LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Efeitos adversos causados pela vacina da Janssen são raros e imunizante é seguro, garante Anvisa

16 de julho de 2021 14

A vacina da Janssen ganhou destaque por ser a única disponível no Brasil que só requer apenas uma dose para uma imunização completa contra o Covid-19. Entretanto, órgãos reguladores de alguns países, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mudaram a bula do imunizante recentemente depois da descoberta de dois efeitos adversos.

A primeira reação foi alertada pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Segundo os estudos, existe um risco baixo da vacina causar o distúrbio neurológico conhecido como síndrome de Guillain-Barré.

Os sintomas incluem formigamento e geralmente começam cerca de três semanas após a vacinação. O quadro pode evoluir para uma fraqueza progressiva dos membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. Em casos graves, pode ocorrer insuficiência respiratória.

A maior parte dos pacientes da síndrome de Guillain-Barré se recupera bem. Contudo, podem haver sequelas nos anos seguintes após a recuperação em cerca de 30% dos casos. A taxa de mortalidade da doença é estimada entre 5% e 10%.

Extravasamento capilar

Nesta semana, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já havia informado sobre o desenvolvimento de uma possível síndrome de extravasamento capilar que pode ter sido causado pelo imunizante da Janssen.

Foram relatados três casos de pessoas que sofreram da síndrome em todo o mundo após a vacinação. O extravasamento capilar é uma condição rara, que causa vazamento de fluido em vasos sanguíneos.


Isso pode causar inchaços no corpo, baixa pressão arterial e ainda levar a níveis de baixos níveis de albumina no sangue. Esse quadro pode levar o paciente a morte. A relação entre a vacina da Janssen e a síndrome de extravasamento capilar ainda é estudada pelos cientistas.

“As pessoas que foram vacinadas com plataforma adenoviral, como os imunizantes citados acima, devem procurar assistência médica imediata se sentirem inchaço rápido nos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes à vacinação. Estes sintomas estão frequentemente associados à sensação de desmaio (devido à pressão arterial baixa)”, explicou a Anvisa.

A vacina é segura?

Vale destacar que todas as reações são extremamente raras e os casos relatados são considerados isolados pelas autoridades sanitárias. Outro ponto importante é que todas as agências regulatórias, inclusive a Anvisa, consideram o imunizante seguro e sua aplicação segue normalmente.

A única mudança feita pela Anvisa foi a adição das potenciais reações colaterais na bula do produto. Até o fim de junho, foram aplicadas mais de 18 milhões de doses do imunizante da Janssen. Para efeito de comparação, apenas três pessoas desse total apresentaram indícios de extravasamento capilar.

Você já foi imunizado contra o novo coronavírus? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


14

Comentários

Efeitos adversos causados pela vacina da Janssen são raros e imunizante é seguro, garante Anvisa
  • Tomei a vacina no dia 19.07 às 10h, passei o dia bem. A noite tive algumas reações de calafrio, dor no braço e um pouco de dor de cabeça. Porém acordei super bem e até o momento nada mais aconteceu. E que assim seja !

      • Enquanto isso, a Sputnik teve adesão dessa mesma agência para ser distribuída em território brasileiro somente em caráter EXCEPCIONAL.

          • Com a aval da Anvisa de centenas, senão, milhares de agrotóxicos, proibidos na Europa e outras partes do mundo, não é de se espantar.

              • Tomei a Janssen dia 07/07 as 8h da manhã. Senti um pouco de cansaço, náuseas e muito frio por volta das 13h e uma leve dor de cabeça. A noite fui para minha aula de Crossfit, mesmo com todos os sintomas. Dia seguinte após vacina estava com enxaqueca, no entanto fui treinar novamente, e logo apos o treino não senti mais absolutamente nada.

                  • Tomei a Jassen no dia 16/07 as 8:15 da manhã, passei o dia muito bem, ao final da tarde senti uma moleza no corpo e fui dormir. Acordei no dia 17 sem sentir mais nada, peguei a bike e pedalei 50km, hoje dia 18 pedalei mais 25km...Não sinto nem o local da vacina.

                      • Tomei a minha ontem na parte da manhã e senti muitos efeitos colaterais na parte da noite. Dores musculares, febre, tosse , dor de cabeça e aceleramento nos batimentos cardíacos. Antes de tomá-la, orei a Deus e seu que Ele está no controle de tudo. Mesmo sabendo desses efeitos, confio e descanso em Deus pois sei que Ele fará o melhor para mim. Estou tranquila e não vou me preocupar!! O próprio Jesus nos ensinou a não nós preocuparmos com o dia de amanhã!! Que seja sempre feita a vontade do Pai em nossas vidas!!

                        • A unica coisa que não é segura, é ficar sem vacina.

                            • Tomei essa vacina e tive uma febre muito alta.. mas graças a Deus e a medicina estou livre desse vírus mortal.

                              • Anvisa perdeu a moral, autorizou a Covaxin indiana cujo chão de fabrica é tão sujo quanto feira livre de domingo.

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                Android

                                Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020