LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA conserta Hubble e telescópio já captura novas imagens inéditas de galáxias próximas

21 de julho de 2021 0

31 anos na órbita baixa da terra, o telescópio Hubble da NASA já registrou fenômenos previstos por Einstein e captuou belíssimas imagens do espaço. Há cerca de um mês o observatório espacial parou de funcionar e foram empenhados diversos esforços da agência espacial norte-americana para reparar os danos.

O Hubble seguiu offline por vários dias depois da primeira falha, mesmo com as contínuas tentativas da NASA de reativar o computador de carga do telescópio. Mas finalmente a operação de conserto foi bem sucedida, e sem a necessidade de enviar astronautas até o observatório.

A equipe de controle do Hubble conseguiu fazer uma manobra arriscada de substituição do computador de carga para um reserva que estava a bordo. O conserto foi realizado há poucos dias, na última sexta-feira (16). E já no sábado (17), o telescópio estava novamente capturando imagens inéditas de galáxias próximas.

Os registros de duas galáxias espirais incomuns estavam em primeiro lugar na — atrasada por conta dos problemas de funcionamento — lista de afazeres do Hubble.

A identificada ARP-MADORE2115-273 — na esquerda — é um par de galáxias interativas no hemisfério sul, uma configuração raramente observada. Já a ARP-MADORE0002-503 — à direita — é outra rara galáxia espiral que possui três “braços espirais”.

Segundo a NASA, o Hubble também capturou imagens de aglomerados de estrelas globulares e auroras em Júpiter. Enquanto o telescópio de mais de trinta anos da agência retoma as atividades, outro observatório está sendo preparado e deve ser mais poderoso. O James Webb Telescope é o maior telescópio do mundo, e terá como missão descobrir as origens do Universo.

Você se interessa por ciência e tecnologia espacial? O que achou dessas novas descobertas do Hubble?


0

Comentários

NASA conserta Hubble e telescópio já captura novas imagens inéditas de galáxias próximas
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020