LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet via satélite da Starlink é mais rápida e supera concorrentes, indica Speedtest

04 de agosto de 2021 8

Uma pesquisa realizada recentemente pela empresa Ookla comparou o desempenho de diversas operadoras de internet via satélite com o serviço oferecido pela Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, e que pretende levar o acesso à Internet para vários países — incluindo o Brasil.

Uma das operadoras comparadas foi a Viasat, que também disponibiliza serviços de internet via satélite e está presente em diversas regiões.

Os resultados indicam que a internet da operadora Viasat apresentou uma velocidade média de download de 60,3 Mbps, ficando um pouco atrás da média nacional, que foi de 61,4 Mbps, valores bem próximos e que garantem uma boa navegabilidade nas redes sociais ou web.

Quanto ao upload o desempenho cai significativamente, disponibilizando velocidade 1,05 Mbps contra 28,8 Mbps da média de internet fixa. A performance ruim também se manteve no quesito da latência, em que a Viasat teve um enorme atraso de 613 ms, resultado bem maior do que a média de 7 ms das demais operadoras.


A Starlink, por sua vez, utiliza uma rede de satélites que são capazes de disponibilizarem um melhor desempenho sobre os concorrentes, tanto na velocidade de download quanto upload, apresentando uma velocidade média de 97,23 Mbps e 19,89 Mbps, respectivamente.

A melhor performance pode estar relacionada com a altitude dos satélites da empresa, que estão localizados a uma altitude de aproximadamente 1.200 km contra 35.000 km dos concorrentes, fator que contribui para um aumento na velocidade e menor latência, sendo de apenas 45 ms contra os 14 ms da banda larga fixa.

Desempenho da Starlink. (Foto: Reprodução).

De modo geral, os resultados apresentados se aproximam do que encontramos na internet banda larga fixa, embora a performance possa variar de acordo com a operadora escolhida, principalmente quanto ao upload e à latência.

Você utiliza internet via satélite? Como é o desempenho da sua internet? Conta pra gente, comente!


8

Comentários

Internet via satélite da Starlink é mais rápida e supera concorrentes, indica Speedtest
  • Tem a Visanet

      • A questão é que muitas regiões vão se acomodar com isso e deixar de oferecer o máxima velocidade que só a fibra pode proporcionar.

          • Tem localidade onde a fibra não entra, por várias questões, aqui no Amazonas onde eu moro na nossa comunidade apenas tem 4 anos energia elétrica, pois as leis ambientais sempre embargaram abrir ramal para passar os fios. Imagina esse tipo de Internet, se viesse pelo menos a que vem pelo fio telefônico seria bom. Pois usava em Manaus 15 megas e era muito boa. Aqui nem sinal de telefone pega direito, pois não tem torre do lado esquerdo do Rio negro, o sinal vem de uma outra comunidade onde tem mais desenvolvimento na estrada AM070.

            • Por enquanto ta muito cara%uD83D%uDE15%uD83D%uDE15%uD83D%uDE15

                • Aqui no Amazonas pagam 230 pela highesnet que não presta. Se tiver uma melhor que essa a população aqui dos confins da floresta pagam. Nós pagamos 3 anos esse valor. Paramos por que pega sinal 4g da claro agora aqui na junta residência na beira do Rio Negro.

                • Difundindo e tendo exito em grande parte do mundo essa starlink vai revolucionar diversos setores de dados,nuvem e ate e sports com essa latencia

                    • Interessante !!

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Especiais

                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas