico – que nesse caso, estaria sendo protegido apenas pela fina faixa de tecido.

Conectividade
Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

O G733 vem com uma porta USB Tipo-C para carregamento, o que é ótimo para quem possui um dispositivo eletrônico das gerações atuais, uma vez que encontrar um cabo compatível e um adaptador de tomada largado em casa não será nenhuma dificuldade.

Para os que ainda estão presos no Micro USB ou se encontram cercados por cabos lightning, sem problemas, há um cabo para auxiliar no carregamento do fone incluso na caixa. O cabo tem pouco mais de 1,80 m e garante que o usuário possa usar o headset enquanto ele carrega; a depender da distância entre o periférico e a fonte de energia, claro.

Mas vamos ao que importa nesse momento. O fone vem acompanhado de um adaptador USB para ligar no seu dispositivo de preferência – contanto que o dispositivo de preferência seja compatível e possua uma porta USB Tipo-A.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Com isso, basta ligar o adaptador no seu computador ou console (compatível), definir o Logitech G733 como dispositivo de reprodução e ligar o fone para que ele se conecte automaticamente ao aparelho através de uma frequência de rádio – que a marca apelidou de Lightspeed. A fabricante promete até 20 metros de alcance, mas em nossos testes constatamos que essa distância é bastante reduzida com obstáculos postos entre o fone e o transmissor (algo já esperado).

Mas aí voltamos a insistir no mesmo ponto que citamos na review do HyperX Cloud II Wireless: apesar desse tipo de configuração ser bastante simples, melhor ainda seria se o periférico fosse capaz de se conectar também via Bluetooth – ou até possuísse a opção do adaptador de 3.5 mm – para aumentar a compatibilidade com um número maior de dispositivos. Afinal, não faria mal poder usar o modelo para jogar no celular ou tablet, ou no Xbox.

Ah, e sobre a porta de entrada do microfone, trataremos sobre ela logo mais a seguir.

Logitech G Hub

Nesse ponto, uma grata surpresa. Voltado à configuração dos mais diversos periféricos da marca, o Logitech G Hub traz consigo uma gama muito grande de opções de ajustes, possibilitando ao usuário personalizar as definições do G733 ao ponto de torná-lo praticamente único.

É possível realizar o ajuste das cores dos LEDs RGB, definindo até duas tonalidades para cada concha, e definir a animação que irão piscar: em um ritmo fixo ou seguindo o conteúdo que está sendo reproduzido nas conchas.

Mas não para por aí. O G Hub ainda permite que o usuário possa acompanhar o nível da bateria e, de forma bastante precisa, personalizar as definições de reprodução e gravação. É possível ativar a simulação do surround 7.1, definindo como cada alto-falante simulado deverá se comportar, e realizar ajustes avançados de equalização, estabelecendo os níveis desejados de cada frequência, tanto de reprodução, quanto de gravação de voz.

Logitech G Hub

Desenvolvedor: Logitech‬

Grátis

Tamanho: 140,25 MB

Bateria

Não podemos dizer que a bateria do G733 surpreende, mas também não podemos dizer que ela é ruim – na verdade, longe disso. Segundo o fabricante, com os LEDs desligados o headset pode ficar até 29 horas longe das tomadas; com as luzes ligadas essa autonomia cai cerca de 9 horas.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Logo, a não ser que você passe mais do que 20 horas por dia com o fone ligado nos ouvidos, dificilmente encontrará um momento em que ele te deixará na mão para uma jogatina. Além disso, apesar de não ser o mais recomendado, o tamanho do cabo permitirá continuar a usar o headset enquanto ele recarrega.

Ou seja, a autonomia poderia ser um pouco maior, resultando em menos idas ao carregador, mas é suficiente para quem quer usar o periférico em toda a sua graça, com os LEDs ligados. Para quem não se importa com eles, o acréscimo de cerca de 45% na autonomia será muito bem-vindo.

Um ponto positivo é que é possível saber o nível de bateria restante no dispositivo sem a necessidade de utilizar um segundo aparelho. Ao pressionar rapidamente o botão de força, uma voz informará – em inglês – o nível exato de carga e os LEDs acenderão indicando uma cor para cada nível: verde para boa, amarelo para médio e vermelho para bateria fraca.

Qualidade do som
Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sem sombra de dúvida, um dos pontos altos do G733. O modelo traz um som bastante balanceado, com médios, graves e agudos dosados na medida certa. A reprodução é precisa, sem frequências sobrepostas, e os drivers de 40 mm entregam uma qualidade excelente, com bastante impulso e potência.

Para o cenário competitivo esse equilíbrio pode fazer muita diferença. Apesar de a ausência de graves poder tirar um pouco da emoção da gameplay, a não sobreposição das frequências pode permitir aos jogadores ouvirem todos os detalhes com bastante definição, permitindo distinguir passos em meio a disparos ou explosões, por exemplo.

Outro fator que pode ajudar nesse ponto é a presença do recurso de simulação do surround 7.1. Através dele torna-se possível distinguir mais facilmente a origem e a profundidade de uma fonte de som. Porém, por questões de compatibilidade, esse recurso é praticamente exclusivo aos computadores, uma vez que é preciso usar o Logitech G Hub para ativar a simulação.

Para quem não participa de competições e pretende adquirir o modelo apenas para aproveitar suas músicas preferidas e participar de jogatinas casuais no computador, um ponto positivo: além da possibilidade de usar o surround 7.1, é possível equalizar o som do headset da maneira que preferir, destacando graves, médios e agudos.

Isolamento

Apesar de não contar com nenhuma tecnologia ativa de isolamento de ruídos externos no que tange a reprodução de áudio, as almofadas garantem uma breve sensação de isolamento, como se estivéssemos abaixando um pouco o volume dos barulhos externos.; funcionando como uma barreira física.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Com isso, o headset não é capaz de isolar o usuário de sons muito altos vindos de fora das conchas, mas pode, se acompanhado da reprodução de uma música ou gameplay, ser suficiente para abafar sons do cotidiano, como uma ambulância passando em uma rua distante ou uma conversa acontecendo no cômodo vizinho. Nada de surpreendente por aqui.

Microfone

Aqui, uma fórmula que já vimos em modelos da concorrência. O microfone do periférico vem desconectado, podendo ser plugado através de uma porta de 3.5 mm apenas no momento do uso.

Construído em um material relativamente flexível, o anexo possui acabamento quase que completamente em plástico fosco, mas tem a ponta lisa. Quando conectado, pode ser desativado tanto através do software, quanto através de um botão de fácil acesso localizado atrás da concha esquerda. Infelizmente, não há nenhum LED que informe ao usuário que o microfone se encontra ligado ou desligado.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sobre a qualidade de gravação, uma grata surpresa. Mesmo sem nenhum tipo de equalização ou recurso extra ativado, a qualidade de gravação é excelente. É possível escutar a voz de forma clara, com ótima definição.

No entanto, achamos que um recurso para monitoração da voz em tempo real poderia ser algo muito bem-vindo, já que muitas vezes nos encontramos na situação de ter que regular o volume de captação antes de uma gameplay ou reunião de trabalho.

Confira a qualidade de gravação dando play no áudio abaixo. O som foi gravado diretamente no Gravador de voz do Windows com o volume de captação do sistema definido em 50.

O G733 se estende um pouco mais nos recursos de captação. Em conjunto com o Logitech G Hub, além da equalização da voz, é possível ativar filtros BLUE VO!CE para gravação. O recurso, que é feito em parceria com a famosa marca de microfones BLUE, permite aumentar a clareza de captação, removendo ruídos, e até mesmo aplicar alguns filtros, deixando a voz diferente.

Confira a qualidade de gravação com o recurso ativado dando play no áudio abaixo. O som foi gravado diretamente no Gravador de voz do Windows com o volume de captação do sistema definido em 50 e dentro dos ajustes padrão do BLUE VO!CE.

Vale a pena
Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sem nenhuma dúvida, o Logitech G733 é uma opção extremamente competente frente a concorrência, sendo uma excelente opção para jogadores e usuários casuais que pretendem passar várias horas utilizando um headset; uma vez que é um dos fones mais confortáveis que já passaram por aqui.

Além do conforto e da boa bateria, os recursos de personalização de reprodução e gravação através do software da companhia somam positivamente ao conjunto do periférico, fora que a qualidade desses elementos, por si só, também é excelente. No entanto, a parte de conectividade é algo que pode desagradar.

Por conta da escolha do uso do adaptador USB para transmissão e recepção do sinal, a portabilidade e a compatibilidade do periférico são elementos que podem decepcionar. Em primeiro lugar, temos a limitação pela necessidade de um dispositivo com entrada USB Tipo-A, em segundo, temos a limitação pela compatibilidade do sistema do dispositivo com o próprio fone – como acontece com o Xbox Series S, X e Xbox One, que não são compatíveis.

Logo, sob esse aspecto, pode soar incongruente os pouco mais de R$ 1.100 cobrados pelo modelo em algumas lojas nacionais do varejo. No entanto, para aqueles que não se veem nessas situações limitantes e estão à procura de um fone de boa qualidade para consumir conteúdo ou jogar enquanto estão conectados a um computador ou Playstation, o G733 pode ser considerado uma boa opção.

Se esse é o seu caso, ou se você achou que os pontos fortes do modelo sobrepuseram os mais fracos, basta conferir os melhores preços para o periférico nos cards abaixo. 😉


2

Comentários

Logitech G733: som, microfone e conforto excelentes, mas conectividade limitada | Análise
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa