LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: pesquisa aponta que CoronaVac é menos eficaz contra a variante Gama

09 de julho de 2021 20

Pesquisadores da Universidade de Campinas realizaram uma pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (9), que indicou uma menor eficácia da vacina contra Covid-19 CoronaVac no combate à variante Gama, conhecida também como P1, detectada pela primeira vez no Estado de Manaus, no Brasil.

O estudo foi publicado no The Lancet Microbe e consistiu em expor a variante Gama e uma cepa anterior do vírus a anticorpos no plasma sanguíneo de 53 pessoas vacinadas com a CoronaVac e 21 indivíduos que haviam sido previamente infectados.

Entre os vacinados com o imunizante, 18 receberam apenas a primeira dose, 20 indivíduos haviam recebido a segunda dose recentemente e outras 15 pessoas foram imunizadas em agosto do ano passado durante o ensaio clínico da Sinovac.

Os resultados mostraram que a variante Gama conseguiu “escapar” dos anticorpos de quase todos os participantes que receberam apenas uma dose ou que haviam sido imunizados em 2020.

Já os anticorpos de quem recebeu a segunda dose recentemente mostraram-se eficazes contra a variante, mas em proporções bem mais baixas em comparação com as cepas anteriores do vírus.

A importância da 2° dose

O levantamento reforçou a importância da aplicação da segunda dose das vacinas para fortalecer o combate contra o novo coronavírus. No entanto, mais testes serão necessários, já que a amostra limitou-se a participantes com menos de 60 anos e com baixo risco.

Por fim, o estudo apontou ainda que o volume de anticorpos produzidos por indivíduos já infectados teria que ser nove vezes maior para prevenir infecções pela Gama em comparação com o combate contra a doença da cepa anterior. Ou seja, o risco de reinfecção entre imunizados e os já infectados anteriormente é mais que real.

E você, já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


20

Comentários

Covid-19: pesquisa aponta que CoronaVac é menos eficaz contra a variante Gama
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista