LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: 31% dos municípios do Brasil não registraram óbitos por Covid-19 em julho

11 de agosto de 2021 3

A vacinação contra o coronavírus está dando cada vez mais resultados no Brasil. Pelo menos é o que apontam as estatísticas fornecidas pelo G1 em parceria com o pesquisador Wesley Cota da Universidade Federal de Viçosa. Os dados dizem que 31% dos municípios brasileiros não registraram mortes em julho, o maior índice percentual nos últimos 5 meses.

Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2021, 2.202 cidades não registraram óbitos por coronavírus e, em julho, este valor foi de 1.750, o que representa um aumento de 35% em relação às 1.293 cidades que não relataram mortes pela pandemia em junho.

É interessante dizer que a maior parte dessas 1.750 cidades são pequenas: 71% delas têm menos de 10 mil habitantes e a maior delas é Coari, no Amazonas, com 85.910 habitantes.

Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comentou este número dizendo:

Sobre as razões para esse aumento no número de cidades sem mortes, é uma ótima notícia. É efeito direto da vacinação. Até porque a gente não adotou outras medidas de restrição de circulação do vírus.

Abaixo você pode conferir o gráfico providenciado pelo G1:

Imagem: G1/Guilherme Gomes

É interessante mencionar que a maior parte das cidades sem óbitos registrados no último mês é das regiões Norte e Nordeste. Onde 38% (172) municípios da região Norte não registraram mortes, na região Nordeste foram 37% (670) cidades sem óbitos.

Partindo para uma visão mais ampla, 63% (3.483) dos municípios do Brasil já registram queda na média de mortes por coronavírus em julho em comparação com o mês anterior.

Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), justificou a queda da média da seguinte forma:

Na verdade, a gente sabe que o número de óbitos está associado ao número da casos, proporcionalmente. O número de casos vai depender do tamanho da população. A tendência é que as cidades menores tenham uma queda mais importante porque proporcionalmente tem menos população exposta.

O infectologista ainda afirma que o avanço da aplicação da segunda dose da vacina também representa um importante fator nestes números. Afinal muitas cidades pequenas já estão vacinando maiores de 18 anos e a população reduzida também ajuda a reduzir a exposição ao vírus.

Por fim, vale dizer que a situação se inverte em cidades grandes, onde a vacinação avança lentamente principalmente na segunda dose e a variante Delta continua se espalhando, principalmente no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. Atualmente, uma das cidades com a vacinação mais acelerada é São Paulo, que inclusive antecipou a aplicação em maiores de 18 anos.


3

Comentários

Coronavírus: 31% dos municípios do Brasil não registraram óbitos por Covid-19 em julho
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas