LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: é possível morrer mesmo após tomar a segunda dose da vacina? | Detetive TC

12 de agosto de 2021 41

Conforme a vacinação contra o novo coronavírus avança no Brasil, novas desinformações correm nas redes sociais e colocam em cheque a eficácia dos imunizantes na contenção da pandemia.

Outros fatos, como a morte do ator Tarcísio Meira – que já tinha tomado duas doses da vacina –, acabam por ser explorados como desculpa por negacionistas para questionar a importância da imunização.

No entanto, desde que as vacinas começaram a ser desenvolvidas, independente da tecnologia, a ciência sempre deixou claro que não significa estar completamente protegido. O Detetive TC explica em detalhes os motivos:

Vacina não protege 100%

Um dos principais pontos que devem ser destacados é que nenhuma vacina testada no mundo oferece proteção de 100%. As vacinas servem para estimular o sistema imunológico a criar anticorpos contra determinado vírus ou bactérias, mas é impossível criar uma barreira nas células ou no corpo humano que possam evitar uma contaminação.

Desta forma, a principal função da vacina consiste em impedir formas mais graves da doença, algo que todas possuem resultados muito altos. Contudo, vários fatores podem influenciar em uma diminuição na eficácia ou um favorecimento para o avanço da doença.

Entre eles, está a imunossenescência, a qual se trata de alterações na imunidade do indivíduo devido ao envelhecimento. Neste caso, a pessoa com idade mais avançada pode ter mais dificuldade de criar defesas contra a doença. Sem contar que, a depender da carga viral obtida, independente da idade, o vírus poderá agir e se multiplicar mais rápido do que a ação do corpo humano.

Além disso, ainda não se sabe por quanto tempo duram os anticorpos gerados pelas atuais vacinas. Muitos imunizantes já consolidados na sociedade necessitam que os indivíduos os tomem por mais de uma vez ao longo da vida, para gerar uma proteção concreta. Outros, como os da gripe, precisam de aplicação anual, pois as defesas não se mantêm por muito tempo.

Mesmo sem os 100% de proteção, dados do Info Tracker, da USP e Unesp, mostraram que apenas 3% dos óbitos por Covid-19 no Brasil, entre janeiro e julho de 2021, foram de indivíduos com esquema vacinal completo.

Imunidade não vem da noite para o dia

Outro erro que pode levar ao adoecimento ou ao óbito é acreditar que a imunidade viria de imediato, a partir do momento em que a vacina é aplicada. Esse pensamento equivocado leva muitas pessoas a terem um nível maior de exposição, sem tomar os devidos cuidados, com a ilusão de que já estão protegidas.

No entanto, a tendência é que a eficácia maior dos imunizantes de duas doses comece apenas cerca de duas semanas após a segunda aplicação, quando são formados os chamados anticorpos neutralizantes.

Vacinação em massa é necessária

Para que a eficiência da vacinação aconteça na prática, é de fundamental importância que haja uma imunização em massa na população. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na última semana, metade das cidades brasileiras já imuniza pessoas abaixo de 30 anos.

Como consequência desse avanço, houve diminuição no número de casos em mais de 40% das localidades, com 60% delas sem registros de mortes. Isso já demonstra a eficiência na vida real do aumento de pessoas com doses tomadas.

Outro exemplo aconteceu com a cidade de Serrana (SP), que foi estudada pelo Instituto Butantan para aplicação em massa da CoronaVac. Após a segunda fosse, os casos tiveram queda de 80%; as internações haviam despencado em 80%; e as mortes caíram 95%. Isso também exemplifica como a vacina criada pelo laboratório em parceria com a chinesa Sinovac funciona para conter a pandemia.

Variantes e manutenção dos cuidados

Um motivo para a dificuldade de conter a pandemia e também atuante na redução da eficácia das vacinas é o surgimento de variantes. As novas cepas do coronavírus, como é o caso da Delta, a depender de onde surgiu a mutação, conseguem driblar os anticorpos gerados pelos imunizantes.

Elas ainda podem ter um aumento na velocidade de disseminação dentro da célula humana, o que faz o sistema imunológico não dar conta de conter o avanço da doença ainda em seu estágio inicial.

Este é mais um motivo que se faz necessária a manutenção dos cuidados não farmacológicos para proteção pessoal, tais quais o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos com álcool em gel.

Qual é a sua avaliação sobre as desinformações que correm sobre as vacinas? Comente conosco!


41

Comentários

Coronavírus: é possível morrer mesmo após tomar a segunda dose da vacina? | Detetive TC
  • . . . . . . . . . . . . .. . . . . . %uD83E%uDD8E . . . .
    . . . . . . . . . . . . .

      • Todas as vacinas tem chance de morrer de covid19. Mas comprovadamente por diversos estudos a Coronavac (que eu tomei) é a menos eficiente de todas. No caso da variante Delta a proteção com duas doses de Coronavac é muito pequena e a da Pzifer também é reduzida mas ainda alcança 60%.

          • 42% da pfizer

            • "O primeiro estudo, que teve a participação de mais de 50 mil pacientes, mostra que a eficácia da vacina da Moderna caiu de 86% no início do ano para 76% em julho %u2013 período em que a variante delta já era predominante. No mesmo intervalo, a eficácia da vacina da Pfizer caiu de 76% para 42%."

              • É sim!
                Teve um cara do bairro que a minha irmã mora, que já tinha tomado as duas doses da vacina, ai mataram ele. Ele morreu mesmo já tendo sido imunizado.%uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFF

                  • Nao, nao...vc fica imortal depois da segunda dose..kkkkkkk. pqp... Concerte o titulo ai extagiario.

                      • Reclamem isso com Doria e o Butantan, eles que soltaram nota, na epoca que foi revelada a eficacia baixa da Coronavac, que a vacina apesar de tudo garantia 100%contra os casos graves.

                        • Eu conheço 6 pessoas que tomaram Coronavac e morreram de Covid.

                          Sabe quanto tempo levou pra alguém que eu conhecia sequer ter pego? Muito tempo.

                            • Então você toma vacina para prevenir a covid e morre por causa da covid?!
                              Algo de errado não está certo.

                              • A pandemia de desinformação está aí. Basta ver os comentários desses jumentos sobre a coronavac abaixo

                                  • Segundo o Doria a Coronachina tem 100% de eficácia ou seja, nenhuma chance de óbito! #pas

                                    • Segundo o joão dória , a coronavac tem zero chance de morrer ,bom, nao é isso que está acontecendo em diversos países pelo mundo , milhares de pessoas que já tomaram a segunda dose da coronavac estão voltando a serem contaminadas e internadas ,casos graves ! e isso que aconteceu com o ator Tarcísio meira nao é um caso isolado ! está realmente acontecendo ! se eu pudesse escolher vacina ,escolheria as melhores vacinas para proteger a minha familia , fico preocupado com a minha avó que foi a unica que tomou a coronavac e corre o risco de acontecer o mesmo com ela , por inrresponsabilidade de joão dória , que quis favorecer os empressários chineses , a compra dessa vacina foi troca de favores , nao foi pensando no bem da populacão , essa vacina já tem eficácia baixa em casos normais , agora imagine com as variantes que são mais perigosas ? , falam que só é se previnir com distanciamento social e mascará que resolve , mas ai te pergunto , por que essas pessoas estão sendo contaminadas ? até mesmo o joão dória que se diz ser responsável, usar máscara e distanciamento social foi novamente contaminado , ainda tem doente da cabeça que diz que a coronavac protege contra todas váriantes , nem mesmo os chinaminions acreditam no que dizem ! .

                                      Android

                                      Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Especiais

                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas