LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TJ-SP condena Apple a pagar multa para usuário do iCloud após erro durante backup

09 de julho de 2021 2

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Apple a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil para um cliente do serviço de armazenamento em nuvem iCloud após um erro no backup da plataforma.

A ação foi solicitada pelo advogado Fernando Rosenthal, que alegou ter perdido todas as conversas no WhatsApp devido a um erro durante a restauração do sistema do seu iPhone.

A primeira instância da Justiça de São Paulo determinou o pagamento da multa e que a Apple entregasse o backup do WhatsApp, já que o advogado é cliente de um plano pago do iCloud. A empresa recorreu ao TJ-SP, mas, por unanimidade, a sentença foi mantida.

A corte seguiu o entendimento da 31ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao considerar que cabe ao fornecedor a restituição dos arquivos eletrônicos armazenados pelo cliente em serviços de nuvem.


O relator da ação, desembargador Paulo Ayrosa, afastou a tese da Apple de que não teria acesso ao conteúdo das mensagens, e de que não haveria provas de que o backup do WhatsApp tenha sido feito pelo autor antes da restauração do iPhone.

"Não há comprovação nos autos de culpa exclusiva do autor pelos fatos narrados na inicial, como pretende fazer crer a ré. Mesmo que esperada alguma diligência do autor, configurando o aparelho para a realização de backups, a ré foi contratada para prestar os serviços de armazenamento e no momento em que solicitados os dados pelo autor, não os recebeu, caracterizando a falha na prestação dos serviços", afirmou.

De acordo com o magistrado, os documentos presentes nos autos do processo evidenciam a contratação do serviço de armazenamento de dados e o que se busca é exclusivamente a recuperação dos arquivos no dia, hora e volume indicados no pedido.

Com relação aos danos morais, o relator disse que a falha na prestação dos serviços, com a privação de acesso aos arquivos do iCloud, ofende os direitos de personalidade do autor da ação.

E você, concorda com a decisão do tribunal? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


2

Comentários

TJ-SP condena Apple a pagar multa para usuário do iCloud após erro durante backup
  • Na verdade é o único problema que tenho, restaurar o ios com todos os dados é uma coisa, agora restaurar o iPhone com WhatsApp? Um parto!!! Acreditem para quem tem muitos dados sempre se perde conversas corrompe vídeos e fotos. Uma coisa exclusiva do WhatsApp! Tenho 120GB ou mais de msg do WhatsApp.

    Uso plano de 1TB para dar conta do restante.

    Uma rotina que pode levar semanas para resolver com muitos contratempos e falhas diversas

      • Caraio, de onde você tirou tanto GB nesse backup? Tem certeza que você precisa mesmo de todas essas conversas?

        Meu backup tem quase 3GB e eu já tô achando muito.

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista