LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como baixar todos os dados da sua conta Google com o Google Takeout

21 de julho de 2021 0

Quem nos acompanha diariamente já sabe que além de te manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos; esse é o TC Ensina!

Hoje, dando sequência a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para os usuários dos serviços Google! Aprenda a seguir como baixar todas as informações que a gigante de buscas tem sobre você através do Google Takeout!

Como baixar todos os dados da sua conta Google com o Google Takeout

Se você é usuário dos serviços Google, seja YouTube, Calendário, Mapas, Gmail, Drive ou qualquer outro, muito provavelmente tem alimentado a base de dados da gigante de buscas ao longo dos últimos anos com informações que vão desde as pessoas com quem conversou, os aplicativos que baixou — se usa Android com GApps, os lugares que visitou e até os registros feitos com a câmera do smartphone.

Curioso para ter tudo isso em mãos, de uma vez só, ou simplesmente saber tudo (ou quase tudo) o que a companhia sabe sobre você? Desenvolvida pelo próprio Google, o Takeout é uma ferramenta que disponibiliza todos os arquivos e registros das suas atividades para download. Através dele você poderá baixar o seu histórico de pesquisa, ficheiros do drive, registros no calendário e outras centenas de arquivos armazenados nos servidores da empresa.

Confira a seguir como utilizar o recurso.

  • Acesse a página do serviço clicando aqui. Se necessário, realize o login com sua conta Google.
  • Agora, sob a categoria Selecionar dados a serem incluídos, selecione as informações dos serviços que deseja incluir no backup.

  • Com os serviços selecionados, deslize a tela para baixo e clique na opção Próxima etapa.

  • Na nova etapa, em Método de envio, escolha como desejará receber o arquivo.
    • Por padrão, um link para download será enviado para o Gmail da conta Google.
  • Em Frequência, opte pela regularidade que serão feitos os downloads.
    • Para baixar tudo de uma só vez, opte pela opção Exportar uma vez. Caso opte pela exportação programada, um novo arquivo será criado com os dados selecionados a cada dois meses durante um ano. O primeiro arquivo, com um apanhado geral, será criado imediatamente.
  • Em Tipo e tamanho do arquivo, opte pelo formato e pelo tamanho máximo que o arquivo terá.
    • O Takeout dividirá o seu backup total em vários arquivos do tamanho que você indicar; algo proveitoso para quem tem uma conexão instável e não conseguiria baixar mais de 10 GB, por exemplo, sem ter uma desconexão.

  • Com tudo configurado, clique em Criar exportação. O progresso da exportação começará a ser exibido.

Pronto, você aprendeu como realizar o download das suas informações no Google! É válido ressaltar que o download realizado não apaga as informações baixadas, funcionando apenas como uma cópia do que está armazenado nos servidores da empresa, servindo como um verdadeiro backup.

Além disso, os dados baixados refletem o seu histórico de informações até o momento da solicitação do download, não incluindo nada realizado posteriormente (mesmo que exista um atraso entre o momento da solicitação e a disponibilização do link).

A depender da quantidade de dados exportados, pode ser que algumas horas se passem até que você receba os arquivos finais da exportação. O Google Takeouts pode ser usado por quantas vezes você desejar, mas o arquivo gerado só ficará disponível para download por no máximo 7 dias, podendo ser baixado até 5 vezes. De qualquer forma, se seu arquivo expirar, basta pedir que seja gerado um novo.


0

Comentários

TC Ensina: como baixar todos os dados da sua conta Google com o Google Takeout
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista