LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: cientistas brasileiros testam tratamento com estímulos elétricos

21 de agosto de 2021 3

Mais um método de tratamento contra a Covid-19 tem sido testado pela ciência. Pesquisadores brasileiros da Universidade Harvard – nos Estados Unidos – e da Universidade Nove de Julho (Uninove) – em São Paulo – começaram um estudo piloto com estímulos elétricos em casos graves da doença.

Os cientistas vão tentar entender se essa prática não invasiva do nervo vago – estrutura do sistema nervoso – é capaz de trazer benefícios aos pacientes que possuem quadros mais severos da contaminação pelo coronavírus.

Imagem: Reprodução

De acordo com o professor de reabilitação da Faculdade de Medicina de Harvard, Felipe Fregni, o sistema nervoso central possui a capacidade de controlar inflamações no nosso organismo. A intenção é que esses estímulos nele tragam uma ação para reduzir esse avanço da doença.

“Sabemos que o sistema nervoso central tem um papel importante no controle da inflamação, que é um dos fatores por trás dos casos mais graves da Covid-19. Queremos então buscar uma resposta anti-inflamatória.”


Felipe Fregni

Professor de reabilitação da Faculdade de Medicina de Harvard

Já a fisioterapeuta especializada em neurologia e professora da Uninove, Fernanda Ishida Corrêa, destaca a segurança desse tratamento em relação a efeitos colaterais, além do baixo custo do equipamento para a compra. O nervo fica situado em locais mais difíceis de se estimular no corpo, mas ele se torna mais acessível em um ponto na orelha.

“A estimulação do nervo vago tem sido estudada como um possível tratamento seguro e com poucos efeitos colaterais para várias enfermidades.”


Fernanda Ishida Corrêa

Fisioterapeuta e professora da Uninove

Por enquanto, são 18 pacientes internados com Covid-19 no hospital que estão submetidos ao tratamento. Eles foram divididos em dois grupos para comparação de quem recebe ou não os estímulos elétricos.

As últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus podem ser feitas na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso está disponível por meio deste link. Acompanhe ainda os dados atualizados do Brasil e do mundo no Relatório Diário da Covid-19.

O que você achou da novidade em experimentos por cientistas brasileiros contra a doença causada pelo SARS-CoV-2? Participe conosco!


3

Comentários

Coronavírus: cientistas brasileiros testam tratamento com estímulos elétricos
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas