LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como escolher quais pastas do Google Drive sincronizarão com seu computador

24 de agosto de 2021 0

Se você nos acompanha em ritmo diário, provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos, aplicativos e serviços.

Hoje, dando seguimento a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do Google Drive! Aprenda a seguir como utilizar a sincronização seletiva do serviço de armazenamento na nuvem, escolhendo quais pastas deseja sincronizar localmente!

Como usar a sincronização seletiva do Google Drive

Se você é usuário do Google Drive e possui um bom plano de assinatura na plataforma ou simplesmente tem pouco espaço de armazenamento local, dispondo apenas de um SSD de 128 GB, por exemplo, ter todo o conteúdo da nuvem sincronizado no seu computador pode ser um verdadeiro problema, te deixando praticamente sem espaço para seus aplicativos.

Para essas e outras situações, utilizar a sincronização seletiva do serviço pode ser uma excelente opção. O recurso permite ao usuário escolher quais pastas ou arquivos deverão ter uma cópia sincronizada com o dispositivo, mantendo o que for desnecessário para o momento apenas na nuvem.

Confira a seguir como utilizar o recurso.

  • Com o Google Drive instalado no seu computador, clique sobre o ícone do serviço localizado na barra de tarefas do seu sistema operacional.
  • Agora, clique sobre o ícone de três pontos localizado na barra superior da pequena janela e selecione a opção Preferências.

  • Na nova janela, clique na opção Google Drive localizada no menu lateral.
  • Marque a caixa da opção Sincronizar apenas estas pastas.

  • Desmarque a opção Selecionar tudo e selecione apenas as pastas que deseja sincronizar.
  • Clique sobre as setas localizadas ao lado das pastas para navegar pela árvore de ficheiros e selecione apenas as pastas internas que deseja sincronizar.
  • Com o conteúdo desejado selecionado, clique em OK.

Pronto, você aprendeu como usar a sincronização seletiva do Google Drive! Agora, caso queira reverter a dessincronização, basta repetir os passos descritos acima marcando as pastas que devem ser sincronizadas com o armazenamento local novamente.

É válido ressaltar que dessincronizar uma pasta não é o equivalente a apagá-la do serviço. Uma cópia da pasta e dos arquivos internos a ela será mantida na nuvem, ficando ausente apenas do armazenamento do dispositivo, liberando espaço localmente.

Ao desmarcar uma pasta compartilhada, esta, junto as suas subpastas, não serão mais sincronizadas com o seu computador – assim como qualquer outra. No entanto, você permanece como um membro dessa pasta, podendo inclusive acessar todo o seu conteúdo através do site da plataforma. Os outros membros do ficheiro não serão afetados por sua decisão.

Google Drive

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis - oferece compras no aplicativo

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TC Ensina: como escolher quais pastas do Google Drive sincronizarão com seu computador
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista