21 Setembro 2021
Atualização (30/08/2021) por LL
O Google Pixel 5a foi anunciado na metade deste mês e já está sendo comercializado. O dispositivo chegou com várias especificações similares ao bem sucedido predecessor Pixel 4a 5G, como o Snapdragon 765G, 6 GB da RAM e mesmas câmeras, mas se destacou pela conectividade 5G, classificação IP67, bateria 20% melhor (4.680 mAh) e uma tela maior.
No entanto, o Pixel 5a já apresentou um grande problema: superaquecimento durante a gravação de vídeos, uma situação que não se restringiu a altas qualidades como 4K a 60fps.
Usuários relataram a impossibilidade de passar dos 2 minutos de gravação em 1080p em 30fps, com o celular parando a tarefa e solicitando o fechamento do aplicativo de Câmera. Outros afirmaram estar enfrentando dificuldades com o touchscreen da parte inferior do display.
O Google confirmou agora que está investigando esses problemas. No caso do touchscreen, o erro aparentemente é solucionado quando o celular está no modo seguro e, portanto, deve ser algo que a empresa pode resolver com uma atualização de software. Já os problemas de superaquecimento supostamente estão ligados ao aplicativo de Câmera.
Você já teve problemas com superaquecimento? O que achou do novo Pixel 5a?
Texto original (19/08/2021)
Esquentou! Pixel 5a superaquece durante a gravação de vídeos em várias qualidades
De fato, tarefas como gravar um vídeo em 4K e 60 FPS é uma tarefa que demanda dos smartphones, mesmo os mais recentes, mas a expectativa do consumidor é que, ao ter esse recurso, seu celular aguente o tranco com certa tranquilidade. Não parece ser o caso, porém, do novo Pixel 5a — anunciado recentemente pelo Google.
Não só não aguenta como, conforme registrou o revisor técnico TechOdyssey (@AdamJMatlock) no Twitter, leva poucos minutos para superaquecer e pedir que o usuário feche a câmera e deixe o dispositivo esfriar para continuar usando. O problema é que outros usuários têm detectado o mesmo problema também ao gravar em 30 FPS e até ao optar pela qualidade mais comum, em 1080p.
Yup. Tested it myself on my Pixel 5a, 70 degrees inside in the A/C and on 4K @ 60 FPS it just takes a matter of minutes to overheat. This is terrible… pic.twitter.com/Pde8GcL6KU
— TechOdyssey | #TechRejects (@AdamJMatlock) August 18, 2021
Outro usuário ainda comentou na mesma thread que chegou no mesmo superaquecimento com apenas 2 minutos de gravação, o que torna o uso desse recurso do aparelho muito limitado.
Relatos também trazem esse mesmo problema no Pixel 5, mas ele demora mais para superaquecer, na média dos 11 minutos. Pelo visto, entre tantas tecnologias, o Google se esqueceu de aprimorar a dissipação de calor para que o conjunto da obra funcionasse corretamente.
E você, já teve problemas com superaquecimento de seus dispositivos? Conte pra gente!
Comentários