LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas descobrem proteína que pode ser a chave para combater todos os tipos de câncer

21 de julho de 2021 9

Apesar da pandemia por coronavírus, o câncer ainda é uma das doenças mais agressivas a afetar os seres humanos. Um dos avanços mais recentes inclui testes de uma vacina que está se apontando bons resultados em combater o melanoma. Hoje outra descoberta feita por cientistas do Lunenfeld-Tanenbaum Research Institute aponta um fator comum entre todos os tipos de câncer.

A descoberta foi feita pelos cientistas Joel Pearson e Rod Bremner, que dividiram as células de câncer em dois grupos de acordo com a presença ou ausência da proteína Yes-associated (YAP) ativada. A ideia foi encontrar um elemento comum entre todos os tipos por meio da classificação.

A YAP é uma proteína importante na formação de tumores malignos e os cientistas notaram que o fato dela estar presente ou não causa efeitos diferenciados em medicamentos utilizados para combater o câncer.

Não é apenas o fato do YAP estar desligado ou ligado, mas existem efeitos opostos a favor ou anti-câncer em ambos os contextos. Assim, os cânceres com YAP precisam dessa proteína para crescer e sobreviver. Em contraste, os cânceres sem proteína YAP param de crescer quando ligamos a YAP.

Joel Pearson e Rod Bremner. Imagem: Eurekalert

Os cientistas ainda explicam que a maioria dos cânceres com YAP desativada são altamente letais, mas essa diferença pode ser utilizada como uma vulnerabilidade que pode ser explorada para combater a doença.

Apesar disso, cânceres de próstata e pulmão ainda podem contornar o tratamento desativando ou ativando a YAP, dessa forma mais estudos para utilizar a YAP para combater o câncer ainda são necessários.

Pearson ainda disse:

Uma vez que os cânceres mudem de estados para evitar a terapia, ter maneiras de contornar o estado de YAP pode se tornar uma abordagem geral para impedir que esse câncer mude de tipo para resistir aos tratamentos medicamentosos.

A esperança agora é utilizar estes estados de YAP para tornar medicamentos mais eficazes e até mesmo tratar diferentes tipos de câncer de forma ainda mais segura por meios terapêuticos. Atualmente o método ainda não é empregado em pacientes, pois mais pesquisas são necessárias até que um medicamento ou tratamento seja consolidado pelos médicos.


9

Comentários

Cientistas descobrem proteína que pode ser a chave para combater todos os tipos de câncer
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020