LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como proteger sua conta Google com a verificação em duas etapas

19 de julho de 2021 0

Se você nos acompanha diariamente, muito provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para quem possui uma conta Google! Aprenda a seguir como proteger sua conta na plataforma da gigante de buscas com a verificação em duas etapas.

Como proteger sua conta Google com a verificação em duas etapas

Presente nos aplicativos das mais diversas finalidades, de finanças a redes sociais, a verificação em duas etapas – ou em dois fatores — é um dos recursos de segurança mais eficientes que podemos ter atrelados a nossas contas, já que é praticamente inviolável por meios exclusivamente digitais.

Uma vez ativado, uma camada extra de segurança é adicionada na proteção dos seus dados, ajudando a manter afastadas as pessoas mal-intencionadas mesmo que elas saibam sua senha, sendo necessário a execução de duas etapas para um novo login.

Será exigido algo que você sabe, que é sua senha, e algo que você tem consigo, que pode ser seu smartphone ou uma chave de segurança, por exemplo. Para as contas Google essa segunda etapa ainda poderá ser uma chave de segurança física, código informado por mensagem de texto ou chamada, ou um código alternativo pré-definido.


É válido ressaltar, no entanto, que caso todos os métodos de verificação sejam perdidos, será necessário comprovar sua identidade através dos métodos exigidos pelo Google durante o processo de recuperação da conta, o que implica que esta poderá ficar bloqueada por até cinco dias ou, na pior das hipóteses, não poderá ser resgatada.

Por conta disso, assim como você acompanhará a seguir, recomendamos que você realize a configuração adequada de um método de backup para a verificação em duas etapas, usando de preferência algo que não precise do seu smartphone – para que não fique sem alternativas caso ele esteja perdido. Além disso, configure um telefone ou e-mail alternativo como forma de comprovar a sua identidade.

Confira a seguir como ativar o recurso para a sua conta.

  • Clique aqui para acessar o painel da sua conta Google. Se necessário, realize o login.
  • Agora, clique na aba Segurança localizada no painel lateral.
  • No novo menu, deslize a tela para baixo e em Como fazer login no Google, clique em Verificação em duas etapas.
    • Certifique-se de ter configurado a seção "Maneiras de verificar sua identidade". Essa configuração será de grande importância caso você perca o método de verificação em duas etapas.

  • Na nova tela, leia as informações e clique em Primeiros Passos.

  • Agora selecione o método desejado para realizar a verificação:
    • SMS ou chamada de voz: você irá receber um código de segurança de seis dígitos por mensagem de texto ou chamada de voz. Basta digitar esse código no momento do login.
    • Por chave de segurança: você precisará conectar um dispositivo USB específico ao dispositivo para acessar a sua conta ou usar o método disponível pelo fabricante da chave. Esse dispositivo necessita ser previamente adquirido.
    • Por solicitação do Google: uma solicitação será enviada ao seu smartphone para que você possa comprovar a sua identidade.
  • Para esse tutorial, manteremos a verificação através do dispositivo.
  • Clique em Continuar.

  • Agora, selecione uma forma de backup para ter acesso a sua conta caso perca o seu smartphone. Essa forma de backup poderá ser tanto através de um número de telefone informado, onde será enviada uma mensagem de texto ou feita uma chamada telefônica, ou através de um conjunto de códigos mestre informados pela plataforma.
    • Dica: caso escolha um número de telefone como backup, não recomendamos usar o número do seu próprio smartphone, já que se ele estiver perdido, você não conseguirá realizar a recuperação mesmo assim. Informe um segundo número próprio ou de alguém muito confiável que não irá mudar de telefone. Definido o número e o método para receber os códigos, clique em Enviar.
  • Para esse tutorial, escolheremos o backup através dos códigos mestre. Clique em Usar outra opção de backup.

  • Caso necessário, insira mais uma vez as suas informações de login.
  • Uma nova tela exibirá os códigos alternativos para que você tenha acesso a sua conta. Eles poderão ser utilizados sempre que você não tiver o smartphone cadastrado junto a você e cada um deles só poderá ser utilizado uma única vez.
  • Anote-os em um lugar seguro ou clique nas opções de impressão e/ou fazer o download.
  • Com tudo anotado, baixado ou impresso, clique em Próxima.

  • Confira as informações exibidas na nova tela e confirme o final da configuração clicando em Ativar. Uma nova tela será exibida a seguir informado que a verificação foi ativada.

Pronto, você configurou a verificação em duas etapas para a sua conta Google! Vale destacar, no entanto, que você só conseguirá realizar o acesso a sua conta — caso tenha configurado a verificação por solicitação do Google — se seu smartphone tiver acesso à internet no momento do login.

Para realizar o acesso quando o smartphone estiver offline, você poderá adicionar outras opções de segunda etapa de verificação: através do app Google Authenticator, por mensagens de texto ou voz, ou através de uma chave de segurança física. Para isso, ainda na tela de confirmação da ativação da verificação em duas etapas, procure pela opção de configuração desses métodos e siga as instruções informadas.

Não recomendamos utilizar os códigos únicos informados pela plataforma como uma forma de login corriqueira, já que cada um deles só poderá ser utilizado uma única vez. Utilize-os apenas se estiver sem acesso ao seu smartphone, em momento de recuperação da conta, por exemplo.

Além disso, para realizar um login mais rápido em determinados dispositivos, após realizar o login em duas etapas, marque o dispositivo como confiável. A segunda etapa não será mais exigida em uma nova tentativa de login.

Caso queira desativar o recurso de forma definitiva, acesse o mesmo menu de Verificação em duas etapas destacado acima e clique no botão de Desativar. Talvez seja necessário inserir as suas informações de login novamente durante o processo.

Google Authenticator

Desenvolvedor: Google LLC

Preço: grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TC Ensina: como proteger sua conta Google com a verificação em duas etapas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista